Imprimir

Notícias / Comportamento

Fotógrafa reflete sobre o efeito do marketing na percepção da identidade de gênero pelas crianças

Hypeness

A fotógrafa sul-coreana JeongMee Yoon começou seu projeto “The Pink and Blue Project” depois que percebeu que sua filha, então com 5 anos, queria vestir-se e brincar exclusivamente com roupas e brinquedos da cor rosa.

Isso fez com que ela desse conta do poder que o marketing tem na difusão do gênero específico, não abrindo margem para novas possibilidades, o que faz com que rosa seja para meninas e o azul para meninos.

Para mostrar essa disparidade e evidenciar o quanto isso reflete no entendimento de identidade dos pequenos, a fotógrafa começou a registrar os quartos de crianças sul-coreanas e americanas posando com tudo que tinham na cor rosa ou azul. O resultado está nas fotos é impressionante.

Este ensaio nos lembrou um vídeo, onde uma criança questiona de forma bastante coerente, porque os meninos têm que gostar de carrinhos e as meninas de bonecas (se preciso, ative a legenda em português):



 
Imprimir