Imprimir

Notícias / Política Cultural

Alunos da Unemat desenvolvem projeto de botânica com comunidades de Cáceres

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estão desenvolvendo um projeto de extensão para levar os conhecimentos de botânica para comunidades no município de Cáceres. O projeto, intitulado “Produção de Saberes e Ensino de Botânica”, do curso de Ciências Biológicas, reúne diferentes ações de ensinar e aprender estudos de Botânica.

Leia mais: Cuiabá recebe 1° Festival de Orquídeas e Rosas do Deserto; Saiba mais

Segundo a professora Leila Gattass, o projeto já desenvolve a terceira etapa, que prevê práticas de botânica para alunos da Educação Básica em Cáceres sob a orientação da professora Maria Antonia Carniell, doutora em Botânica. “Estamos em plena atividade em parceria com as escolas da rede pública de ensino e desenvolvemos atividades semanais tanto na Escola Estadual Esperidião Marques como na municipal Izabel Campos”, citou Carniell.

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), por meio do projeto, várias atividades são desenvolvidas no laboratório de Ensino de Botânica e no Herbário do Pantanal (HPAN) da Unemat, com professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de Cáceres, estagiários, bolsistas e professores da própria Universidade. Entre os objetivos está a promoção, atualização e a capacitação de professores de ciências, alunos e técnicos que trabalham diretamente com o ensino e estudos de Botânica. Outro objetivo é a socialização da produção científica gerada através dos projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade.

O projeto possui quatro metas. São elas: 1 – Capacitação de pessoal técnico; 2 – Atualização e capacitação em Botânica para professores; 3 – Práticas de Botânica para alunos da Educação Básica de Cáceres; e, 4 – Diálogos de conhecimentos trabalhados por intermédio da educação não formal. Produção de Saberes e Ensino de Botânica é coordenado pela professora Alessandra Morini e executado pelas professoras Maria Carniell; Luciana Melhorança e Leila Gattass mais bolsistas do curso de Ciências Biológicas.
Imprimir