Imprimir

Notícias / Política Cultural

Projeto Cáritas Paroquial organiza encontros semanais com crianças e leva mensagem de cultura de paz

Da Redação - Isabela Mercuri

Ensinar os valores cristãos e promover a cultura de paz são os principais objetivos do Cáritas Paroquial, projeto que existe há 13 anos em Várzea Grande e, atualmente, atende mais de quatro mil crianças em mais de 21 bairros da cidade.

Leia mais:
Prefeito e primeira-dama participam de cerimônia de encerramento da Festa do Divino em Cuiabá
'Projeto Subiu' disponibiliza aulas de futebol, basquete, artes e bateria para crianças

Ana Cristina Vieira é uma das madrinhas do programa, há sete anos, e explica que todos os sábados realiza atividades no bairro Sete de Maio: “Fazemos trabalhos culturais, peças de teatro, brincamos com as crianças”, conta, “além de alguns passeios em que alugamos ônibus e os levamos para o zoológico, para teatros infantis”.

Cada um dos bairros atendidos possui um grupo de voluntários, os chamados ‘padrinhos’ e ‘madrinhas’, que cuidam das crianças de 0 a 14 anos: “Na verdade não tem uma idade específica... crianças menores de dois anos nós recomendamos irem acompanhadas dos pais, mas a partir dessa idade podem ir sozinhas”, explica. Aos 14 anos, os adolescentes são treinados para se tornarem voluntários também.

Ana explica que o Cáridas vive de doações de empresas e também de pessoas: “A Pãe e Arte, por exemplo, é uma empresa que doa toda semana... Eles doaram um forno e doam os pães pra gente assar para o lanche dos encontros”.

Mas todo tipo de doação é bem vinda. “As pessoas podem doar seu tempo, ou coisas que não usam como lápis de cor... qualquer coisa é bem vinda”, comenta a madrinha. “Além disso, por exemplo se uma cabeleireira quer ajudar, podemos organizar um dia para cortar os cabelos das meninas, algo assim”.

Depois de sete anos no projeto, Ana conta que consegue enxergar a evolução das crianças: “Antes elas discutiam e as brincadeiras acabavam nos tapas, hoje elas são um amor umas com as outras”.

Além de ouvir subjetivamente sobre cultura de paz, as crianças também são inseridas em conversas sobre drogas, abuso sexual, violência doméstica: “Além de elas encontrarem ali alguém com quem podem contar e compartilhar alegrias e tristezas, anjos da guarda em quem podem confiar”, finaliza Ana.

Para participar, a criança deve se inscrever no local dos encontros, e é preciso ter frequência (ir todo, ou quase todo, sábado). O Cáridas Paroquial também oferece consultas odontológicas e laboratório de informática na Conferências da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Várzea Grande. A sede fica na Capela do Pissarrão, e é um espaço de lazer com parque infantil e salão para eventos que reúnem os participantes em dias de festas e palestras.

Para ajudar o projeto, obtenha mais informações pelo telefone (65) 3029-5045 / 8454-0312 (WhatsApp).
Imprimir