Imprimir

Notícias / Ícones Cuiabanos

Centenário de Gervásio Leite é comemorado nesta terça no Teatro Universitário

Da Redação - Naiara Leonor

Em comemoração ao centenário do ícone cuiabano Gervásio Leite, uma homenagem será realizada no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nesta terça-feira (21), a partir das 20h, apesar deste domingo (19) ser o dia exato de seu 100º aniversário. No evento com entrada gratuita, sua obra será revivida com diversas apresentações artísticas, visuais, musicais e cênicas inspiradas em sua vasta e instigante produção.

Leia mais:
Final de semana tem Orquestra, Frozen, eletrônico, filmes e muito mais

Pelas múltiplas realizações era muitos em um, entrando para o hall seleto dos que imaginamos ter um dia com mais de 24h. Cuiabano, advogado, jornalista, deputado, escritor, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), fundador do jornal Estado de Mato Grosso, presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, desembargador do Tribunal de Justiça, professor fundador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Títulos sociais que se estendem ainda mais entre familiares e amigos. Gervásio Leite foi muitos em uma vida e certamente nos deixou um grande legado.

Espirituoso e com a mente sempre um passo a frente, Gervásio introduziu, junto com o parceiro e amigo, Rubens de Mendonça, o modernismo em Mato Grosso, criticando o academicismo reinante e propondo novas formas de escrever, ler e estruturar o pensamento. Sintonizado com as necessidades de seu tempo, antecipou a criação de um Estatuto da Criança e do Adolescente, fornecendo-lhe os fundamentos.

Na programação da noite de homenagem, artistas locais organizados pelo Movimento Rota pintam ao vivo, inspirados pelas obras de Gervásio Leite do lado de fora do Teatro. A música dá festa estará nas apresentações musicais do Coral da UFMT e do Trio de Câmara Lorenzo Fernandez, além das performances de Fidel Fiori e a interferência cênica do grupo “Os Crônicos”.

A realização do evento é da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Coral da UFMT, Academia Mato-Grossense de Letras e Movimento Rota. Mais informações na págino do evento no facebook AQUI.
Imprimir