Imprimir

Notícias / Gastronomia

Aluna da UFMT estuda características de hambúrguer feito com peixe do Pantanal

Da Redação - Stéfanie Medeiros

Uma aluna da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve como tema de sua dissertação de mestrado as características do hambúrguer de Piavuçu (Leporinus macrocephalus). O Piavuçu é um peixe de água doce bastante comum no Pantanal mato-grossense.

Daiane Alves Cardoso estudou em sua pesquisa as características microbiológicas, físico-química e sensorial de hambúrguer de paivuçu (Leporinus macrocephalus) adicionado de proteína texturizada de soja.

Leia mais: 
Confeiteira de Cuiabá tem opções como bolo de churros, leite ninho, cupcakes e brigadeiros gourmet

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famevz), Cardoso irá defender sua dissertação nesta sexta-feira (13), às 14h, na sala da pós-graduação. Leia abaixo o resumo do projeto:

“Mato Grosso é atualmente o maior produtor brasileiro de peixes criados em piscicultura, e torna-se extremamente importante o aproveitamento integral das espécies produzidas no Estado, dinamizando assim toda a cadeia produtiva, e aumentando o consumo de peixes e seus derivados pela população de Mato Grosso. Com o intuito de agregar valor ao pescado, esta pesquisa utilizou o filé de piavuçu (Leporinus macrocephalus), um peixe de baixo valor comercial, para o preparo de hambúrguer adicionado de proteína texturizada de soja no processamento e avaliar suas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.

O teste de intenção de compra mostrou que o tratamento com 2% de farinha de soja obteve maior intenção de compra. O processo de elaboração dos hambúrgueres à base de filé de piavuçu foi obtido com sucesso, provando ser possível sua implantação em plantas de produção de pescado de pequeno, médio e grande porte, agregando valor ao pescado produzido, gerando empregos, e diminuindo o volume de efluentes industriais”.
Imprimir