Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

com fotos!

Tutorial: Aprenda o passo a passo para fazer uma maquiagem clássica no natal

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Antes e depois

Antes e depois

Faltam menos de vinte dias para o natal, e já é hora de começar a pensar no look para a noite especial. Seja para “ficar na sala” ou sair para a balada depois da meia noite, vale a pena investir no visual em uma das noites mais importantes do ano. Por isso, o Olhar Conceito, em parceria com o maquiador Syd Rodrigues, preparou um tutorial de maquiagem.

Leia mais:
Depois de deixar carreira de bancário e trabalhar escondido dos pais, cuiabano faz sucesso como maquiador

Segundo Syd, a boa escolha para o natal é de uma maquiagem clássica, com olho não tão escuro (o que seria indicado para a balada). “Tons pro marrom, e a boca mais vermelha, pra deixar mais saudável”, explica o maquiador.

Veja os passos:

1 –
O primeiro passo é limpar a pele. Para acalmar a cútis, Syd passa água termal, seguida de hidratante. Segundo o maquiador, o hidratante pode ser usado em pele oleosa, mista ou seca. “Sempre tem que passar hidratante!”.

Quem tem a pele mais oleosa também tem a opção de passar um creme oil free, extamente para reter a oleosidade. É passado depois do hidratante.

 



2 – Corretivo para melhor fixação da sombra. Pode ser usado ou corretivo ou o primer de olhos. Syd ensina a fazer primeiro os olhos, e só depois a pele, para evitar que o pózinho da sombra caia e seja preciso limpar a pele novamente.

*Dica: Produtos hipoalergênicos: Só são usados em situações muito específicas (quando a pessoa não consegue usar o normal), porque tem uma durabilidade menor. “Os produtos são minerais, então a durabilidade é muito pequena. Em três horas a cliente não vê mais maquiagem”, explica Syd. Normalmente, a maquiagem chega a durar 16 horas.

3 – Selar o corretivo (nos olhos) com um pouco de pó translúcido.



4 – Passar a sombra marrom no canto externo dos olhos. Nessa maquiagem será usada a técnica do ‘Degradê’: começar com a sombra escura no canto externo dos olhos e clarear o canto interno. “É indicado para olhos médios. Dá profundidade no canto externo e luminosidade no canto interno”, explica Syd.



“Eu sempre começo pelo canto externo dos olhos, porque é onde quero que a cor fique mais em evidência”, explica. O maquiador ainda indica subir com a cor somente até a metade dos olhos, para dar abertura maior na iluminação do canto interno. Se entrar com a sombra escura até o canto interno, fecha o olhar. O que, segundo ele, é mais indicado para uma balada.

*Dica: Técnica do degradê –> não fica legal em olhos grandes, porque os evidencia.

*Dica: Existem técnicas mais elaboradas, como a ‘pálpebra luz’, com luz no meio dos olhos, que demoram mais. A pálpebra luz existe pra dar uma ilusão de iluminação no centro do olho. É indicada para quem tem olhos pequenos. “Se você não quer chamar atenção para a boca ou o formato do rosto, pode usar essa iluminação e deixar o foco no olho”, explica Syd.

*Mito: “Olho escuro e boca escura não pode”. Syd explica: “Hoje em dia pode tudo. Se é uma cliente ousada, ela vai me pedir olho escuro e boca escura. Não existe mais essa regra”.



5 – Delinear toda a extensão da pálpebra com delineador preto.



6 – Cílios. Os cílios são a cereja do bolo. Segundo Syd, eles deixam a maquiagem mais harmônica, e o olhar mais fatal. Só não sãi indicados em pessoas mais velhas e crianças, pois elas piscam muito e os cílios postiços começam a incomodar. O maquiador utiliza cílios da Indonésia, que são bem próximos ao pelo humano.



7 – Passar água micelar para tirar o que caiu de sombra abaixo dos olhos.

8 – Passar para a pele. A escolha as base é feita com seu tom de pele do colo, pois o rosto normalmente é mais claro que o resto do corpo. Não tem que ser um tom a mais nem a menos. Mesma coisa com o corretivo. “Se você quer disfarças olheiras, é preciso usar corretivo colorido. Peles morenas, corretivo vermelho. Peles brancas, corretivo laranja”, explica Syd. Depois disso, passa-se o corretivo da cor da sua pele por cima do colorido.

Neste caso foi feita uma cobertura média com a base, ou seja, que cobre as imperfeições e, por isso, não foi preciso passar corretivo. “Não é regra que em toda maquiagem tem que usar base, corretivo e pó. Corretivo só se usa quando se está com olheira ou bolsinhas”.



9 – Espalhar a base com esponja, e não esquecer de passar a base também no pescoço. A esponja também ajuda a preencher os poros abertos e homogeneizar a pele.

*Dica: Se tiver poros dilatados, o que ajuda a esconder é o primer, que preenche e disfarça os poros.

*Dica na hora de comprar base: NC, na maquiagem, é puxado para o tom amarelado. NW é para pele rosada.

*Marcas: Syd indica ‘Ateliê Paris’, ‘Mac’ e a nacional Tracta (produtos HD e com alta durabilidade). O maquiador explica que, às vezes, as marcas famosas como ‘Dior’ não são indicadas para as brasileiras. “Às vezes é uma pele muito oleosa e não fica legal. Os produtos internacionais tem silicone na composição, e esse silicone com a pele brasileira, que normalmente é oleosa, não fica legal”.

*Peles secas: usar base com mais silicone na composição. E é preciso hidratá-la bastante.



10 – Fazer o contorno. Usa-se uma base marrom escura cremosa, líquida, ou até mesmo pó, para dar profundidade na maçã do rosto e disfarçar a grossura do nariz. Depois usa-se a esponja para esmufaçar. (O contorno pode ser usado em qualquer parte do rosto que se deseja disfarçar).

*Dica: O contorno é feito para disfarçar o tamanho da testa, o maxilar grande, queixo pontudo, nariz. Tudo que eu quero esconder, eu coloco escuro. Tudo que quero evidenciar jogo o claro.



11 – Pó translúcido para selar tudo o que se passou de molhado. Sempre é preciso passar pó, se não o rosto fica ‘molhado’. Syd prefere o translúcido ao pó compacto porque, com este, o resultado fica mais leve, menos grosseiro.

*Dica: Pele seca deve evitar muito pó na zona T (testa e queixo), para não ficar ‘craqueado’. Pele oleosa: Mais pó na zona T.

*Dica: O pó translúcido branco pode ser utilizado para qualquer tom de pele branca (amarelada, rosada ou mais morena). Para peles negras, usa-se o pó translúcido amarelo.



12 – Blush: Vai da escolha da pessoa. Pode ser rosa, marrom, tons de laranja ou vermelho. Para a pele branca, é melhor usar os tons de rosa. Para pele mais bronzeada, os tons de laranja e bronze. E para peles negras, os tons de vermelho e cobreado.

13 – Iluminador. Deve-se passar abaixo dos olhos, nas têmporas, no centro do queixo, no meio do nariz, nos lábios (para dar volume a lábios pequenos) e também abaixo da sobrancelha para dar abertura maior aos olhos. “Ele tira o efeito opaco da sombra e dá um diferencial à maquiagem”, explica Syd.

*Dica: Nas maquiagens de senhoras -> Evitar brilho, porque ele evidencia o que a cliente não quer que evidencie, como as rugas. Usar produtos opacos, evitar até a parte da iluminação, usar batons mates (seco, fosco e com maior durabilidade no lábio).



14 – Sobrancelha: Pode-se usar lápis universal (cinza), sombra marrom opaca ou gel de sobrancelha para pigmentar o que está imperfeito. “A cor vai de acordo com seu gosto. Funciona para preencher o que está faltando. Na sua [da foto], a extensão está ótima, o que falta mesmo é dentro dela", comenta Syd.

*Dica: Usar mioxidina (manipulada em farmácia e colocada em uma caneta) para crescer os pelos da sobrancelha, se necessário.

15 – Passar rímel para unir os cílios postiços aos naturais.



16 – Passar sombra marrom dentro dos olhos (parte inferior) para dar profundidade e evidenciá-los.



17 – Batom. O usado foi um rosa queimado da Mac. Como foi feita a parte da iluminação no centro da boca, não foi preciso passar o lápis por fora.

Para boca grande: Se quiser disfarçar a boca grande tem que usar batom escuro. Pois tudo que quer esconder, escurece.
Para boca pequena: Passar batom claro, que evidencia a boca, e um gloss por cima. Lápis por fora do desenho da boca também funciona (da cor do batom).



18 – Fixador (específico para maquiagem) por cima de tudo.



Quem quiser que Syd faça a maquiagem no dia do natal, pode entrar em contato com o Studio 278. No dia 24, ele atende a partir das 8h da manhã até as 16h da tarde (a última cliente fica pronta ás 17h). Segundo o maquiador, mesmo quem está no primeiro horário continua com a maquiagem inteira à noite. “Não existe produto específico para fixar a maquiagem, o que realmente fixa é o modo de preparação e de aplicação dos produtos”, explica.

Serviço

O Studio 278 fica na Galeria Jardins, Av. Galeria Ramiro de Noronha,278 - Jardim Cuiabá
Telefone: (65) 3023-4978
Veja também o INSTAGRAM de Syd.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet