Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

sonho de Taques

Área do 44º Batalhão deve se transformar em Parque Cultural com cinema, museus e áreas para oficinas

Foto: José Medeiros/GCOM MT

Área do 44º Batalhão deve se transformar em Parque Cultural com cinema, museus e áreas para oficinas
O 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado na Avenida Lavapés, deve se transformar em um Parque Cultural com espaço para todas as artes ainda no próximo ano, caso seja aceita uma proposta de permuta feita pelo Governo de Mato Grosso.

Leia mais:
Festival do Japão convida público para ser voluntário no evento em Cuiabá
Organizadores do 'Itaú Cultural' vem a Cuiabá tirar dúvidas sobre o projeto e as inscrições deste ano

Nesta terça-feira (6), o governo elaborou uma carta de intenção com a proposta, que foi assinada pelo governador Pedro Taques, pelo Secretário de Cultura Leandro Carvalho e pelo General José Carlos Graça de Avellar.

De acordo com o Secretário de Comunicação do governo, Jean Campos, em entrevista ao Olhar Conceito, a área é especialmente importante para o governador, que cresceu nos arredores do batalhão, e que este é um sonho antigo dele. Estão sendo estudadas as possibilidades de trazer para dentro do espaço um Museu da Guerra do Paraguai e um Museu dedicado a Rondon, inclusive com os restos mortais do marechal. Além disso, as casas da vila militar seriam transformadas em locais de oficinas (de teatro, capacitação em artes plásticas e outros) e existe a intenção de firmar parceria com algum banco para trazer um cinema de filmes não-comerciais.

A proposta inicial é de que o Batalhão se mude para um imóvel situado na Av. André Maggi, ao lado do Fórum de Cuiabá, de propriedade do Governo de Mato Grosso, com 209.904 m² de área bruta. Caso o Exército Brasileiro concorde com o projeto, será formalizado um protocolo de intenções, possivelmente firmando em cerimônia pública, com o propósito de reunir esforço na elaboração de um plano de trabalho com colaboração mútua entre Governo de Mato Grosso e Exército, que definirão direitos e obrigações sobre o planejamento da proposta.

O governador Pedro Taques ainda se comprometeu a entregar o imóvel escolhido, caso a permuta seja concretizada, com toda estrutura e instalações necessárias para o funcionamento do batalhão dentro dos modernos parâmetros do exército brasileiro.

Taques também afirmou que vai manter a identidade histórica do Batalhão Laguna: “Será uma honra para o governo transformar essa área tão importante para a história do Estado em uma área cultural. Manteremos um espaço com os artefatos e objetos usados pelas forças armadas ao longo dos anos para que a população possa conhecer um pouco mais e reverenciar os feitos importantes que o exército fez para Mato Grosso e Brasil. Será um espaço dedicado, também, para reverenciarmos nossos heróis”.

O secretário de estado de cultura, Leandro Carvalho, afirmou que o objetivo é pensar, junto com urbanistas e arquitetos, na melhor forma de aproveitar o espaço. A área tem “240 mil m²”, muito bem localizada e de fácil acesso: “É uma área tombada, que abriga um patrimônio extraordinário e conta a história de Mato Grosso e do exército. A intenção é preservar estes valores, essa memória e ao mesmo tempo conciliar com um espaço de bem estar, de convivência, de integração com atividades culturais. A proposta feita irá beneficiar todas as partes”.

O General Avellar estuda esta possibilidade: “Está sendo apontado que seria construído um novo batalhão para o 44º, um aquartelamento moderno em um local próximo ao comando da brigada. Se assim for, com instalações a altura da missão constituição do Exército, eu não vejo motivo que isso não aconteça”. A decisão final, no entanto, é do comandante do Exército, assessorado por uma equipe técnica, e o interesse depende de atender a missão constitucional da instituição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet