Imprimir

Notícias / Cinema

Grandes nomes da animação nacional vêm a Cuiabá para 'Semana Sesc de Audiovisual'

Da Redação - Isabela Mercuri

Palestras, oficinas, aulas e exibição de filmes compõem a programação da ‘Semana Sesc de Audiovisual’, que começa na próxima terça-feira (20) e segue até o sábado (24). O evento é gratuito e terá encontros para crianças, adultos, estudantes de audiovisual ou somente curiosos.

 A primeira palestra, voltada para crianças, será uma aula animada que, por meio da experimentação, ajuda-as a desenvolver suas histórias de animação. No mesmo dia, vários animadores convidados compõem a mesa ‘Desconstruindo a Animação’, em homenagem aos 100 anos do gênero no Brasil.

O ilustrador e quadrinista brasileiro Eloar Guazzelli será um dos convidados que vai oferecer um minicurso de ‘Direção de Arte para Animação’. As aulas duram quatro dias (20 a 23), e vão ensinar a articular os elementos estruturais do desenho com a direção de arte no cinema e as histórias em quadrinhos. Eloar é mestre em comunicação pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, e dá aulas de ilustração no Istituto Europeo di Design.

Daniel Rabanéa, diretor de cinema formado em audiovisual no Brasil e na Espanha, ministra a palestra ‘Animação em sala de aula’ e outra de ‘Light Painting’, e Arnaldo Galvão, um dos primeiros animadores brasileiros, que já trabalhou no ‘Castelo Rá Tim Bum’ e foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) oferecerá às crianças uma oficina de ‘Roteiro Animado’.

A palestra de encerramento será com o animador, diretor de animação e produtor cinematográfico Joaquim 3 Rios. “Uma vida muito animada” mostra um apanhado da história da animação cinematográfica mundial, mostrando a evolução das técnicas antes da computação gráfica.

No evento haverá, ainda, a exibição de três longa-metragens e uma sessão de curtas. Confira a programação completa da Semana de Audiovisual:

20 e 21/06 das 08h às 11h e das 14h às 17h
AULA ANIMADA - COM GISELLE CARVALHO “GIKA”
O objetivo desta oficina é oferecer um conhecimento técnico básico para as crianças, por meio de pequenas experimentações. Possibilitando assim, que os pequenos desenvolvam suas próprias ideias de animações.
Teatro - Agendamento Escolar - Crianças entre 6 e 9 anos
 
20/06 às 19h
MESA – DESCONSTRUINDO A ANIMAÇÃO 
Questões como o desenvolvimento da área no Brasil, a comemoração dos 100 anos de Animação no país, animação como uma linguagem e as diversas facetas que ela pode ter, não sendo criada apenas para o público infantil, essas e outras questões serão debatidas na mesa “Desconstruindo a Animação” com a presença de vários animadores convidados.
Salão Social – Gratuito - Livre
 
20 a 23/06 das 14h às 18h
DIREÇÃO DE ARTE PARA ANIMAÇÃO - COM ELOAR GUAZZELLI
Articular os elementos estruturais do desenho com a direção de arte no cinema e as histórias em quadrinhos através de um programa que propõe um panorama histórico desta atividade artística e seus elementos constitutivos (tais como a composição da cena, narrativa sequencial, estilo e linguagem, estudos de luz, sombra e cor) com foco na cenografia, concepção de personagens e construção de storyboard.
Gratuito – A partir de 16 anos
 
21/06 às 19h

PALESTRA – ANIMAÇÃO EM SALA DE AULA COM DANIEL RABANÉA
Tendo em vista que a educomunicação e a inserção de diferentes linguagens no ambiente educacional estão presentes nos próprios Parâmetros Curriculares Nacionais a palestra terá por objetivo apresentar e instrumentalizar educadores para a realização de vídeos em animação como uma opção de linguagem dentro da sala de aula.
Salão Social – Gratuito - Livre
 
21 a 24/06 das 18h às 22h

ANIMAÇÃO BÁSICA
A oficina abordará os conceitos básicos de animação por meio de exercícios práticos que buscam o domínio do movimento. Com foco no planejamento, o aluno conhecerá todo o processo de realizar animação, desde a concepção até a sua concretização em imagens animadas, além de como dar vida a desenhos, recortes ou objetos a partir de uma simples ideia para animação.
Gratuito – A partir de 15 anos
 
22/06 – das 8h às 11h e das 13h às 16h 

ROTEIRO ANIMADO, COM ARNALDO GALVÃO
A proposta dessa oficina é primeiro estimular o olhar crítico da criança através do debate sobre os filmes que são apresentados. Mostramos alguns filmes de animação infantis e logo depois convidamos nossos espectadores, agora na função de críticos, para apontar quem são os personagens principais, qual o objetivo deles e quais os obstáculos a realização do objetivo. No segundo momento as crianças são convidadas a criar suas próprias histórias seguindo elementos que observaram na construção de um roteiro: ideia, desenvolvimento e tratamento.
Teatro - Agendamento Escolar - Crianças entre 6 e 9 anos
 
22, 23 e 24/06 das 19h às 22h

CINEMA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL: ROTOSCOPIA - COM SAVIO LEITE
A oficina visa introduzir os alunos ao universo do cinema de animação experimental e à técnica da rotoscopia, que será estudada através de filmes clássicos e raridade do cinema de animação experimental, do acervo do facilitador. Através de aulas práticas e exercícios, os alunos serão estimulados a desenvolver a expressão criativa e autoral, através de experimentos que constituirão um filme, como resultado do curso.
Gratuito – A partir de 16 anos
 
22 e 23/06 das 18h às 22h
LIGHT PAINTING - COM DANIEL RABANÉA
O light painting é uma técnica em que o rastro de luz é capturado por uma câmera regulada para alto tempo de exposição. Qualquer lanterna é suficiente para se produzir uma imagem com tal técnica. As imagens em sequência são então reproduzidas em uma frequência superior a 10 por segundos resultando em uma animação. A oficina tem por objetivo a criação de pequenas animações realizadas em grupo com a técnica de light painting.  
Gratuito – A partir de 16 anos
 
22 e 23/06 das 14h às 17h

TÉCNICAS DE SOMBRA CHINESA - COM WILSON LAZARETTI
A oficina abordará a técnica através do recorte de figuras elaboradas e articuladas em cartão e da filmagem quadro-a-quadro desses recortes. Os grupos criarão um filme de animação autoral e coletivo com duração aproximada de um minuto utilizando a técnica de Sombra Chinesa.
Gratuito – A partir de 18 anos
 
24/06 às 14h

PALESTRA - UMA VIDA MUITO ANIMADA, COM JOAQUIM 3 RIOS
Um apanhado da história da animação cinematográfica nacional, mostrando a evolução técnica nas quatro décadas que precederam o “boom” da computação gráfica, contado através dos altos e baixos da vida de um animador, criador, produtor e diretor do cinema de animação no Brasil. A palestra tem 2h30 de duração e é ilustrada com slides e filmes feitos para cinema e televisão. 
Cinema – Gratuito - Livre
 
EXIBIÇÃO DE FILMES

 
20 a 24/06 às 18h

SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS ANIMA MUNDI, MOSTRA MUMIA 
(Mostra Udigrudi Mundial de Animação), Filmes que Voam, e dos diretores convidados!
Jardim e Cinema – Gratuito - Livre
 
21/06 às 19h
LUZ, ANIMA, AÇÃO (Dir. Eduardo Calvet, documentário, Animação, Brasil, 2014, 1h39min.)
A história da animação brasileira, desde o pioneirismo de Álvaro Marins em O Kaiser, em 1917, até as celebradas obras contemporâneas, como Rio (2011), de Carlos Saldanha. Fazendo um mapeamento em quase um século de produções animadas, e contando com depoimentos de personalidades desta area, o documentário resgata uma série de raras imagens de arquivo, restaurando produções que já pensavam estarem perdidas para sempre. Um retrato de ricas histórias e personagens que fazem parte da cultura brasileira.
Cinema – Gratuito - Livre
 
23/06 às 19h
EXIBIÇÃO:MASTER CLASS: HISTÓRIA ANTES DE UMA HISTÓRIA (Dir. Wilson Lazaretti, Animação, Brasil, 2017, 1h18min.)
Dr. K é um velho senhor que gosta de caminhar bastante, sempre curioso e em busca de novos conhecimentos. À certa altura do caminho, estranhos e misteriosos objetos começam a aparecer em sua estrada. Aos poucos, Dr. K percebe que os objetos na verdade vão ajudá-lo a desvendar um mistério muito maior: as técnicas corretas para criar uma animação.
Com a participação do diretor Wilson Lazaretti.
Cinema – Gratuito - Livre
 
24/06 às 19h
EXIBIÇÃO: ATÉ QUE A SBORNIA NOS SEPARE (Dir. Otto Guerra & Ennio Torresan Jr, Animação, 2014 85min.)
Sbornia é um pequeno país que sempre viveu isolado do resto do mundo, cercado por um grande muro que não permite o contato com os vizinhos. Um dia, no entanto, um acidente leva à queda do muro, e logo os sbornianos começam a descobrir os costumes modernos. Dois músicos locais observam as reações de seus conterrâneos: enquanto alguns adotam rapidamente a cultura estrangeira, outros preferem reafirmar as tradições sbornianas e resistir ao imperialismo.
Cinema – Gratuito – 10 anos
Imprimir