Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Cirurgia Plástica: Prótese de mama lidera, mas lipoaspiração a laser é novidade

Da Redação - Isabela Mercuri

Uma nova técnica cirúrgica seduz principalmente as mulheres. A lipoaspiração à laser, apesar de ser mais demorada, é menos traumática e dolorosa do que a lipoaspiração regular, além de ter uma melhor retração da pele, de acordo com o cirurgião plástico Elson Adorno, que atende em Cuiabá na Clínica Nossa Senhora das Graças.

Leia mais:
Nova loja de cosméticos de Cuiabá traz produtos de perfumista da Chanel em ambiente familiar
Protetor Solar deve ser utilizado mesmo em dias nublados; Veja onde comprar o produto

E são elas as que mais gostaram da novidade, isso porque dentre os pacientes de cirurgias plásticas estéticas, 80% são mulheres. “Os homens fazem procedimentos de ginecomastia [diminuição de mama masculina], lipoaspiração, orelha de abano, de pálpebra e também aplicação de toxina botulínica [botox]”, afirma o médico, “Mas as mulheres ainda são maioria. E as cirurgias de mama e a lipoaspiração são as mais realizadas, de acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética”.

A lipoaspiração à laser é uma novidade que encanta, mas nada supera a cirurgia de mamas, ou o popular ‘silicone’. Dr. Adorno explica que isso se deve ao baixo índice de complicações: “Nos últimos anos, vemos muitas notícias sobre complicações decorrentes da lipo, enquanto a cirurgia de mama sempre dá um bom resultado, além de aumentar a auto-estima, incluir as garotas socialmente e ajudar na busca pelo corpo perfeito”.

A idade das clientes que colocam silicone varia entre 16 e 36 anos: “Não existe uma idade mínima. A partir do momento que a menina tem as características sexuais secundárias, se seu corpo tem padrão de mulher, já colocamos. Hoje em dia aumentou muito o número de meninas que ganham a prótese como presente de quinze anos”, comenta o cirurgião. As que tem menos de 18 anos, no entanto, devem ter autorização e acompanhamento de um responsável.

Assim como em qualquer outra cirurgia, é necessário fazer um check-up completo antes das plásticas. “É preciso passar por acompanhamento com cardiologista e anestesista, e somente com a liberação deles eu posso fazer a cirurgia”, afirma Dr. Adorno, que conta também que problemas psiquiátricos como o disformismo corporal podem impedir o procedimento: “Se a menina se olha no espelho e vê algo que não é real, vê que o rosto dela é feio quando não é, e não há nada cirúrgico que eu possa fazer. Normalmente encaminho para tratamento psiquiátrico ou psicológico”, comenta.

O médico afirma, ainda, que os procedimentos são seguros e que quando as complicações são expostas na mídia, normalmente não falam sobre quem são os responsáveis: “É importante frisar que a cirurgia deve ser feita por um cirurgião plástico. Muitos médicos que não tem especialização fazem... O Conselho de Medicina orienta os pacientes a procurarem um cirurgião plástico cadastrado no respectivo CRM. 

Os preços e tipos de cirurgia, assim como tamanho da prótese e quantidade de gordura lipoaspirados dependem de cada paciente: “Existem diversos tipos de cirurgia, diversas formas de se fazer, e isso é conversado no consultório com cada um”, finaliza o médico.
Imprimir