Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

inscrições abertas

Workshop promove discussão sobre o dia do índio, sua importância e como discuti-lo na escola

Foto: Reprodução / Ilustração

Workshop promove discussão sobre o dia do índio, sua importância e como discuti-lo na escola
O dia 19 de abril é lembrado como o “dia do índio”. Para além das pinturas no rosto e as músicas cantadas na escola, você sabe o que isso significa?

Leia mais:
Prefeitura de Várzea Grande realiza evento do Dia da Mulher na Conferência Nossa Senhora do Carmo
'Ele sempre esteve certo' retrata amor entre índio e mulher branca e tem Cuiabá como pano de fundo

Pensando na falta de informação, principalmente dos educadores, a prof. Dra. Naine Terena desenvolveu o Workshop “Universo indígena: o que podemos utilizar enquanto educadores?”, que acontece na próxima segunda-feira (15) e já tem as inscrições abertas.

Desde 2008, é obrigatório que as escolas públicas e particulares realizem comemorações e relembrem a existência dos povos indígenas, realizando atividades culturais para os alunos. A lei 11.645/08 determinou a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena.

Para dar suporte aos professores e para que eles consigam cumprir este dever, Naine, que é doutora em educação, mestre em Artes e graduada em comunicação social, e que se dedica à etnomídia e estudos da presença de tecnologias entre povos indígenas, desenvolveu o curso a partir de conversas que tem com educadores no decorrer dos anos.

A aula acontece no dia 15, das 13h30 às 17h30, no Espaço Magnólia, e as inscrições custam R$40. "Muito além de comemorar, a data deve ser um ponto de reflexão e de formação de consciência", explica a doutora.

Para ela, quando a escola propõe uma apresentação sobre o outro de forma neutra, os alunos podem pensar e formar opiniões sem estereótipos e respeitar a diferença. "É preciso oportunizar às crianças, formas de ver o outro de uma maneira menos julgadora", ressalta.

Para isso, Naine vai apresentar a data comemorativa e explicar os principais erros que os educadores cometem em sala de aula, além de mostrar atividades práticas, como danças e pinturas, que podem ser realizadas. “O importante é lembrar que não existem índios. São povos indígenas e inclusive, em Mato Grosso, são mais de 40 etnias diferentes. Isso é um fato muito importante, também por que, muitos membros dessas etnias estão vindo estudar na cidade e consequentemente seus filhos que vem junto, irão frequentar uma escola urbana. Nesse sentido, o professor precisa também, estar preparado para receber estes alunos”, finaliza Naine.

As pré-inscrições para o workshop podem ser feitas pelo LINK. São apenas 15 vagas disponíveis. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet