Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Loja de produtos orgânicos investe em cooperativas artesanais e pretende abrir lanchonete

Da Redação - Isabela Mercuri

Fabiana Alves e Atani Herani se conheceram na faculdade de geologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Depois de formadas, as duas amigas se distanciaram e passaram anos viajando pelo Brasil analisando solos e minérios. Até que decidiram que precisavam ficar mais perto da família e, para isso, abrir um negócio próprio em Cuiabá.

Leia mais:
 Menina Bollinho: Cafés, bolos sem glúten e lactose e cupcakes num estabelecimento familiar

“Eu ficava 30 dias trabalhando direto no meio do mato, e folgava 10 para ver a família. Teve uma vez que cheguei a ficar oito meses em um alojamento na floresta, sem voltar para casa”, conta Atani.

A ideia, então, foi abrir uma loja com produtos que elas viam pelos lugares que viajavam, mas que na época (há quatro anos) ainda não encontravam em Cuiabá: os produtos orgânicos. “Orgânicos são produtos limpos, cultivados sem o uso de agrotóxicos”, explica Atani. Surgiu, então, a loja “Viva Bem Melhor”.

As duas ficaram alguns anos em um estabelecimento na Rua 24 de Outubro, mas há cerca de um mês se mudaram para o Boa Esperança por causa da maior facilidade de estacionamento e dos planos de expansão da loja.

Atualmente são vendidos produtos sem glúten e sem lactose, produtos funcionais (farinha de banana verde, bolos com amaranto), sucos orgânicos engarrafados, grãos como chia, linhaça, chás e outros.

A peculiaridade do local é que a donas dão prioridade a fornecedores de cooperativas artesanais e não a grandes empresas. Alguns exemplos de fornecedores são:

Tribal Brasil

Comunidade do Paraná, formada por imigrantes nórdicos, que produzem chás e especiarias. É possível obter mais informações sobre a cooperativa AQUI e AQUI.

Tui Alimentos



Esta empresa produz refeições, como feijada, risotto, macarrão e caldos de forma desidratada. São usados produtos integrais, hortaliças orgânicas e combinações de cores e sabores junto com as novas tendências da alimentação. Os alimentos também não possuem adição de químicos, colesterol, gorduras e açúcares.

Por serem desidratadas, as porções podem ser estocadas por um grande período de tempo no armário, fora do freezer e geladeira. São ideais para camping, praia, fazendas e trilhas. Mais informações AQUI.

Na Viver Bem Melhor são vendidos também hortaliças orgânicas produzidas em Várzea Grande pela empresa "Terra Estrela". Toda sexta-feira um mix de três folhas e três temperos sai por R$20.

Para o futuro

O plano das amigas, agora, é criar também uma lanchonete. Os pasteis de massa integral, que já são vendidos pré-assados, entrarão no cardápio também. Além deles, lanches frios e quentes, naturais e integrais, e sucos feitos na hora.

“Nós temos, por exemplo, a germinação do trigo que é feita aqui, e a clorofila que nós produzidos. Tudo entrará no cardápio quando a lanchonete ficar pronta”, explica, Athani e Fabiana. Se tudo der certo, as vendas começam no final deste mês.

A Viva Bem Melhor fica na Av. Edgar Vieira, 434, Boa Esperança. Para mais informações no SITE, FAN PAGE no Facebook ou no telefone (65) 30253592.
Imprimir