Imprimir

Notícias / Turismo

Dolina Água Milagrosa: Mato Grosso esconde poço 'sem fundo' de águas cristalinas

Da Redação - Isabela Mercuri

Que Mato Grosso é lindo e guarda paisagens incríveis ninguém pode negar. Uma delas fica pertinho de Cáceres, cidade localizada a 234km de Cuiabá, e surpreende até mesmo os ‘trilheiros’ mais experientes: a Dolina Água Milagrosa. A 18km da ‘Princesinha do Pantanal’, o local fica dentro de uma fazenda, e é um poço de águas cristalinas que, até hoje, não se sabe o quanto tem de profundidade.

Leia também:
Novo roteiro leva turistas a trilha e passeio de barco na maior Reserva Particular no Pantanal

O tom da água muda de acordo com a época do ano. Na seca, o azul é turquesa, e o sol refletido na lâmina d’água dá a impressão de que feixes de luz surgem do interior do poço. Nas chuvas, ou após a época de chuva, a água torna-se esverdeada, mas sem perder a cristalinidade.

Dolina após as chuvas (Foto: Naiara Leonor / Olhar Conceito)

A fazenda onde fica a Dolina está distante 18 km de Cáceres pela MT-341, sentido Barra do Bugres. O trajeto demora cerca de 40 minutos, já que grande parte é em estrada de terra.

Chegando ao local, há um quiosque com bebidas e snacks, e um restaurante que serve almoço diariamente. É possível, ainda, se hospedar na fazenda, que conta com 4 apartamentos, com capacidade máxima para 4 pessoas cada.

O visitante pode optar pela visita à Dolina, com flutuação e uso do stand up paddle, com almoço incluso e Day Use na piscina da fazenda. Também é possível só fazer a flutuação, por um preço mais baixo.

A trilha que leva até a água milagrosa tem aproximadamente 850 metros. Depois disso, chega-se a uma escada com pouco mais de 150 degraus. Do topo já é possível avistar o azul (ou verde) do poço. Quando acaba a escada, desce-se uma pequena ladeira, com ajuda de cordas.

‘Dolina’, segundo o dicionário Priberam, é uma “Depressão circular, geralmente em terrenos calcários cársicos, que resulta da dissolução 
química das rochas ou de erosão subterrânea”. O ‘água milagrosa’ fica por conta de uma história, da época da escravidão, em que se conta que os escravos, quando fugiam, chegavam ao local machucados e se curavam depois de banhar-se ali.

Não se sabe ao certo a profundidade da Dolina Água Milagrosa. Mergulhadores profissionais alegam ter chegado aos 180 metros de profundidade sem alcançar o fundo. Por este motivo, só é permitido entrar na água com coletes de proteção, ou fazer mergulho com cilindro somente com certificado de curso.


Dolina (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Coneceito) 

É preciso agendar as visitas ao local. Mais informações e agendamentos:  (65) 99902 8010 / INSTAGRAM.
Imprimir