Imprimir

Notícias / Chef Eliane Carvalho

Chef Eliane Carvalho ensina a fazer bacalhau com espinafre ao forno

Chef Eliane Carvalho

Bacalhau com espinafre ao forno



Rendimento: 04 Porções
Tempo de preparo: 2 horas

Leia mais:
Chef Eliane Carvalho ensina a fazer cupcakes de chocolate para curar a ressaca de carnaval
Chef Eliane Carvalho ensina a fazer bacalhau gratinado com catupiry e purê de batatas

Ingredientes

800 g de lombo de bacalhau sem sal
03 Ovos cozidos
03 Maços de espinafre
02 Colheres (sopa) de cebola picadinha
01 Colher (chá) de manteiga
100g de azeite
Sal
Pimenta
P/ o Béchamel
02 Xícaras (chá) de leite
01 Xícara (chá) de creme de leite
01 Xícara (chá) de Queijo ralado
03 Colheres (sopa) de manteiga
02 Colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal
Noz moscada

Preparo do bacalhau

Cozinhe os ovos.

Desfie o bacalhau em lascas e reserve. Separe as folhas do espinafre e lave bem. Coloque uma panela com água para ferver e só acrescente as folhas do espinafre quando estiver fervendo. Conte até 10, retira as folhas com uma espumadeira e passa imediatamente para uma bacia com água e algumas pedras de gelo para cessar o cozimento. Esprema bem as folhas e deixe escorrendo por uns 15 minutos em um pano de prato. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a cebola picadinha e refogue levemente o espinafre. Coloque um uma peneira e deixe escorrer em uma peneira s/ um prato.

Preparo do bechamel: Cozinhe a farinha de trigo com a manteiga até dourar levemente, reserve na geladeira. Misture o leite e o creme de leite, adicione noz moscada, uma pitada de sal, e leve ao fogo. Acrescente a mistura de farinha+manteiga para engrossar o creme, cozinhe sem parar de mexer. Acerte o sal e bata com batedor até amornar bem.

Montagem: Faça fundo com papel alumínio nos aros e forre com papel manteiga. Unte com azeite e distribua o espinafre no fundo dos aros. Em seguida distribua as lascas de bacalhau temperados com o azeite (100ml), passe os ovos em uma peneira e polvilhe s/ o bacalhau. Distribua o bechamel, polvilhe com o queijo e gratine por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.



O “Bacalhau”

Nem todo mundo gostou de cara do bacalhau. Os franceses do século XVII por exemplo, não viram nele nenhum atrativo. Por isso em 1654, o financista Louis de Béchamel – que investira na pesca do peixe- criou um molho especial para acompanhá-lo. Ganhou assim os paladares e vendeu seus estoques. A histórias além de muitas outras, está no livro “ Bacalhau – A História do Peixe Que Mudou o Mundo (Nova Fronteira, 2000 do jornalista americano Mark Kurlansky.
Imprimir