Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Evento estimula amamentação em público em três encontros na próxima semana

Da Redação - Isabela Mercuri

Um evento em prol da amamentação acontece em Cuiabá a partir da próxima terça-feira (18). Reunindo mães e futuras mães para darem de mamar a seus filhos, mas não só isso, o encontro busca promover a ideia de que amamentar não é ‘feio’ e deve ser feito em público sem nenhum tipo de constrangimento.

Leia mais:
Neuropsicologia é a chave pra entender relação entre o cérebro e o comportamento humano
Contrariando misticismos, cresce número de pessoas que procuram cirurgia de prótese de glúteos

De acordo com Rodrigo Carvalho, nutricionista e ativista do aleitamento materno na Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN) do Brasil, esta primeira edição do Mamaço em Cuiabá vem junto com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (que aconteceu na primeira semana de agosto) e a outro projeto, criado por ele, que promove o aleitamento materno e o parto humanizado.

“Temos visto muitas notícias de mães constrangidas em público quando vão amamentar seus filhos. Em São Paulo já existe uma lei municipal que proíbe que peçam para as mães irem para locais fechados ou banheiros... E também existe um projeto de lei tramitando no Senado. Nosso evento quer fortalecer a amamentação em espaços públicos”, explica.

O encontro não acontece em um só dia. Para “descentralizar e dar oportunidade para todos comparecerem”, segundo Rodrigo, o primeiro Mamaço Do Mato será no Gran Bazar Pac, a partir das 18h de terça. O segundo ‘Mamaço Poético’, será a partir das 19h de quinta (20) no Sesc Arsenal, e o terceiro encontro será no Parque Mãe Bonifácia, no sábado (22), a partir das 8h30 da manhã.

Nos encontros haverá pintura de barriga, roda de conversa, poesias, danças e oficinas. Dentre as oficinas está o curso de dança árabe “O resgate do feminino pelo ventre”. Rodrigo afirma que o curso resgata “a feminilidade da mulher, seus desejos e vontades que às vezes a maternidade coloca em segundo plano”.

Além deste, oficinas de “dança como celebração do vínculo mãe/bebê" e “Dançar o ventre preenchido” poderão ser feitas com a professora Nancy Ribeiro, que já trabalha com mulheres gestantes e seus bebês.

“Parece simples, mas dá resultado, até mesmo na hora de facilitar o parto. São exercícios para auxiliar a mulher que amamenta e também paa aumentar o vínculo entre ela e o bebê”, finaliza Rodrigo.

Mais informações sobre o mamaço e as oficinas na FAN PAGE.
Imprimir