Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

anhangá

Vencedor do Prêmio MT de literatura lança livro adaptando lenda indígena à ficção

Foto: Reprodução

Na foto: Os editores Elaine Caniato e Ramon Carlini, a doutora em educação Cristina Campos e o escritor Alexandre Tarelow (sentado)

Na foto: Os editores Elaine Caniato e Ramon Carlini, a doutora em educação Cristina Campos e o escritor Alexandre Tarelow (sentado)

A atuação de Anhangá, um velho espírito protetor dos animais, na floresta é tema do segundo romance de Alexandre Tarelow, escritor de Araputanga (354km de Cuiabá) e um dos dez vencedores do Prêmio Mato Grosso de Literatura.

Leia mais:
CD digital de coletânea com textos de poetas mato-grossenses é disponibilizado gratuitamente
Primeiro livro de contos de Marta Cocco tem mulheres como narradoras e foco principal

Este é o segundo livro do escritor, e será publicado pela Carlini e Caniato, mesma editora da obra ‘Kuatrin’, de 2009. Segundo Tarelow, ‘Anhangá’ conta uma lenda tupi: “O livro trata-se da transformação de lendas de nossa terra em livros de ficção. Os nativos de terras tupiniquins passavam e passam suas lendas oralmente. Devido a isto, são curtas. Eu peguei algumas destas histórias e transformei em um romance de ficção”, contou Tarelow.

Para realizar este feito, Alexandre ficou quatro anos estudando o tema. Sua ideia de escrever a partir de uma lenda indígena surgiu depois que ele observou que muitos Best-sellers internacionais eram inspirados em obras dos irmãos Grimm: “Estas obras são de altíssimo valor literário, mas pecam por não serem originais. Vendo que esta nossa parte folclórica estava um tanto quanto esquecida, decidi me aventurar. Hoje tento resgatar o interesse das pessoas em nossas lendas”, disse.

O livro será lançado em abril, junto aos outros premiados, na cerimônia oficial promovida pela Secretaria de Estado de Cultura. Estarão presentes, além dos dez escritores premiados, o governador do Estado, Pedro Taques, e o secretário de cultura, Leandro Carvalho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet