Imprimir

Notícias / Comportamento

Campeão de futebol freestyle foge da crise na Venezuela e se apresenta nas ruas de Cuiabá para ganhar dinheiro

Da Redação - Isabela Mercuri

Há um mês, o venezuelano Anyelo Bravo, 26, encanta os motoristas mais atentos que passam pela esquina da Avenida Filinto Muller com a Avenida Lavapés, no centro de Cuiabá. Fugindo da crise em seu país e buscando novas oportunidades, o campeão nacional de futebol Freestyle mostra seu talento – e junta uns trocados para conseguir competir em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro ainda neste ano.


Anyelo Bravo (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Leia mais:
Inclusão visual para inclusão social: o preconceito e invisibilidade dos haitianos em Cuiabá

Ele veio por terra do norte do país, passando Boa Vista, Manaus e Porto Velho, e parou em Cuiabá. “Eu vim pra cá por dois motivos. Primeiro, por causa da crise no meu país, e segundo, porque quero competir no torneio de futebol Freestyle em junho”, contou, em “portunhol” improvisado, ao Olhar Conceito.

Segundo Anyelo, muitos de seus colegas também foram embora do país natal. “Estava muito difícil, a moeda muito desvalorizada. Um real aqui vale mil bolívars lá”, lamenta. Hoje, com os trocos que ganha no farol, ele consegue se manter em um hotel perto da rodoviária, juntar dinheiro aos poucos para a passagem para Minas, e ainda mandar uma ajuda para sua mãe e seu pai, que continuam na Venezuela.

 
Vídeo de Anyelo na competição nacional da Venezuela

“No início era difícil, porque as pessoas associavam muito com droga, achavam que eu pedia dinheiro pra isso. Mas aos poucos elas entenderam e abriram o sorriso, mudaram a percepção”. Anyelo vai ao sinal todos os dias, de manhã e à tarde. “Além de ganhar o dinheiro, eu também consigo treinar para a competição”.

O Venezuelano enfrenta a barreira da língua para conseguir contatos no Brasil e, por isso, ainda não conseguiu patrocínio de nenhuma empresa. Seu sonho, no entanto, é voltar das competições no sudeste e abrir uma escola de futebol Freestyle em Cuiabá. “Hoje eu trabalho no sinal e, às vezes, faço apresentações em escolas também”.


Anyelo fazendo freestyle na Venezuela (Foto: Arquivo Pessoal)

O futebol Freestyle consiste em fazer acrobacias com a bola usando diferentes partes do corpo, como cabeça, pé, coxa, calcanhares, ombros, nuca e outros. Atualmente, existe uma Confederação Nacional de Futebol Freestyle no Brasil, que organiza e divulga as competições. Conheça AQUI.



Serviço

Para conhecer mais sobre o trabalho de Anyelo, acesse a FAN PAGE ou o canal no YOUTUBE.
Imprimir