Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Além de suavizar rugas, toxina botulínica é indicada para estrabismo, espasmos e bruxismos

Da Redação - Fabiana Mendes

Quando se fala em toxina botulínica, a primeira coisa que vem à cabeça é o tratamento para suavizar as rugas ou linhas de expressão na face. Mas, enganam-se os que pensam que a substância é utilizada apenas para este fim.

A toxina produzida pela bactéria anaeróbica, denominada Clostridium Botulinum, é adequada para tratar outros problemas como, por exemplo, espasmos da pálpebra, estrabismo, contrações involuntárias dos músculos da face, hiperidrose (suor em excesso), rigidez muscular, entre vários outros.

Leia Mais: 
Balde com água não resolve problema de falta de umidade, diz pneumologista

No segmento odontológico, a toxina botulínica também tem uma atuação significativa. Segundo o coordenador dos cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento Facial da Associação Paulista se Cirurgiões Dentistas (APCD) e presidente da Academia Brasileira de Estética Orofacial, Luciano Artioli Moreira, além do lado estético, a toxina tem uma parte funcional, pois serve para aliviar as dores na face pela questão tensional, causadas por apertamento e bruxismo.

"Como aliada terapêutica, a toxina botulínica é fantástica. Para a pessoa que aperta os dentes, aplicamos a substância e isso faz com que ela deixe de apertar com a intensidade que apertava antes. Isto muda a fisiologia muscular, o que resulta numa série de alterações que a gente trabalha positivamente", explicou Moreira, durante o Seminário Avançado de Odontologia, realizado no Conselho Regional de Odontologia (CRO-MT), em Cuiabá. 

Como exemplo concreto, ele mencionou o caso de pacientes que fazem implantes e a prótese é de carga imediata. "Uma das maiores preocupações do dentista é evitar que depois do pós-operatório imediato o paciente coma alimentos duros, pois isso causa um excesso de carga, que pode comprometer a ponte e fazer perder o trabalho. Quando aplicamos a toxina botulínica, isso faz com que o paciente, sob hipótese ou condição alguma, consiga pôr este excesso de força", explica. Neste caso, o cirurgião passa a controlar um fator que não era controlado antes, o que é positivo para o sucesso do tratamento.

Moreira alertou os participantes do Seminário sobre a importância de uma boa formação do profissional para utilizar a toxina botulínica. "O cirurgião-dentista tem esse recurso fantástico para usar no dia-a-dia do consultório, independentemente da especialidade. Mas é preciso adquirir o conhecimento com uma boa base, porque se fizer mal feito, ele vai incorrer em riscos e vai se vulnerabilizar sob o ponto de vista de comparação até com outros profissionais, e não apenas com outros dentistas" advertiu. 

ESTÉTICA - Luciano Artioli Moreira destacou ainda que o cirurgião-dentista está apto a realizar procedimentos de preenchimento para suavizar linhas de expressão da face. "Neste caso o mais utilizado é o ácido hialurônico, que é usado para dar volume em várias áreas do rosto".

A evolução no quesito estético faz com que o paciente tenha uma melhora na autoestima, na sua qualidade de vida e na sua satisfação com o tratamento. "E a função do cirurgião-dentista é promover essa satisfação também dentro da sua área de atuação. Lábio e região perioral (em volta da boca) são segmentos de atuação do cirurgião-dentista. Esses são recursos terapêuticos, que vem complementar e agregar valor e qualidade aos tratamentos odontológicos e aumentar a satisfação dos pacientes", finalizou.
 
Imprimir