Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Associação realiza carreata para conscientizar população sobre a exclusão de crianças autistas

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma carreata realizada pela Associação de Amigos dos Autistas (AMA) acontece no próximo sábado (22), a partir das 7h da manhã, e termina com diversas atividades voltadas às crianças autistas no ginásio poliesportivo Dom Aquino.

Leia também:
Livro de ficção publicado em Cuiabá evidencia história de garoto autista do sertão brasileiro
 
O objetivo do evento é chamar a atenção para a exclusão social que muitas crianças e adolescentes autistas sofrem por ser consideradas ‘sem educação’. Para quebrar o estigma, também, o mês de abril foi nomeado como mês dedicado à conscientização em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou ‘Abril Azul’.
 
Neste sábado a carreata começa às 7h da manhã saindo da Praça Bispo Dom José, no centro de Cuiabá, e segue pela Avenida Getúlio Vargas até o Shopping Goiabeiras. A volta será pela Avenida Isaac Póvoas e pela Avenida 15 de Novembro até o centro poliesportivo Dom Aquino, onde acontecerão as atividades recreativas.
 
“A carreata é uma forma de chamar atenção da população sobre o autismo. Nós precisamos falar desse assunto, para que mais famílias tomem consciência da importância de conhecer as características de uma criança autista e trata-las com o devido respeito”, explica Juliana Fortes, que é mãe de um autista e associada da AMA.
 
De acordo com a assessoria da Associação, dentre as características dos autistas está a introspecção, o apreço pela rotina e a criação de um universo particular, o que pode causar afastamento de outras crianças e até dos membros da família. Por outro lado, elas possuem maior aptidão visual e tem habilidades com artes. “Para as crianças autistas serem inseridas na sociedade só precisam de carinho e atenção. Somente isso”, ressalta Juliana.
 
Serviço

 
Carreata ‘Abril Azul’
Data: Sábado, 22 de abril
Horário de partida: 7h
Local de partida: Praça Bispo
Imprimir