Imprimir

Notícias / Coach Iracema Irigaray

Coach Iracema Irigaray fala sobre Gestão Emocional ou Inteligência Emocional

Iracema Irigaray

Nestas próximas semanas iremos falar sobre Gestão Emocional ou Inteligência Emocional, uma competência extremamente fundamental nos dias de hoje e muito desenvolvida nos atendimentos de coaching. O seu QI te conduz ao seu cargo, mas é a IE que irá mantê-lo lá.

Gracieli Pizatto, coach pelo ICI e parte da diretoria da ICF-MT traz as reflexões desta semana: “A inteligência emocional é dividida em quatro pilares: Autoconsciência, Autogestão, Consciência Social e Gestão dos Relacionamentos. Nesse artigo vou focar na Consciência Social e na Gestão dos Relacionamentos, porém, não é possível se relacionar bem com os outros se não estivermos bem com as nossas emoções.

Portanto, a Autoconsciência, é a base para as demais. A Consciência social consiste em perceber e reconhecer as emoções dos outros. A Gestão dos Relacionamentos consiste em estabelecermos vínculos à longo prazo e relações saudáveis. Pequenas atitudes voltadas para o outro fortalecem a sua imagem e suas relações. Segue quatro dicas para você praticar a Consciência Social e a Gestão dos Relacionamentos no seu trabalho e na sua vida:

1) Observe e reconheça os sentimentos dos outros sem julgamentos. Ter a consciência que as pessoas são diferentes e que isso é saudável é o primeiro passo para que consiga, de forma genuína, perceber o que se passa com as pessoas que te cercam, mesmo que você não concorde com elas.  

2)Pratique a arte de ouvir.Saber ouvir verdadeiramente é uma arte. Conseguir silenciar a sua mente e se concentrar no que o outro está falando é praticar a Presença. Algo muito difícil, mas muito importante para qualquer relação, pois atualmente investimos muito tempo para atividades e pouco tempo para as relações.

3)Comunique-se bem. Seja direto e claro com as pessoas. Sem ser agressivo e sem ser passivo, chamamos isto de comunicação assertiva. Esse estilo de comunicação favorece relações maduras e construtivas. Perceba o que o outro tem de bom e elogie com frequência. Bons líderes reconhecem e reforçam o positivo.

4)Invista nas relações. Tenha um tempo para conversar com as pessoas, fazer contatos, ir a eventos sociais e cultivar as relações mais importantes. Da mesma forma que uma planta não cresce sem cuidado, as relações não florescem sem uma comunicação saudável e permanente. O melhor conceito de sucesso é a quantidade de pessoas que você ajuda a ter sucesso ao longo do caminho. Estamos todos conectados e, quando ajudamos o outro, o bem volta para nós de alguma forma. Cuide de sua carreira contribuindo com algo maior e perceba um propósito significativo no que faz.

Boa sorte e sucesso!



*Iracema Irigaray N Borges, é coach pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado, SP e parte da diretoria de desenvolvimento da ICF- Federação Internacional de Coach, capítulo MT.
Imprimir