Imprimir

Notícias / Gastronomia

Chefs cuiabanos ensinam a substituir bacalhau por peixes regionais na Sexta-feira Santa

Da Redação - Bruna Barbosa

Na Sexta-feira Santa já é tradição que o bacalhau se torne o protagonista nas mesas dos brasileiros. A prática tem muito a ver com o jejum de carne vermelha que algumas pessoas fazem durante a Semana Santa. Os chefs cuiabanos Poliana dos Santos e André Barreira Costa Campos ensinam duas receitas que substituem o bacalhau por peixes regionais como o pintado e o pacu, dois dos mais consumidos em Cuiabá. 

Leia também 
Interditada há 20 anos, gruta paradisíaca é visitada clandestinamente por turistas e jogador de futebol

No prato criado por Poliana dos Santos, que também é conhecida pelos cookies de fabricação própria que vende na cidade, o pintado é servido com banana da terra e arroz branco com crispy de cebola. 

Já na receita de André, a ventrecha de pacu se torna a estrela do almoço da Sexta-feira Santa, acompanhado de molho de maracujá. 

Ao contrário do que alguns pensam, o bacalhau não se trata de um peixe específico, mas sim de um processo de cura por salga. Geralmente, ele é desidratado até 1/5 do seu peso e, depois, armazenado. O pirarucu, por exemplo, é um dos peixes que podem ser utilizados. 

Confira os ingredientes e modo de preparo das receitas dos chefs:

Pintado com purê de banana da terra e arroz branco com crispy de cebola

Ingredientes:  Modo de preparo do purê de banana da terra: Modo de preparo do pintado: Modo de preparo do arroz: Ventrecha de pacu com molho de maracujá

Ingredientes: Modo de preparo da ventrecha de pacu:
Imprimir