Imprimir

Notícias / Diversão e Lazer

Mais de 70 mil pessoas assistiram à Esquadrilha da Fumaça neste final de semana em MT

Da Redação - Isabela Mercuri

Mais de 70 mil pessoas assistiram aos espetáculos da ‘Esquadrilha da Fumaça’, realizados neste final de semana em Sinop (501 km de Cuiabá), no sábado, e na capital, no domingo.

Leia também:
Esquadrilha da Fumaça faz apresentação de quase uma hora no Parque Tia Nair neste domingo

Na ‘capital do nortão’, a apresentação aconteceu na Avenida Alexandre Ferronato, em frente ao Centro de Eventos Dante de Oliveira, e teve cerca de 50 minutos. Lá, foram cerca de 30 mil expectadores, de acordo com a Guarda Civil Municipal.

"Estamos imensamente felizes com todo esse público prestigiando esse espetáculo que foi uma grande festa. Uma oportunidade para todo o público que está aqui e isso nos dá orgulho e nos emociona. Estamos extremamente felizes, porque tudo ocorreu com tranquilidade e o público compareceu no evento", comemorou a prefeita de Sinop,  Rosana Martinelli (PR).

Quem levou a Esquadrilha para Sinop foi o deputado federal Nilson Leitão (PSDB). "Parabenizar a população de Sinop, a prefeitura em nome da prefeita Rosana, que de pronto organizou toda a estrutura para receber a Esquadrilha da Fumaça. Nós recebemos quase uma intimação da esquadrilha para vir a Mato Grosso, então escolhemos alguns municípios e dentre eles Sinop", afirmou o deputado.

De acordo com a assessoria, ao todo foram sete aeronaves de apresentação e uma de transporte que pousaram no Aeroporto Municipal Presidente João Batista de Figueiredo, com um total de 40 militares, sendo 14 pilotos. Durante o show, foram várias acrobacias em formação e solo.

"Nós executamos por volta de 50 manobras, sendo várias que usam as aeronaves que, às vezes, voam em blocos separados. Dentre as manobras temos uma que é o coração e temos também umas em que a aeronave fica capotando e o público gosta bastante. São várias que mostram tanto o voo em conjunto como a habilidade do piloto no voo isolado", explicou o capitão da Esquadrilha da Fumaça Cleryson Wander.
 
Em Cuiabá, no domingo (23), a mesma apresentação aconteceu no Parque Tia Nair, com cerca de 40 mil expectadores. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o evento não teve custos para o contribuinte. “Foi mais um belo evento da administração do prefeito Emanuel Pinheiro, que teve a sensibilidade de trazer para Cuiabá um momento de alegria e descontração promovendo com isso uma cultura de paz , lazer e entretenimento para nós cuiabanos”.

A diferença, na capital, se deu pela manobra em que a fumaça dos aviões deixou “Cuiabá rumo aos 300 anos” escrito nos céus. “Estamos muito felizes de estarmos em Cuiabá. A Esquadrilha da Fumaça se sente muito honrada de estar prestigiando o Norte e o Centro Oeste do Brasil”, disse o comandante de operações em terra da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Capuchino, durante exibição dos aviões.

A Esquadrilha vem de um circuito de apresentações por países da America do Sul. “Estamos realizados de promover alegria, diversão e entretenimento a todos os cidadãos que compareceram aqui com suas famílias”, comentou Capuchino. A última vez que o grupo esteve em Cuiabá e em Sinop foi em 2005.

Neste ano, de acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a vinda da unidade da Força Aérea Brasileira teve início com a articulação feita pelo deputado Federal Vitório Gali. “Nós fizemos o convite e eles que acataram a nossa sugestão, nos presenteando com esse show”, disse o parlamentar.
Imprimir