Imprimir

Notícias / Gastronomia

Workshop ensina a retirar espinhos, fazer sushi e outras receitas com pescado no Univag

Da Redação - Isabela Mercuri

Ensinar as melhores técnicas para armazenar, preparar e consumir peixes: este é o objetivo do workshop “Consumo, qualidade e inovação do pescado de Mato Grosso”, que acontece nesta segunda-feira (11) no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) até a noite.

Leia também:
Restaurantes realizam 'Festival Viva os Sabores' na Orla do Porto com shows e preços especiais
 
Realizado através dos cursos de nutrição, gastronomia e engenharia de alimentos, o projeto faz parte da ‘Semana Nacional do Peixe’, que busca estimular a alimentação saudável e introduzir o pescado na rotina dos brasileiros, além de mostrar os benefícios que o consumo regular deste alimento traz para a saúde.
 
“O pescado é um dos alimentos mais ricos e saudáveis que temos. Neste evento vamos trazer a divulgação de técnicas adequadas no processamento, armazenamento, preparo e consumo, bem como divulgar as diferentes técnicas de conservação de pescado”, explica a Coordenadora do Curso de Nutrição, Professora-Mestre Eliana Santini.
 
A programação começou às 14h, com palestrantes abordando diferentes temas, até as 18h, no Auditório II do Bloco C. Dentre os participantes, estão Elisangela Alves Sobrinho, cientista de alimentos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lélis Fonseca da Lélis Charcutaria e Peixaria, Marcelo Aparecido Martins, professor-mestre do curso de Engenharia de Alimentos do Univag, e o Chef Fernando Mack. Inscrições foram feitas por AQUI.
 
Mais à noite serão realizadas oficinas técnicas na Cozinha Experimental do Univag, ministradas pela professora do Curso de Gastronomia do Univag, a Chef Márcia de Mesquita, que traz receitas de pratos regionais a base de pescado.
 
Dentre o que será ensinado, está a técnica de retirada de espinhos com o peixeiro José Abdo Júnior, e a elaboração de pratos orientais a base de pescado, com o sushiman do restaurante Japidinho. As inscrições para participar das oficinas devem ser feitas através do e-mail: workshopsemanadopeixe@gmail.com
Imprimir