Olhar Conceito

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

14 anos de espera

Única de sua espécie em reserva no Sul do país, onça mato-grossense é esperança de filhotes

Foto: Da Assessoria

Única de sua espécie em reserva no Sul do país, onça mato-grossense é esperança de filhotes
Recém chegada no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) em Itaipu, a onça-pintada Nena, procedente da divisa de Mato Grosso e Goiás, é a esperança do programa de reprodução da unidade de conservação. Se os encontros com o Valente, o macho de sua espécie derem certo, o resultado serão filhotes únicos do casal de espécie da Bacia do Rio Paraná.

Leia mais:
Deputados propõe delegacia virtual e penalização para maus tratos com animais, além de hospitais públicos

Depois de 14 anos, o programa de reprodução de onças-pintadas do Refúgio de Itaipu tem randes esperanças de sucesso com o casal que está se ‘conhecendo’: Nena, uma onça-preta fêmea, onça-pintada macho Valente, antigo morador do Zoológico Roberto Ribas Lange, no RBV.

A fêmea foi doada à unidade de conservação pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada (GO) há cerca de um mês. Valente, que capturado em uma fazenda no Mato Grosso do Sul, na divisa com São Paulo, está com nove anos de idade e a recém-chegada tem três.

A paquera anda devagar, com apenas três encontros até o momento, já que Nena precisa de iniciação gradativa no recinto, para se acostumar com o novo parceiro. Embora uma seja preta e outra pintada, a diferença é só uma questão de pigmentação de cor em função da quantidade de melanina. Elas são da mesma espécie (Panthera onca).

Se der certo a aproximação, a expectativa é de que, em menos de um ano, o refúgio ganhe os primeiros filhotes do único casal da espécie da Bacia do Rio Paraná mantido em cativeiro, em todo o Brasil. A maioria dos casais atualmente em cativeiro tem como origem a Amazônia.

Como o cio das onças ocorre de seis a 14 dias, em um ciclo de 37 dias, há esperança é que o casal se uma em breve, visto que em pouco mais de dez dias, Nena estaria pronta para o acasalamento. Segundo o tratador Delcy Alves de Oliveira, que há 22 anos trabalha na unidade de conservação, “se os animais tivessem sido colocados juntos já naquela ocasião, ia dar liga”.

O médico veterinário Wanderlei de Moraes, responsável pelo programa de reprodução das onças-pintadas na Itaipu, explica que é preciso seguir o protocolo. “Depois dessa aproximação, vamos esperar agora que ela entre novamente no cio e, com o cruzamento, torcer para que entre no período de gestação. Se isso ocorrer, o casal será novamente separado até o nascimento dos filhotes”, diz.

Nena é a sexta onça recebida pela Itaipu. Primeiro veio Juma, em 2002, depois Tonhão, Valente, Teka (também conhecida como Beyonça) e agora, além de Nena, também uma onça macho, que chegou junto da onça-preta e tem a mesma idade que ela. Esta onça macho é pintada e não ficará exposta ao público. Estrela do Refúgio desde quando havia chegado ao local, Juma morreu no começo deste ano. Tonhão e Teka foram conduzidos para outros zoológicos.

“A expectativa maior em relação à reprodução agora com esse novo casal se justifica porque, nas tentativas anteriores, primeiro com Juma e Tonhão e depois com Juma e Valente, a fêmea estava fora da janela de procriação, ou seja, com idade avançada para se reproduzir”, explica Wanderlei de Moraes. Além da novidade do possível nascimento de filhotes geneticamente puros de onças-pintadas da Bacia do Rio Paraná, o ganho para a natureza é imensurável, já que a única reserva hoje de grande porte no Sul do País que abriga a espécie é o Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina, na região de Foz do Iguaçu.

Refúgio

O Refúgio Biológico Bela Vista está Instalado em uma área de 1.908 hectares na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 380 animais. O local é aberto à visitação, além de ser um centro de pesquisa.

Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo. A visita pode ser feita de terça-feira a domingo, em seis horários: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia.

Mais informações e reservas para visitar o Refúgio Biológico Bela Vista e outros atrativos de Itaipu podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.br ou pelos telefones 0800 645 4645 e +55 45 3529-2892.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet