Imprimir

Notícias / Coach Iracema Irigaray

Coach Iracema Irigaray fala sobre as mudanças necessárias em nossas vidas

Iracema Irigaray

Todos buscamos mudanças, novas possibilidades, novos encontros, etc. Mas você tem espaço para que o novo chegue? Isabela Sefrin nos traz essa importante reflexão, "É preciso criar espaço na vida, quantas e quantas vezes nos sentimos extremamente esgotados? 

O que posso fazer para diminuir o meu esgotamento? Ao finalizar mais uma formação na área de Coaching fiquei com estas questões latentes em meu pensamento. Afinal, tudo que realizamos ou planejamos é divido em 3 partes iguais de responsabilidades: 1/3 minha responsabilidade, 1/3 responsabilidade dos outros e 1/3 responsabilidade externa. Dessas três divisões a única que podemos ter controle é 1/3 da minha responsabilidade.

Sabendo disto, convido-os a refletirem: Como você está controlando, ou não, o seu 1/3? É nesse momento que é possível descobrir diversos “ralos”, sejam eles emocionais, financeiros e gasto de tempo.  Para que possamos diminuir este esgotamento é preciso mudar a forma de agir e pensar, ser protagonista da vida que desejamos ter.

Entretanto, exige muita determinação, foco e propósito,  um exercício diário até se tornar hábito. Um exercício que temos que praticar diariamente é criar espaço na vida. Mas como criamos este espaço na vida? Justamente removendo o excesso de estagnação para criar espaço para o novo entrar. Lembrando sempre que você é responsável pelo seu 1/3.

São diversas as formas que podem ser usadas para remover esta estagnação, focarei em uma que, normalmente, incomoda a maioria das pessoas, o desapego. Tudo que nós guardamos e não usamos vira energia estagnada. Estou dizendo tudo mesmo! Roupas, sapatos, objetos, papéis, brinquedos, entre outros.

Faça uma pequena análise em sua casa/trabalho, principalmente em guarda roupas e armários, o que não te gera mais energia pode ser doado ou descartado, abrindo espaço para novas energias. Não é uma tarefa fácil, terá que lidar com emoções e uma dose de estresse, principalmente nós mulheres. 

Primeira fase do desapego é doar/descartar tudo aquilo que não usou nos últimos 12 meses. Segunda fase do desapego é dividir o que ficou em duas partes, uma estará o que você gosta e a outra o que você adora. Doe/ descarte o que você gosta e mantenha apenas o que você adora. 

Meu Deus!!! É isso mesmo, é assustador!! Quanto mais guardamos, mais energia morta teremos. Como somos responsáveis pelo nosso 1/3 é hora de tomar atitude e deixar em sua vida tudo aquilo que você adora! Vamos praticar?!!

*Iracema Irigaray N Borges, é coach pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado, SP e parte da diretoria de desenvolvimento da ICF- Federação Internacional de Coach, capítulo MT.
Imprimir