Imprimir

Notícias / Artes visuais

Artista plástica realiza um dos maiores projetos de arte sacra em Lucas do Rio Verde

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Um painel de 7 metros de altura e 11 de comprimento chama a atenção dos moradores de Lucas do Rio Verde. Ele é apenas a primeira peça de um dos quatro grandes painéis que farão parte da igreja Rosa Mística. E a artista por trás desta obra de arte é Mari Bueno, que trabalha para completar uma grande exposição permanente de arte sacra no município.

Leia mais: Concurso "Cuiabá eu te amo" irá premiar as três melhores fotos da cidade

A inauguração da igreja está marcada para o dia 8 de novembro e a conclusão da obra, no mês de outubro. À artista plástica, especializada na produção de arte sacra em grandes proporções, fica reservada ainda a tarefa de produzir mais três painéis pintados à mão (de 7m x 7,5m), outros 15 painéis em mosaico de pastilhas de vidro, que retratarão a Via Sacra e a cruz de vidro com a técnica de corrosão. Mari Bueno ainda fará o painel do presbitério principal, os vitrais e oitões da igreja, que estão prontos e já foram instalados. “Retorno à Lucas do Rio Verde dia 1° de setembro, e a partir daí, fico lá todas as semanas, até finalizar todas as obras. Faltam mais dois meses de trabalho para concluir”, explica Mari Bueno.

De acordo com a assessoria, o responsável pela paróquia da Rosa Mística - onde as obras têm sido realizadas -, padre Odilo, destaca que uma grande movimentação se projeta no entorno, acompanhada com ansiedade pelos fiéis. As obras da igreja haviam sido interrompidas em 2009 por falta de fundos. O projeto aprovado pelo Ministério da Cultura impulsiona a realização de um sonho. “Agora estamos trabalhando na jardinagem e finalizando a pintura externa e parte elétrica. Dia 1° de setembro já teremos um casamento na igreja, mas celebrações só a partir de novembro. Enquanto isso, muita gente tem entrado na igreja para ver como está o trabalho da Mari Bueno, ver de perto a edificação e as obras. Está ficando bem bonita”, se emociona.

A partir de agora, Mari se divide entre a produção artística que homenageia Nossa Senhora da Rosa Mística e a exposição individual que começa no dia 11 de agosto, em Portugal. A exposição ‘Maria Discípula Missionária’, um trabalho que retrata a vida da Virgem Maria, recentemente foi exibida no Museu de Arte Sacra, em Fátima e agora segue para a cidade de Viseu, onde fica até novembro, no Museu da Misericórdia. Enquanto isso, quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho da artista pode ir à sua galeria em Sinop, aberta à visitação de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Lá estão 80 obras expostas”. Vale ressaltar, também em Sinop, Mari Bueno desenvolveu trabalho semelhante, na catedral da cidade.

Personalidades da produção cultural em Mato Grosso ressaltam o valor da produção cultural. “O projeto Cores da Rosa Mística poderá vir a ser uma das maiores obras artísticas do Estado”, afirma a coordenadora do projeto, Viviene Lozi, que possui know how na área por conta de sua atuação junto ao Museu de Arte Sacra, em Cuiabá.
 
Este projeto é uma realização da Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso com patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet e conta com o apoio das empresas Agro Baggio, Vipagro, Amazônia Máquinas, Dipagro, Bombonatto Industria de Alimentos, Lojas Martinello e Fiagril.
Imprimir