Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Nutróloga explica função dos aminoácidos, nutrientes que podem até tratar depressão

Da Redação - Isabela Mercuri

Quando pensam em aumentar o rendimento de treino, muitos atletas – ou até mesmo ‘pessoas comuns’, que frequentam a academia e querem melhores resultados – buscam as proteínas como suplementação alimentar. Outro nutriente, tão essencial quanto ela, no entanto, acaba ficando ‘esquecido’, apesar de trazer diversos benefícios ao corpo: os aminoácidos.

Leia também:
Suplementos: Se usados com acompanhamento, podem ajudar a emagrecer, diz nutróloga

Aminoácidos são nutrientes orgânicos formados basicamente por hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono, que se unem através de ligações peptídicas para formar o DNA e o RNA celular. Existem 20 tipos de aminoácidos e, dentre eles, doze são produzidos pelo corpo humano, os chamados ‘não essenciais’, e os outros oito são ingeridos, os chamados essenciais.

De acordo com a nutróloga Maria Gabriela Coutinho, formada pela Universidade de Cuiabá e Especializada em nutrologia pediátrica e esportiva pela Santa Casa de São Paulo, os aminoácidos são essenciais porque a partir deles que são formadas a proteínas para a reconstrução muscular. “Se a gente só consome proteína e não tem o substrato, que é o aminoácido, a gente não tem recuperação e nem formação das fibras musculares”, explica.

Segundo Gabriela, cada aminoácido tem sua função no corpo. A leocina, por exemplo, ajuda na cicatrização da pele e dos ossos, a Valina na redução do apetite e recuperação do tecido muscular, a Fenilalanina alivia a dor e aumenta os níveis de endorfina adequados para ganho de massa muscular, a lisina, em contato com a argenina (outro aminoácido), aumenta a produção do GH (hormônio de crescimento), a treonina ajuda na produção de colágeno e elastina, e o ácido glutâmico aumenta energia.

Para conseguir todas essas funções, no entanto, o corpo humano precisa consumir de 1,2 a 1,4 gramas (por quilo do corpo) desses nutrientes. “Existem alimentos ricos nesses nutrientes, mas é uma quantidade muito grande para consumir, principalmente para quem treina e precisa de reposição. Por isso é necessária a suplementação”, explica a nutróloga.

Suplementos




Aminolast e HyperAmino têm 18 aminoácidos na composição (Foto: Reprodução / Rogério Florentino)

Existem, no mercado, diversos suplementos formados por aminoácidos. Segundo Gabriela, um dos mais consumidos pelo público, o BCAA, é também o mais simples, formado apenas por um composto de isoleucina, leucina e valina. Nestes suplementos, a quantidade de leucina é sempre maior.

“Todos os BCAAs tem escrito na embalagem ou 2-1-1, ou 4-1-1, ou 8-1-1. Isso é a concentração, ou seja, quanto maior o número, maior é a variação de leucina em relação aos outros dois”.

Por outro lado, outros suplementos mais complexos são formados por dezoito aminoácidos. “Os que eu indico são o Aminolast e HyperAmino, que tem uma quantidade de base destes dezoito tipos”, explica.

Para saber exatamente quais aminoácidos seu paciente precisa, Gabriela pede em sua relação de exames a ‘Cromatografia de Aminoácido Quantitativo’. Neste exame laboratorial, ela consegue identificar qual a quantidade de cada aminoácido presente no sangue da pessoa. 

Exemplo de Cromatografia de Aminoácido Quantitativo


Outras funções

Além de ajudar na hipertrofia e na recuperação muscular, os aminoácidos também tem diversas outras funções e, por isso, outras indicações. Segundo Gabriela Coutinho, o aspartano, por exemplo, é um neurotransmissor bom para memória e concentração. “Ele junto com a glutamina aumenta o QI e diminui a incidência de doenças mentais. Se tem gasto energético cerebral melhor, você também tem resposta corporal melhor”.

A metionina, outro aminoácido, é boa para o cabelo e diminui o colesterol, o triptofano é um antidepressivo natural, e o tirosina é o principal aminoácido de formação dos hormônios tireoidianos. “Quando o paciente tem hipotireoidismo, faz tratamento e sua medicação só aumenta, a gente entra com tirosina pura, e ele começa a responder melhor os níveis metabólicos da tireóide”, comenta a nutróloga.

Gabriela lembra que, apesar de os aminoácidos não terem contraindicação, toda suplementação deve ser feita com acompanhamento de um médico, já que a dosagem errada pode dar sobrecarga nos rins e fígado.

Serviço

Onde encontrar: 

Suplementaria

Av. Isaac Póvoas, N 1160 – Bairro Popular
TEL: (65) 3626-2339
Whatsaap: (65) 99809-9498

Av. Itália Esquina com Rua Palermo, Anexo Atleta Academia
TEL: (65) 3365-6533
Whatsaap: (65) 99809-9498

Rua Amapá N 10, Anexo Academia Movement
TEL: (65) 2129-2472
Whatsaap: (65) 99809-9498

Vendas também pelo site www.suplementaria.com.br
Imprimir