Imprimir

Notícias / Cinema

Sessão 'Realizadores de MT' traz obras de Luiz Marchetti ao Cine Teatro nesta terça

Da Redação - Isabela Mercuri

Duas obras do cineasta cuiabano Luiz Marchetti serão exibidas na noite desta terça-feira (2) no Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h30. A apresentação das obras “Horário obrigatório da poesia” e “Resgate: quem está no Centro da América do Sul” faz parte da sessão ‘Realizadores de Mato Grosso’.

Leia também:
Pesquisador da UFMT encontra em Cuiabá filme inédito de Nelson Pereira dos Santos destruído pelo tempo

Marchetti nasceu em Cuiabá, e é diretor, roteirista, curador audiovisual e produtor. Desde garoto, trabalha com artes cênicas e audiovisual. É formado pela Casa de Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro, graduado em Belas Artes com especialização em Filme e Vídeo na Central Saint Martins em Londres e possui Mestrado em Arte pela Westminster de Londres (premiado pelo AHRB- Arts e Humanity Research Board).  

O diretor mora no Centro Histórico de Cuiabá há 16 anos, e criou o ‘Centro Audiovisual Luiz Marchetti’ (CALM), empresa com pesquisa e execução de vídeos, peças e instalações de multimeios.

O ingresso para assistir aos filmes custa R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia). A atividade é uma promoção do Cineclube Coxiponés que integra a agenda Tricentenária Itinerante da Pro-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e conta com a parceria do Cine Teatro Cuiabá; Associação Cultural Cena Onze; Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, MTCINE e REC-MT.

Encontros com cinema

A sessão 'Realizadores de 'MT' faz parte da retomada do projeto 'Encontros com Cinema'. “Aproveitamos que abril é aniversário de Cuiabá e maio, da fundação de Mato Grosso, e decidimos começar o ano com a Sessão Realizadores de Mato Grosso. Serão dois meses, abril e maio, dedicados ao cinema realizado em Mato Grosso. Assim, acredito que essa compilação é um ponto de entrada para divulgar obras audiovisuais de alguns realizadores do Estado”, destaca o curador de cinema do Cine Teatro Cuiabá, Diego Baraldi.

A sessão da Mostra Vitrine Filmes continua acontecendo, sempre na última terça de cada mês. A Mostra já integra a programação do Cine Teatro desde janeiro deste ano. “A proposta é promover o contato do público local com filmes brasileiros recém lançados no circuito independente e que invariavelmente não encontram espaço no circuito comercial da cidade”.

Confira a programação completa:

02/04

Sessão Realizadores de Mato Grosso. Luiz Marchetti


Horário obrigatório da poesia (Luiz Marchetti, 2009, 8’)

Resgate: quem está no Centro da América do Sul (projeto e pesquisa: Wanda Marchetti; direção: Luiz Marchetti, 2007, 52’)

Cuiabano, Luiz Marchetti é diretor, roteirista, curador audiovisual e produtor. Desde garoto trabalha nas artes cênicas e no audiovisual em Cuiabá. Formado na CAL - Casa de Artes de Laranjeiras/RJ, é graduado em Belas Artes com especialização em Filme e Vídeo na Central Saint Martins em Londres e possui Mestrado em Arte pela Westminster de Londres (premiado pelo AHRB- Arts e Humanity Research Board).  Residindo no Centro Histórico de Cuiabá há 16 anos, criou o CALM - Centro Audiovisual Luiz Marchetti -, empresa com pesquisa e execução de vídeos, peças e instalações de multimeios. Classificação indicativa: 10 anos.

09/04

Sessão Realizadores de Mato Grosso. Eduardo Ferreira


Eunóia (Eduardo Ferreira & Joel Sagardia, 2007, 9’)

Cerimônias do esquecimento (Eduardo Ferreira, 2004, 54’)

Eduardo Ferreira é artivista multimídia. Atua na literatura, música, audiovisual, teatro, jornalismo e política cultural. Publicou poemas, crônicas, contos e resenhas em jornais, sites, revistas e livros, entre eles a novela "Eunóia" (2007, A Fábrika). Roteirizou e dirigiu curtas e documentários. Foi diretor de TV, editor de jornal, articulador do site Overmundo em Mato Grosso. Criador do bando musical Caximir, que ocupa os palcos até hoje, desde a década de 1980, além de outros projetos musicais. Atualmente é produtor e apresentador artístico da Rádio Assembléia (89,5 FM) e foi um dos idealizadores do coletivo cultural Cidadão Cultura (www.cidadaocultura.com.br). Classificação indicativa: 16 anos.

16/04

Sessão Realizadores de Mato Grosso. Coletivo Audiovisual Negro Quariterê


Sob os pés (Juliana Segóvia e Neriely Dantas, 2015, 20’)

Abecedário: encontros e desencontros nas letras mato-grossenses (Jonathan César, 2017, 30’)

Pandorga (Maurício Pinto, 2017, 17’)

Como ser racista em dez passos (Isabela Ferreira, 2018, 13’)

Estreia do curta: Minha madrugada (Rodolfo Luiz, 2019, 10’)

O Coletivo Audiovisual Negro Quariterê é formado por produtores de audiovisual de Mato Grosso e tem como foco reunir profissionais da área e demais pessoas interessadas em discutir temáticas relacionadas às questões raciais e suas intersecções com outros aspectos que podem agravar preconceitos, tais como gênero, idade e classe social. Nesse sentido, como fruto do aprofundamento dessas discussões, desenvolve ações ideológicas e concretas voltadas a promover a equidade de gênero e raça por meio de materiais audiovisuais. Para tanto, o Coletivo participará de editais e busca sua inserção nos espaços oficiais de circulação a fim de garantir que atuem profissionais negros em todas as etapas da produção. Classificação indicativa: 14 anos.

23/04

Sessão Realizadores de Mato Grosso. Coletivo Miraluz


Primeira morte de Pedro (Felippy Damian, 2015, 10’)

Se acaso a tempestade fosse nossa amiga eu me casaria com você (Wuldson Marcelo & Felippy Damian, 2015, 20’)

Risos na Madrugada (Valdecy Azambuja & Felippy Damian, 2015, 11’)

Aquilo que me Olha (Felippy Damian, 2018, 25’)

A Miraluz se apresenta como um coletivo de gente-amiga que produz audiovisual a partir de um agir colaborativo e orgânico, cada um com seu olhar e potência. O grupo se formou nos arredores da UFMT e já realizou cinco curtas, dois deles ainda em finalização. Por essas primeiras produções serem sem recursos financeiros, as funções dentro de cada filme sempre ganharam rotatividade e foi preciso procurar soluções alternativas em meio à indisponibilidade de alguns elementos estruturais. Atualmente, o grupo vem somando a estes primeiros trabalhos outros já realizados por meio de editais de financiamento público. Classificação indicativa: 18 anos.

30/04

Sessão Vitrine - A Nossa espera (Guillaume Senez, Bélgica/França, 2018, 99’)


Sinopse: Olivier faz o melhor que pode para combater as injustiças em seu trabalho. Mas de um dia para o outro, sua esposa Laura inesperadamente abandona a família, e ele se vê sozinho tendo que lidar com as necessidades de seus filhos pequenos, os desafios do cotidiano e as demandas de seu trabalho. Diante de novas responsabilidades, Olivier e os filhos lutam para encontrar o equilíbrio à espera de Laura. Classificação indicativa: 14 anos

07/05

Sessão Realizadores de Mato Grosso. Amauri Tangará & Tati Mendes


Ao sul de setembro (Amauri Tangará, 2005, 80’)

Amauri Tangará é roteirista, dramaturgo, cineasta, diretor teatral, preparador de atores, provocador cultural e ator. Amauri é um autodidata que se dedicou as artes desde cedo. Líder firme e generoso de suas equipes, circula à vontade entre palcos e sets, privilegiando sempre o “angariar afetos”. Tati Mendes é administradora, gestora cultural, parecerista, facilitadora de oficinas de cinema, produtora. Responsável por realizar os “sonhos” e tirá-los do papel, para que virem produtos de qualidade para as plateias do mundo. Deste 1997, Amauri e Tati  lideram a Cia D´Artes do Brasil, que atualmente finaliza dois projetos para a TV: a série “O Pantanal e outros bichos” e o documentário “Mata Grossa”. Classificação indicativa: 10 anos.

14/05

Sessão Realizadores de Mato Grosso. João Carlos Bertoli


Sua vida é você quem faz (João Carlos Bertoli, 2015, 15’)

Céu e água (João Carlos Bertoli, 2007, 52’)

João Carlos Ferreira Bertoli é cineasta formado pela FAAP/SP (1995). Sócio-proprietário da produtora de audiovisual Lamiré Cinema e Vídeo Ltda,  Bertoli possui ampla experiência no campo do audiovisual, atuando como roteirista, diretor e diretor de fotografia. Dirigiu e roteirizou o curta “Sua vida é você quem faz” (2015) e o média documentário “Céu e Água” (2007). Entre seus trabalhos estão a direção de fotografia dos curtas “Le Mur” (Severino Neto, 2014), “Licor de Pequi” (Maria Thereza Azevedo, 2015) e Filhos da lua na terra do sol” (Danielle Bertolini, 2016); Bertoli é o diretor de fotografia dos longas “Nenhures” (Amauri Tangará, 2014), do documentário “De volta pra casa” (Danielle Bertolini, 2015) e do telefilme documentário “As cores que habitamos” (Maria Thereza Azevedo, em finalização). Classificação indicativa: 14 anos.

21/05

Sessão Realizadores de Mato Grosso. Bárbara Fontes


Sayonara (Bárbara Fontes, 2008, 20’)

Vila Bela: terra de colores (Bárbara Fontes, 2005, 55’)

Bárbara Fontes é jornalista, cineasta documentarista, roteirista, produtora, fotógrafa e poetisa. Em 25 anos de carreira, trabalhou em mais de 60 obras audiovisuais, seja como diretora, roteirista, produtora, co-produtora ou como consultora. Entre as principais  estão “Arne Sucksdorff: uma vida documentando a vida”; “Vila Bela: terra de colores”; “Canção Mato-Grossense (Hino de Mato Grosso)”. Fez a Direção Geral do documentário “Sayonara”, fruto de um curso de cinema documentário. Em 2017, dirigiu o vídeo-poema “A Mangueira”, que fez parte da exposição de arte “Natureza: Substantivo Feminino”. É editora do blogdabarbarafontes.com. Classificação indicativa: 10 anos

28/05

Sessão Vitrine - Lembro mais dos corvos (Gustavo Vinagre, Brasil, 2018, 80’)


Sinopse: Júlia conta histórias para atravessar uma noite de insônia. Classificação indicativa: 18 anos
Imprimir