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04/03/2014 - 08:34

A 100 dias da Copa do Mundo, enfim Cuiabá tem sua arena 'pronta', mas atrasos ainda preocupam

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Após quase 4 anos em obras, a Arena Pantanal está praticamente pronta para a entrega

Após quase 4 anos em obras, a Arena Pantanal está praticamente pronta para a entrega

O Brasil celebra nesta terça-feira (04), a marca de 100 dias para a abertura da Copa do Mundo. As doze cidades-sede da competição comemoram de forma discreta: seguindo recomendação do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Cuiabá colocou iluminação especial em um de seus principais pontos turísticos. Assim, a Igreja do Rosário, também conhecida por São Benedito estará com luzes nas cores verde e amarelo, como também fizeram outras sedes do Mundial 2014 em seus cartões postais. A Igreja do Rosário deverá ficar iluminada por três noites.

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Celebração à parte, a contagem regressiva de 100 dias para a Copa do Mundo na capital mato-grossense também traz apreensão, especialmente no tocante ao atraso de importantes obras da mobilidade urbana, embora o tempo seja de respirar. Nos últimos dias, o Governo do Estado comemorou muito a entrada na reta final de duas das mais importantes obras exigidas pela Fifa: a Arena Pantanal já passa pelos retoques finais e parece depender apenas do término da montagem das cadeiras para que possa receber um evento-teste.

Na última quarta-feira, em coletiva à imprensa, o governador Silval Barbosa não escondia a felicidade por ver o estádio praticamente pronto. Depois de uma visita à arena, acompanhada de diretores da Samsung brasileira, o chefe do Executivo tinha seu discurso na ponta da língua: “Acabou a fase do sufoco. Os trabalhos estão acabando por aqui. Agora é só terminar de montar as cadeiras, botar as catracas e chamar os torcedores para o jogo de inauguração que será Mixto x Santos, pela Copa do Brasil (em 2 de abril). Naquela mesma manhã, Silval acabou com a polêmica em torno do nome do estádio: “Vai se chamar Arena Pantanal Governador José Fragelli e ponto final”.

Também na semana passada, o Governo do Estado registrou uma ‘virada’ nas obras do aeroporto Marechal Rondon que pareciam estar empacadas. Em seu retorno para vistoria do terminal, na segunda-feira, o ministro da Aviação Civil, Welington Moreira Franco aplaudiu o Governo do Estado, a Infraero e o consórcio responsável pela reforma e ampliação. “Estão de parabéns. Responderam muito bem e com rapidez a nossa solicitação. Voltarei a Mato Grosso no final do mês de abril para fazer a inauguração simbólica do aeroporto”, disse o representante do Governo Federal que saiu elogiando o trabalho conjunto no aeródromo.


Obras do aeroporto Marechal Rondon: equipamentos já estão sendo instalados

Enfim, um novo ‘puxão de orelhas’ foi por ora descartado e deu lugar à confiança. “Mato Grosso me surpreendeu”, destacou Moreira Franco. No entanto, o ritmo que foi acelerado com a contratação de dezenas de operários, deverá ser mantido para que dentro de 50 dias, o aeroporto possa ter sua ‘reinauguração’. Segundo a Infraero, as obras já estão entrando em 80% da conclusão. Entretanto, o aeroporto não ficará pronto como devia para a Copa, já que o contrato ainda prevê a reforma no setor de embarque (que hoje também atende ao desembarque). Essa obra ficará para após a Copa. “Não há necessidade, por enquanto, até para não corrermos risco de transtornos durante os jogos”, admitiu Moreira Franco.

Se por um lado vibra com a conclusão da Arena Pantanal e pelo avanço impressionante da reforma do aeroporto, por outro lado, o Governo do Estado tem que colocar as barbas de molho. A 100 dias da Copa do Mundo, algumas obras ainda parecem longe do término e preocupam. É o caso da trincheira Jurumirim, que só deve ficar pronta no mês de maio, às vésperas do Mundial. Outra obra que pode ‘estourar’ o prazo é o complexo viário do Tijucal que ainda está na fase de escavações da trincheira. Na semana passada, em meio à euforia da visita positiva do ministro Moreira Franco ao aeroporto, a queda de uma parte de um muro lateral, devido às chuvas, ofuscou a alegria da Secopa. Embora a construtora responsável por essa obra afirme que o cronograma não deve ser comprometido, perdeu-se a confiança no cumprimento do prazo de entrega para o mês de maio.

Mas não são as trincheiras que mais tiram o sono do governador Silval Barbosa. A construção dos COT’s (Centro Oficiais de Treinamento) da Barra do Pari (Várzea Grande) e UFMT (Cuiabá), segue em compasso lento e assustam as projeções do Governo. E com razão: os COT’s são uma exigência da Matriz de Responsabilidades da Fifa para a Copa. Não há plano B para os COT’s. O Estado terá que disponibilizar os dois centros de treinamento a tempo da Copa do Mundo, sob a pena de sofrer um vexame internacional.


Obras do COT da UFMT: atraso preocupante

Das 56 obras do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo, apenas 11 foram entregues. O Governo tem menos de três meses para inaugurar quase todas as restantes até o final do mês de maio. Apenas a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ficar para depois do Mundial. O cronograma de conclusão dessa obra foi reajustado para dezembro deste ano, mas ao menos um trecho deve ser entregue antes do Mundial. O Governo do Estado pactuou com o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, a entrega do trecho Aeroporto-Porto, antes do Mundial. Em fevereiro a obra apresentou um avanço significativo com a implantação dos primeiros metros de trilho, sobre o viaduto do aeroporto.


Trilhos do VLT são colocados sobre o viaduto do aeroporto

Depois de algumas obras inauguradas apresentarem falhas, o Governo do Estado acordou. Aborrecido com construtoras devido a defeitos verificados em obras como a trincheira Ciríaco Cândia (infiltrações), rotatória do Santa Rosa (fissuras e rachaduras na parede), pavimentação da avenida Quidauguro Fonseca (afundamento de pista seguido de pequeno desmoronamento em obra de drenagem), o governador Silval Barbosa interrompeu as inaugurações, até que tenha a certeza de que todas as obras praticamente concluídas tenham a qualidade exigida. O chefe do Executivo determinou um ‘pente fino’ por engenheiros e especialistas em 15 obras antes da entrega.

Com esses problemas, a maioria das inaugurações deve mesmo ficar para as vésperas do Mundial. Uma fonte ligada ao Palácio Paiaguás informou ao Olhar Copa que apenas três grandes obras devem ser entregues neste mês: as trincheiras Santa Isabel (Verdão) e Santa Rosa e duplicação da avenida Mário Andreazza.

“Temos pouco tempo pela frente. Cem dias passam rápido e já estamos em contagem regressiva há muito tempo. A ordem agora é celeridade para que todas as obras sejam concluídas dentro do prazo contratado. Algumas, sabemos que devem ficar prontas no mês de maio. Mas, não abriremos mão de nossa principal exigência que é a qualidade. Não vamos tolerar atrasos e nem trabalho mal feito”, disparou o governador.

Arena Pantanal, quase pronta


Arena Pantanal recebeu as traves no final da semana passada

Já na reta final de suas obras, a Arena Pantanal, orçada em R$ 520 milhões e considerada a principal exigência da Matriz de Responsabilidades da Fifa para Cuiabá, já recebe os retoques finais, antes da entrega, nos próximos dias, pela construtora Mendes Júnior. Palco de quatro jogos na Copa do Mundo de 2014 - Chile x Austrália, Nigéria x Bósnia, Rússia x Coréia do Sul e Colômbia x Japão - o estádio recebeu as traves na semana passada e deve ser demarcada nas próximas horas. Segundo a Secopa, a obra já está 97% finalizada. O governador Silval Barbosa, em sua última visita ao canteiro de obras, disse que "está praticamente tudo pronto. Falta só terminar a instalação das cadeiras, fazer a limpeza e receber os torcedores".

Confira como está a obra:

Cadeiras: Com mais de 12 mil cadeiras na Arena Pantanal, a previsão é que todos os 41.390 assentos esportivos para o modo evento estejam instalados até o fim do mês de março. De acordo com o cronograma da Kangoo, empresa responsável pela instalação dos assentos esportivos, até o término da primeira semana do mês de março começa a instalação das cadeiras na área VIP e nos camarotes, além da composição do mosaico com o outro tom de azul nas arquibancadas.

Vestiários: Com toda a instalação dos chuveiros e torneiras concluídas e a colocação dos boxes realizados, o próximo passo é a instalação do mobiliário esportivo nos quatro vestiários da Arena Pantanal. Sob a responsabilidade da kangoo, os 54 armários já estão no estoque da empresa na Arena Pantanal.

Banco de reserva: Também já estão na Arena Pantanal os 55 assentos esportivos que compõem os bancos de reserva e os bancos dos juízes. Os assentos serão instalados na lateral oeste do estádio e a previsão é que nos próximos dias sejam instalados.

Sistema de som:Na última semana foram instalados os 16 clusters nos pórticos de cobertura. Cada composição é formada por 3 caixas de som, cada caixa de som poderá reproduzircerca de 500 W.

Telões: Com aproximadamente 76 m2 aproximadamente cada, os dois telões já foram instalados e testados.

Catracas: O consórcio CLE, responsável pela instalação das catracas na Arena Pantanal, já começou a execução dos trabalhos. Ao todo já foram instaladas 20 das 79 catracas para acesso dos espectadores. Das 79 catracas, 10 são para portadores de deficiências.

Camarotes: Após a finalização da construção, os camarotes passam pelo processo de limpeza e instalação de vidros e portas automáticas. Ao todo a Arena Pantanal terá 97 camarotes com capacidade para 1.624 pessoas.

A Arena Pantanal irá receber os jogos da Copa do Mundo 2014. No dia 13 de junho a partidainaugural é entreChile x Austrália, dia 17/06 duelam Rússia x Coréia do Sul. Nigéria x Bósnia se enfrentam no dia 21/06 e o último jogo do Mundial será entre Japão x Colômbia dia 24/06.

CONFIRA COMO ESTÃO OUTRAS OBRAS IMPORTANTES DA COPA EM CUIABÁ

Aeroporto Marechal Rondon (reforma)

• Construção: Consórcio Marechal Rondon
• Custo: R$ 77.289.283,09 milhões
• O que é: Terminal de transporte aéreo para aeronaves de pequeno, médio e grande porte
• Onde: início da avenida Ipase, em Várzea Grande
• Como está: fase de acabamento
• Prazo: 31 de abril de 2014
• Status: 70% concluida (dados da construtora)

Trincheira Jurumirim/Trabalhadores

• Construção: Consórcio Sobelltar-Secopa
• Custo: R$ 39.345.540,47
• O que é: passagem semi-subterrânea e elevada para veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil na entrada da avenida Jurumirim
• Como está: concretagem de paredes, atirantamento de muros, escavações da segunda etapa, lançamento de vigas
• Status: 57,09% concluida (dados não atualizados)

Complexo Viário do Tijucal

• Construção: Consórcio EEF
• Custo: R$ 30.141.135,72
• O que é: rotatória para acesso de veículos com plataformas de níveis inferior e superior
• Onde: Trevo do Tijucal, nas proximidades do mercado Atacadão
• Como está: construção das cabeceiras do viaduto e escavações de trincheira
• Prazo: maio/2014
• Status: 44,70% concluida (dados não atualizados)

Trincheira Santa Isabel (Verdão)


• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 20.877.984,44
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil nas imediações do Corpo de Bombeiros (Verdão)
• Como está: fase de pavimentação e retoques finais
• Prazo: março de 2014

Trincheira Santa Rosa

• Construção: Camargo Campos Engenharia
• Custo: R$ 23.374.107,80
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil no trevo do bairro Santa Rosa nas proximidades do Goiabeiras Shopping
• Como está: rotatória da avenida Antarctica já foi entregue. Obra em fase de acabamento
• Prazo: abril de 2014

Viaduto do Despraiado

• Construção: Consórcio Atracon
• Custo: R$ 18.974.928,43
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia
• Como está: entregue

Trincheira Ciríaco Cândia

• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 5.879.619,75
• O que é: passagem em círculo para ligação entre as avenidas Ciríaco Cândia e Miguel Sutil
• Onde: avenida Miguel Sutil no encontro com a Ciríaco Cândia
• Como está: entregue

Viaduto Dom Orlando Chaves

• Construção: Sanches Tripoloni
• Custo: 16.723.705,93
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida da FEB no trecho de fim da avenida Miguel Sutil
• Como está: fase de acabamento, construção de cabeceiras e serviços de drenagem
• Prazo: abril de 2014

Duplicação da Estrada da Guarita

• Construção: Agrimat Engenharia
• Custo: R$ 29.220.521,04
• O que é: via interligando Cuiabá ao centro de Várzea Grande
• Onde: trecho compreendido entre o entroncamento com a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e Passagem da Conceição, localizado nos bairros Guarita I e II, município de Várzea Grande-MT
• Como está: fase de pavimentação asfáltica
• Extensão: 8,4 quilômetros

Duplicação da Rodovia Mário Andreazza

• Construção: Agrimat Engenharia
• O que é: nova via para facilitar o acesso entre Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: entre a avenida Miguel Sutil, em Cuiabá e Trevo do Lagarto, em Várzea Grande
• Como pavimentação
• Prazo: 11/2013

COT Barra do Pari (Várzea Grande)

• Construção: Consórcio Pari
• Custo: R$ 25.535.184,42
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: Barra do Pari (Estrada da Guarita)
• Como está: fase de construção de estrutura
• Prazo: abril de 2014

COT da UFMT

• Construção: Consórcio Campus Universitário
• Custo: R$ 15.860.605,12
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: campus da Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: erguimento da torre e construção de estrutura
• Prazo: março de 2014

Veículo Leve sobre Trilhos - VLT

• Construção: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande
• Custo: R$ 1,47 bilhão
• O que é: Veículo Leve sobre Trilhos (metrô de superfície) que servirá de modal do transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: Cuiabá e Várzea Grande com ligação em dois ramais, sendo CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro com 33 estações
• Como está: fase de acabamento nas trincheiras e viadutos; escavações da via permanente; sondagens para nova trincheira
• Prazo: 03/2014
• Status: 37,98% concluida (dados não atualizados)

OBRAS DO VLT

Rotatória do Zero Km


• O que é: trincheira para cruzamento e contorno de veículos e passagem do VLT
• Onde: bairro Zero Km em Várzea Grande, nas proximidades da cabeceira do aeroporto Marechal Rondon
• Como está: em fase de concretagem e acabamento

Viaduto da Sefaz

• O que é: viaduto em forma de ferradura para contorno de veículos
• Onde: defronte à Sefaz, nas proximidades do shopping Pantanal
• Como está: concluído

Viaduto ferroviário da MT-040

• O que é: viaduto para passagens de VLT
• Onde: rotatória de início da MT-040, que liga ao Parque Cuiabá
• Como está: Parte superior entregue; parte inferior em fase de acabamento

Viaduto da UFMT

• O que é: viaduto para passagem do VLT e veículos
• Onde: Trecho entre o shopping Três Américas e Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: parte superior entregue; parte inferior em obras na fase de acabamento

Ponte sobre o Rio Coxipó

• O que é: Ponte rodoferroviária para passagem de carros e trens do VLT
• Onde: avenida Fernando Correa da Costa sobre o Rio Coxipó
• Como está: fase de erguimento dos pilares que sustentarão a ponte

Duplicação de ponte sobre o Rio Cuiabá

• O que é: Ponte rodoferroviária para passagem de carros e trens do VLT
• Onde: Porto, no encontro das avenidas XV de Novembro e FEB (VG) sobre o Rio Cuiabá
• Como está: fase de lançamento das vigas

Trincheira Luis Felipe

• O que é: passagem em nível inferior e superior para carros e trens do VLT
• Onde: avenida do CPA nas proximidades do viaduto da Sefaz
• Como está: fase de escavações

Viaduto do Aeroporto

• O que é: passagem elevada ferroviária para trens do VLT
• Onde: em frente ao Aeroporto Marechal Rondon
• Como está: fase de acabamento e preparação de cabeceiras

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Luiz Guimarães Falquetti, em 05/03/2014 às 15:11
essas obras vao ser uma vergonha durante a copa, pena que a imprensa que poderia ajudar divulgando mas se falar mal do governo perde os contratos de publicidade. Quero ver quando sair a matéria por imprensa de fora ai vai ser uma vergonha, eles em cuiaba nao viram teve que vir jornalista de fora para divulgar a palhaçada.
por Zé da Silva, em 05/03/2014 às 10:07
Esse tal joel i. monteiro deve ser mais um dos que vivem de favores do governo. Só ele está parabenizando o governador. Bem, talvez seja um bolsista-esmola do PT, que é coligado ao PMDB. Tem isso também né?
por Weverton, em 04/03/2014 às 12:44
Também acreditei e apoiei no início, convidei parentes e amigos de outros estados, hoje peço que não venham, que visitem outra cidade sede, é óbvio que vamos passar vergonha, a cidade vai ficar cheia de tapume a população revoltada vai pichar e o que era feio vai ficar horrível, sem falar que as obras concluídas além de mal acabadas não passam confiança.. pena, e olha que sou muiiito otimista heim.
por Bruno, em 04/03/2014 às 11:46
É impressionante como ainda tem gente para dar parabéns! Eu fui um dos que acreditei, e assumo minha ilusão e decepção.
por joel i. monteiro, em 04/03/2014 às 09:07
Parabéns Governador enquanto a oposição critica seguimos em frente no nossos deveres.?
por joaoderondonopolis, em 04/03/2014 às 08:55
Se esta obra meia boca resistir até a copa ta bom.
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