Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Chef Paulo Vitor

bastidores e cultura gastronômica

Wagyu: a melhor carne do mundo

Foto: Reprodução

Wagyu: a melhor carne do mundo
Hoje o mercado é composto por uma grande variedade de carnes nobres, os criadores buscam aprimorar cada vez mais o tratamento bovino e trazer até o consumidor um produto de extrema qualidade. A raça Wagyu é de origem japonesa, o animal recebe um tratamento especial para garantir o marmoreio da carne, que é essencial para manter total suculência, sabor e maciez. O gado é tratado com ração especial, recebe sessões de massagens de drenagem, além de ter sua pelagem borrifada com saquê e ainda contar com a cerveja como parte de sua alimentação, que segundo os japoneses o consumo da cerveja aliada às massagens favorece a marmorização da carne. Todo esse processo de cuidado é justificado pelos criadores e veterinários experientes nesta raça como importantes para garantir os cortes com a melhor qualidade já vista no mundo todo, e conseqüentemente isso tudo tem custos bastante elevados, há clientes no Brasil que estão dispostos a pagar cerca de R$550 no quilo da picanha de Wagyu para saborear a carne bovina mais nobre que se possa existir.

A genética do Wagyu é diferente de um bovino comum, ela possui a capacidade cinco vezes maior de infiltrar gordura sobre a fibra da carne, basicamente esse é o segredo, quando preparada ao fogo, as gorduras derretem e se combinam com o sabor da carne, o que confere suculência, maciez e sabor especial.

O marmoreio é medido através de um aparelho de ultrassom em uma escala de 1 a 12 as peças com pontuação entre 8 e 12 são as mais caras. O Wagyu criado no Brasil é tratado também de forma bastante criteriosa, porém existem pequenas mudanças no processo de criação devido ao nosso clima e alimentação, ainda assim a carne do Wagyu criado no Brasil consegue atingir 8 graus de marmoreio, uma média considerada muito boa.

Hoje nosso país já conta com empreendimentos que se especializaram em vender somente carnes especiais, e vem ganhando destaque no mercado. Além de restaurantes que contam com Wagyu em pratos para atender os apreciadores de carne Premium.

Na preparação o ideal para se obter o melhor resultado de sabor é selar a carne com pouco sal, não adicionar molhos ou temperos fortes, para não haver interferências no sabor e enfim se render ao prazer de uma perfeita experiência gastronômica.

Abraços a todos e até a próxima semana.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet