Imprimir

Notícias / Comportamento

Sistema de Bibliotecas abre capacitação para servidores públicos

Da Redação - Vitória Lopes

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MT) realizará nos dias 16 a 18 de janeiro de 2018, a primeira capacitação do programa de formação para servidores de unidades integradas aos sistemas, além de gestores de bibliotecas públicas municipais e comunitárias.  

Leia mais:
'Semana Fotográfica' terá palestra e workshop sobre concepção e montagem de exposições


Fora as vagas reservadas aos servidores da Biblioteca Pública Estevão de Mendonça, outras 20 vagas adicionais serão destinadas a servidores de bibliotecas da região de Acorizal, Barão de Melgaço, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jangada, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. 

Entre as temáticas abordadas estão: “Diretrizes e Orientações Básicas: Organização e gestão de Biblioteca Pública” e “Organização de acervo: classificação e sinalização e Democratização da Informática”. Além do conteúdo informativo, haverá aulas práticas dentro dos espaços da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça.

As inscrições para a capacitação podem ser feitas no Setor Administrativo da Biblioteca Estevão de Mendonça. Informações podem ser obtidas pelos telefones (65)3613-9240, (65)3613-9230, (65) 9 8468-9288 e (65) 9 8463-2105.

A Biblioteca está localizada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, nº 151, Praça da República, Centro de Cuiabá. O horário de atendimento é das 12h às 18h.

Sistema de Bibliotecas

O Sistema Estadual de Bibliotecas está presente mais de 100 municípios mato-grossenses, representados por 154 bibliotecas públicas e comunitárias. Foi criado pela lei 10.218 de 26 de dezembro de 2014 para proporcionar à população bibliotecas públicas racionalmente estruturadas e favorecer a formação do hábito de leitura, estimulando a comunidade ao acompanhamento do desenvolvimento sociocultural do Estado.

O Sistema Estadual integra o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (Decreto 1.362 de 13 de outubro de 1981), e tem como atribuições o incentivo à criação e a integração das bibliotecas públicas nos municípios, bem como proporcionar cursos de capacitação e qualificação aos agentes de bibliotecas. Também é responsabilidade do Sistema Estadual favorecer a formação do hábito de leitura, o acesso gratuito ao livro e manter atualizado o cadastramento de todas as bibliotecas públicas, municipais e comunitárias do Estado.
Imprimir