Imprimir

Notícias / Artes Cênicas

Mais de 4 mil crianças de cinco escolas públicas de Cuiabá recebem oficinas de artes cênicas

Da Redação - Bruna Barbosa

Entre os dias 12 e 16 de junho, o projeto "Armarinho, Cantinho da Imaginação", realizou oficinas de artes cênicas em cinco escolas públicas de Cuiabá. A ação tem como objetivo incentivar e aproximar as crianças da música, teatro, criação, adaptação de sinopses e roteiros. 

Leia também
Morando nos EUA, cuiabano viraliza com lambadão na Time Square: 'temos que levar para o mundo'; veja vídeo


Além das oficinas, as crianças tiveram acesso aos armarinhos, repletos de livros, brinquedos, jogos e cenários, e apresentações de teatro e fantoches. Em Cuiabá, a ação contemplou 4155 crianças.

“O projeto Armarinho, Cantinho da Imaginação' está em sintonia com os valores da Romagnole por contribuir para a melhoria da educação pública e estimular a criatividade das crianças”, afirmou a coordenadora de Gestão de Pessoas da Romagnole, Aparecida Nogueira Bravo. 

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da Romagnole, uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, que anualmente apoia projetos de cultura e outras frentes via incentivo fiscal.

Sobre a Romagnole

Há mais de 60 anos produzindo e comercializando soluções para o setor elétrico no Brasil e no exterior, a Romagnole tornou-se uma referência não só pela eficiência e qualidade dos seus produtos, mas também pelo sua forte atuação na área de responsabilidade social e sua contribuição para o desenvolvimento humano e econômico das comunidades nas quais está inserida.

Ao apoiar este projeto e facilitar o acesso à cultura para os alunos da rede pública municipal, a empresa reforça seus vínculos com a comunidade local, fortalece os princípios e valores da companhia e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social do município.

Sobre o Ministério

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Romagnole. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Instituições que receberam as estruturas e oficinas:

E.E. Dr. Mário de Castro, E.E. Prof. Welson Mesquita ou E.E. Pascoal Ramos, EMEB Onofre de Oliveira, E.E. Malik Didier Namer Zahafi, EMEB Senador Gastão de Matos Muller

 
Imprimir