Imprimir

Notícias / Política Cultural

Sereias nadam em mar de garrafas plásticas para alertar para a poluição dos oceanos

Hypeness

O despejo de garrafas e outros produtos feitos de plástico no oceano provoca não só a sujeira daquela uma garrafa boiando no mar – o plástico libera também toxinas que podem afetar a vida marítima, o meio ambiente, a qualidade da água e até do ar. Se você imaginar que um americano médio consome em torno de 167 garrafas por ano, basta ter coragem para fazer a conta e começar a medir a quantidade obscena de plástico que é jogado em nossos mares anualmente.

Foi o fascínio pelas águas e a preocupação com o futuro de nossos mares – e consequentemente, o nosso futuro – que moveu o fotógrafo Benjamin Von Wong a coletar 10 mil garrafas de plástico para realizar seu último ensaio fotográfico, batizado de Mermaids Hate Plastic (Sereias odeiam plástico). O título anuncia o que o ensaio traz: sereias como que se afogando fora d’água, em um mar feito somente de garrafas.

Se alguém aí se perguntou o porquê especificamente do número de 10 mil garrafas no ensaio, a resposta é assombrosa: segundo a média, é essa a quantidade consumida e jogada fora por um americano somente ao alcançar 60 anos.

Se você tem amor pela água – e pela vida – você pode assinar a petição criada pelo fotógrafo em defesa da reciclagem, para assim começarmos a salvar não só as sereias das fotos, mas nós mesmos, na vida real, agora.



© fotos: reprodução
Imprimir