Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Música

Ícone caipira 'Rio de Lágrimas' faz 45 anos e ganha novas versões

Ícone caipira 'Rio de Lágrimas' faz 45 anos e ganha novas versões
A canção “Rio de Lágrimas”, do famoso refrão "o Riiio de Piracicaba", completa 45 anos em 2015. Conhecida nos quatro cantos do Brasil e interpretada por ícones do sertanejo de raiz, a música escrita por Lourival dos Santos e com melodia de Tião Carreiro e Piraci tornou famosas as águas que cortam a cidade do interior de São Paulo. Considerada quase um hino em Piracicaba, a obra também é um dos símbolos da cultura caipira, segundo estudiosos da área.

A pedido do G1, músicos da cidade produziram releituras da canção em diferentes estilos. Composta em 1970 e lançada em 1972, a aniversariante ganhou versões de rock, rap, jazz e MPB com toque regionalista (confira os vídeos abaixo).

O jornalista, pesquisador e escritor Romildo Sant´Anna, que escreveu sobre o compositor da canção no livro "A Moda é Viola - Ensaio do Cantar Caipira", fala sobre a importância da canção para a cultura popular. Ele conheceu Lourival dos Santos, pessoalmente, na década de 90. O compositor morreu em Guarulhos (SP) em 1997.

Curioso foi saber que ele era semianalfabeto. Quem escrevia o que ele criava, de cabeça, era a esposa dele, a Jandira", afirmou. Lourival dos Santos tem mais de mil composições. "Sua obra seria suficiente para publicar uma antologia. Ele escrevia compulsivamente e manteve a mesma beleza de Rio de Lágrimas em todas as outras canções. Esses poemas dariam um volume do tamanho da obra de Vinícius de Moraes”, comparou Sant´Anna.

O jornalista Luiz Antonio de Souza, que trabalha com análise de canções, destaca que a letra tem caráter universal e é atemporal, já que trata de amor, "um assunto presente em cerca de 99% das músicas". Ao mesmo tempo, devido à ligação e à dependência das pessoas em relação ao Rio de Piracicaba, a obra ganhou apelo ecológico, "reavivando a preocupação para medidas de recuperação e preservação" do manancial, ainda que sem essa pretensão.

Logo que recebeu a proposta, MC Garnet , de 31 anos, disse que teve um certo estranhamento, a prinícpio, para fazer a releitura dentro do gênero de sua atuação, o hip hop. “Depois, possibilidades musicais e audiovisuais foram surgindo. Foi um processo muito produtivo gravar com todos que participaram”, afirmou.
O Dj Gusta, de 28 anos, que fez o beatbox, reforçou a universidade da canção. “Em qualquer lugar que estejamos, quando somos reconhecidos piracicabanos, primeiro brincam com nosso sotaque e depois, cantam um trecho de Rio de Lágrimas, em uma relação direta com o nosso rio e nossa cidade”, comentou. MC Peqnoh, de 30 anos, disse que, ao participar da releitura, se lembrou do pai e do apreço que ele tinha pela canção Rio de Lágrimas. “Isso me inspirou a escrever os versos”, contou.

Jazz
O instrumentista Otiniel Aleixo, conhecido como Legal, também integrou a releitura em jazz manouche, que contou com a participação de seus dois filhos, Felipe Salvego, de 17 anos, e da cantora mirim Isabella Salvego, de 11 anos, além do músico Eduardo Brasil. “Foi muito gratificante tocar e cantar uma canção que representa Piracicaba e emocionante por estar ao lado de pessoas tão especiais”, disse.

Rock
Os integrantes do trio "punk rock caipira" Mazzaropi Contra o Crime avaliam que a letra de Lourival dos Santos "casou" com o estilo da banda, que busca uma junção da cultura caipira com o peso de um power trio.
"Para nós, foi uma maneira bacana de explicar a nossa música. A gente tem essa veia de misturar o rock com o regional, mas, muitas vezes, é difícil as pessoas perceberem essa química. Com um clássico como Rio de Lágrimas, uma música bastante conhecida, é mais fácil de as pessoas entenderem a nossa proposta", finalizou.
Veja a letra completa de "Rio de Lágrimas":
"O rio de Piracicaba
Vai jogar água pra fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Mas quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Lá no bairro onde eu moro
Só existe uma nascente
A nascente é dos meus olhos
Já formou água corrente
Pertinho da minha casa
Já virou uma lagoa
Com lágrimas dos meus olhos
Por causa de uma pessoa
O rio de Piracicaba
Vai jogar água pra fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Mas quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Eu quero apanhar uma rosa
Minha mão já não alcança
Eu choro desesperado
Igualzinho uma criança
Duvido alguém quem não chore
Pela dor de uma saudade
Quero ver quem não chora
Quando ama de verdade
O rio de Piracicaba
Vai jogar água pra fora
Quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Mas quando chegar a água
Dos olhos de alguém que chora
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet