Imprimir

Notícias / Política Cultural

Primeira unidade do Siminina da gestão Emanuel é inaugurada para atender cem garotas

Da Redação - Isabela Mercuri

A primeira unidade do Programa Siminina da gestão atual foi inaugurada na última terça-feira (5) no bairro Sucuri, em Cuiabá. Com capacidade para atender cem meninas da comunidade, o espaço foi instalado em um prédio que abrigava, antes, o Centro Comunitário, e que foi reformado para este fim.

Leia também:
Obras da Casa de Bem-Bem serão retomadas na próxima semana

“Estou aqui para reconhecer o Sucuri como mais um bairro que fazemos questão de cuidar, que é a nossa gente e, principalmente as nossas crianças. Coube a nossa gestão, sob a coordenação e liderança da primeira-dama Márcia Pinheiro, com esse coração de mãe, com essa sensibilidade de mulher amorosa e carinhosa, reativar e entregar ao secretário de Assistência Social, Wiltinho e a toda sua equipe, a missão de reestruturar o Siminina, aqui no Sucuri. Para que essas meninas, que são o nosso maior patrimônio, numa  fase tão importante da vida delas que é dos 06 aos 14 anos, possam ter a atenção, o carinho e amor do poder público. E enquanto eu for prefeito e a Márcia primeira dama, seus filhos são nossos filhos”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro durante a inauguração.

O programa Siminina existe há vinte anos atendendo meninas de 7 a 14 anos, e é referência em adoção de medidas preventivas sócio-educacionais. A nova unidade vai contar com uma coordenadora local e duas monitoras, que vão trabalhar com aulas de reforço escolar, acompanhamento pedagógico e psicológico, aulas de artes e inclusão ao mercado de trabalho e cidadania.

“Em nome de cada morador daqui, quero agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro por ter voltado os olhos para nossa população. Ainda mais sabendo, que em breve, eles estarão de volta para inauguração da nossa escola”, agradeceu o subprefeito do distrito, Walter Arruda.

O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, também estava presente, e agradeceu ao Prefeito pela gestão humanizada que tem feito. “Estamos aqui para contemplar a abertura de uma unidade que realiza um imenso trabalho dentro de Cuiabá. E que esse espaço, venha permitir que possamos trazer ainda mais benefícios da assistência social. Tudo que tivermos de melhor a oferecer pela pasta, tenham certeza que traremos até vocês. Porque é importante investir no ser humano, na mulher, no jovem e principalmente investir nas crianças, que são os olhos do nosso amanhã”.

Para a coordenação do Siminina, a inauguração foi uma vitória, mas ainda há muitos desafios a serem superados. “A primeira vez que viemos aqui, fomos muito bem recebidos pelos moradores, que logo abraçaram a ideia de trazer para este espaço mais uma unidade do projeto, sobretudo, pela quantidade de crianças residentes na região. Vimos que era o local perfeito para agregarmos mais meninas a serem atendidas pelas ações do programa. E espero que essa seja a primeira de muitas que virão”, acrescentou Dalma Beatriz Monteiro.

Hilce Manteufel, que já trabalhava com arte educação, como flores, pintura e bordado, foi a escolhida para coordenar a unidade. “Estou muito feliz de fazer parte deste processo que dignifica a vida dessas famílias. Eu adoro crianças, e com essas meninas vamos poder desenvolver muitas coisas e até prepará-las para algumas profissões. As flores que entregamos a primeira-dama foram confeccionadas pelas meninas, que já estão tendo aulas aqui, nos dois turnos de funcionamento. Cada flor dessas representam cada Siminina em seu coração”, finalizou. 
Imprimir