Imprimir

Notícias / Olynto Gonçalves

Cirurgião plástico fala sobre o 'facelifting': a sua idade se revela na face

Dr. Olyntho Gonçalves

A cirurgia plástica que tem por finalidade causar, produzir um efeito de rejuvenescimento facial chama-se ritidoplastia, ritidectomia em português ou face lifting em inglês. Existe uma gama de tratamentos que propõem e que visam o rejuvenescimento facial, porém, a cirurgia plástica da face possui um resultado surpreendente e gratificante quando bem indicada.

Leia também:
Cirurgião plástico Olyntho Gonçalves dá dicas de como ficar 'mais jovem e bela'

Há que se atentar para os sinais de envelhecimento facial que muito incomodam as pessoas quando evidenciadas e exteriorizadas pelas alterações que surgem na pele, provocadas pela idade e acentuadas pela exposição solar e principalmente pela queda das estruturas da face, especialmente dos músculos e pele, o que ocasiona o aparecimento ou acentuação dos sulcos naturais do rosto, acúmulos de gordura no pescoço, queixo duplo, perda da definição da linha da mandíbula, queda das sobrancelhas, rugas da testa, excesso de pele das pálpebras superiores e inferior e das bolsas de gordura que estão em volta do globo ocular.

Os sinais de envelhecimento da pele podem ser atenuados pelos tratamentos com cremes, botox, peelingsquímicos, laser, e até tratamentos hormonais com endócrinos voltados pro rejuvenescimento.
Entretanto, a flacidez facial, duplo queixo e perda da linha mandibular só podem ser tratadas e corrigidas através da cirurgia da face (facelifting).

Com a evolução da técnica deste procedimento, noto que cada dia mais está sendo solicitada com idade menos avançada, em torno dos 40 anos ou pouco mais. Esse procedimento possui na atualidade não a intenção de causar um "repuxamento", mas uma devolução dos músculos faciais ao lugar que eles outrora ocupavam. Por isso a cirurgia plástica facial moderna procura a jovialidade natural sem os efeitos artificiais.
Costumo dizer que não existe uma idade pra se realizar essa cirurgia, mas sim uma necessidade pessoal individualizada a cada paciente. É uma cirurgia que pode ser comparada a alta costura, porque ela é "customizada" pra cada pessoa específica de acordo com sua necessidade.



Procure seu cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, discuta com ele as vantagens e benefícios desse procedimento, que tem índice recorde de satisfação. Nada mais prazeroso que estar bem consigo mesma e de paz com seu espelho. Isso permite-nos desempenhar um papel de relacionamento melhor com nossos amigos, filhos, marido, esposa e colegas de trabalho. Resumindo: uma melhora global, completa, tanto no físico como na nossa psique.

*Olyntho Gonçalves - Cirurgião Plástico Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI. Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC.
 
Imprimir