Imprimir

Notícias / Gastronomia

Estudante de nutrição investe em venda de refeições 'veganas e saudáveis' em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Fazer a própria comida foi a saída encontrada por Caroline V. Martins, quando, aos dezesseis, deixou de consumir carne e precisou fugir dos cardápios preparados pela família, amigos e restaurantes. Hoje, vinte anos depois, em Cuiabá, ela se dedica aos estudos de nutrição, aos treinos de academia, e a vender refeições ‘VeganFit’ para ajudar pessoas que passam pela mesma situação.

Leia também:
Mato-grossense deixa emprego para vender farofa e alcança mais de trinta pontos de venda no estado

“Quando comecei a me ‘aventurar’ na cozinha, posso dizer assim, eu já era vegetariana. Uma coisa trouxe a outra, afinal, eu tinha que me salvar ao ficar na mão dos outros que só cozinhavam com proteína animal”, contou ao Olhar Conceito. Segundo Caroline, o veganismo entrou em sua vida a partir da influência de amigos mais velhos que ela, que compartilhavam da mesma filosofia.

Segundo o ‘Vista-se’, maior portal vegano da América Latina, ser vegano é: “uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. (...)”.

A versão do veganismo de Caroline é a saudável. Como estuda nutrição e treina, ela se dedica a encontrar as melhores combinações com produtos minimamente processados e industrializados. “Uso só temperos naturais, azeite extra virgem, óleo de girassol e sal marinho. Priorizo alimentos integrais”, garante.

Caroline Martins (Foto: Livia Viana)

A venda dos cardápios começou depois de uma temporada que ela passou no Rio de Janeiro. Lá, fez cursos de culinária vegana e se formou em medicina chinesa (Shiatsu). “Amo cozinhar e faço isso desde os 17 anos. Vivo a alimentação saudável e sem carne há 20 anos. Comecei curso de nutrição, que na época só havia no período matutino, então fazer faculdade, cuidar de casa e trabalhar fora ficou bem complicado. Cansada de ter que comer a mesma comida por três vezes por dia, pensei, quer saber?! Vou vender minha dieta! (Mas no Rio eu já fazia poucas coisas para amigos em eventos, bem simples)”, lembra.

Foto: Livia Viana

Hoje, Caroline produz refeições sob encomenda, e entrega uma vez por semana (geralmente às quintas ou sextas). “São refeições completas que acompanham uma sobremesa. O valor da completa é R$25, podendo haver alterações dependendo do prato mas geralmente é esse o valor. As embalagens vão ao micro-ondas ficando à critério do cliente por comodidade aquecê-las”, explica.

Segundo a empresária, o cardápio é variado, mas são priorizadas as proteínas “por ter mais atenção as pessoas que praticam atividade física”. Dentre as que fazem mais sucesso, estão a feijoada, a moqueca e o kibe (todos, obviamente, veganos).

Caroline recebe as encomendas via WhatsApp, e pede pelo menos dois dias de antecedência. Para o futuro, seu objetivo é começar a vender também mini refeições e lanches proteicos com baixo índice glicêmico.

Para ela, este é um “Momento de rever costumes, cultura, hábitos e até intolerâncias e pré-conceitos”, explica. “Nos esforçamos e optamos pelo menor impacto, pois a idéia de ser 100% [vegana] é bem difícil, lembrando que quase todos os cosméticos, medicações/remédios em fim são testados em animais (infelizmente). Existe uma lista de marcas que não fazem testes em animais. Coisa linda!”, finaliza.

Serviço

Vegan Fit
Informações e encomendas: (65) 99974-1474
Imprimir