Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

'É preciso acabar com o tabu acerca das doenças mentais', diz presidente do CVV, que palestra hoje em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Expressar os sentimentos, sejam eles “bons” ou “ruins”, é uma forma muito importante de cuidar da própria saúde. É por isso que, na noite desta terça-feira (4), o presidente nacional do CVV, Robert Paris, e o presidente da Associação Mato-Grossense de psiquiatria, Carlos Renato Periotto, vão palestrar sobre o assunto, a partir das 19h30, no colégio Médice.

Leia também:
CVV promove palestra com especialistas em saúde sobre importância em expressar sentimentos

A data foi escolhida porque nesta terça (4) também se comemora o Dia Mundial da Saúde e, em 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu dedicar este dia à depressão. “Desde 1946 a OMS diz que saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social. O que precisamos é quebrar este estigma em relação à saúde da mente”, comentou Robert Paris, em entrevista ao Olhar Conceito.

Para Robert, o principal problema ainda é o tabu que existe em torno da depressão. “Se você está com dor na perna e fala para as pessoas que vai procurar um fisioterapeuta, todo mundo diz: ‘que legal, que bom que está cuidando da sua saúde’. Mas se você fala que vai ao psiquiatra, é criticado”.

Apesar disso, o número de diagnósticos tem aumentado. “Eu acredito que felizmente se tem dado mais atenção ao problema, e por isso os números aumentaram”, disse. “Mas existem duas vertentes do problema. Tem o lado da depressão ser banalizada, e também o da doença em si. Para diferenciar é preciso do trabalho profissional”.

Seja para quem sofre de depressão, ou está precisando somente desabafar, o CVV presta um atendimento há 55 anos e se tornou um canal aberto. “Uma vez eu atendi um rapaz que o filho dele tinha acabado de nascer, e ele não tinha com quem conversar, para externalizar aquela felicidade. Ou seja, qualquer sentimento, se é guardado, faz mal. Ele precisa ser colocado para fora”, explica Robert.

A palestra desta noite tem duração de cerca de uma hora e trinta minutos, é aberta ao público e gratuita. “Todos são bem vindos, aqueles que precisam aprender a falar de seus sentimentos, aqueles que querem ser nossos voluntários de alguma forma, ou qualquer outra pessoa”, finaliza.

O CVV atende pelo número 141 (24 horas), pessoalmente no posto de atendimento ou pelo SITE via chat, skype e email. Em março de 2017 o centro assinou convênio com o Ministério da Saúde para operar o telefone 188 em todo o país, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, já implantado em projeto piloto no Rio Grande do Sul desde setembro de 2015.
 
Serviço

CVV
cvv.org.br
facebook.com/cvv141
Endereço: R. Cmte. Costa, 296 - Centro Sul, Cuiabá 

Palestra

Expressão dos sentimentos como aliada à saúde
Data: 4 de abril de 2017 – terça-feira
Hora: a partir das 19h30
Local: Escola Estadual Presidente Médici - Av. Mato Grosso, 564 - Araes, Cuiabá / MT
Imprimir