Notícias / Copa 2014

14/05/2014 - 10:13

Feirantes do Verdão fazem protesto em frente à Prefeitura contra retirada e distribuem alimentos; fotos

Da Redação - Laura Petraglia / Da Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto

Feirantes do Verdão fazem protesto em frente à Prefeitura contra retirada e distribuem alimentos; fotos
Centenas de permissionários do sistema atacadista de Cuiabá realizaram protesto em frente à Prefeitura de Cuiabá por conta da retirada deles da central atacadista, localizada no Verdão. A central atual será demolida para a construção de um estacionamento visando a Copa do Mundo.

Definida área para transferência dos feirantes do Verdão
Sem garantias, feirantes do Verdão ameaçam resistir a remoção

Em frente à Prefeitura, os permissionários distribuiram frutas, verduras e farinha, enquanto aguardavam para serem atendidos pelo prefeito Mauro Mendes (PSB). Por conta disto, várias filas se formaram. Segundo apurou o Olhar Copa, eles protestam por conta da retirada abrupta do local, que começa a ser feita até o dia 21.

"Nós já temos o local, porém, estamos pedindo um prazo maior até que as adequações lá sejam feitas. Um engenheiro que foi até o distrito constatou que serão necessários pelo menos 60 dias para que possamos nos mudar para lá. Queremos ir de uma maneira organizada", revelou o atacadista Arlindo de Almeida.

"Não somos apenas nós os prejudicados. Caso os nossos pedidos não sejam atendidos, a população também irá sofrer durante a Copa com um possível desabastecimento", afirma Arlindo. Os atacadistas ainda questionam o dinheiro gasto em poucas coisas, como por exemplo o gasto de R$ 4.700.000,00 gastos em dois galpões apenas. Eles pediram que o Ministério Público Federal (MPF) investigue o caso.

Muitos dos trabalhadores do Verdão afirmam que possuem máquinas que precisam ser desmontas para retirada e que isso demanda mais tempo. Além disso, alegam que o local para onde serão remanejados, localizado do Distrito Industrial, é inadequado para recebê-los.

O local para onde serão transferidos é onde funcionava a extinta Companhia de Armazéns e Silos de Mato Grosso (Casemat). A transferência dos comerciantes foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Mauro Mendes junto à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa).

"Todos querem um espaço justo, com condições necessárias para abastecer o comércio cuiabano. Acredito que o prefeito ainda não tem o conhecimento do que se passa com os atacadistas, as duas partes precisam dialogar para encontrar a melhor saída", discursou o vereador Dilemário Alencar (PTB). O prefeito Mauro Mendes, irá se reunir com os trabalhadores nesta quinta-feira (15), ás 17 horas.

O segmento atacadista de hortifrutigranjeiros da capital é responsável por abastecer de frutas e verduras de todos os supermercados e feiras livres da grande Cuiabá, e a maioria dos comércio nos demais municípios de Mato Grosso. Este setor na capital comercializa a produção de mais de 2.000 pequenos produtores. Segundo eles, 90% do comércio é abastecido pelo local.

O terminal Atacadista de Cuiabá é o principal centro de distribuição deste setor, com 10.000m² de área de venda, mais de 200 empresas que geram 1.200 empregos diretos. A TAC é uma área pública do município de Cuiabá, Instalado desde 1994 neste local, em caráter provisório.

Atualizada ás 11h32
por selma alves, em 14/05/2014 às 19:06
Foi uma manifestação pública, muito organizada e louvável, quero parabenizar esses trabalhadores que na sua indignação, abençoarão famílias carentes com as doações. Eu vi pessoas saindo satisfeita. Quero desejar a estes feirantes boa sorte em suas reivindicação.
por Patricia, em 14/05/2014 às 13:06
O proximo gestor do Estado esta ferrado. O Brasil é uma Republica, não uma Confederação. Decisões tomadas nos Estados provém do aval do gestor nacional. Aí aparece a figura "ilustrativa" da nossa querida Dilma. O famoso legado mencionado nada mais será que elefantes brancos espalhados pela cidade e a população decaindo de classe economica, pois o que será de aumentos, quem viver verá.
por José Bonifácio, em 14/05/2014 às 11:26
Veja a clara prova da incompetência administrativa que se encontra nosso estado. Governador, secretários e deputados incompetentes Prefeito, vereadores e secretários municipais incompetentes Faltando menos de 30 dias para o início dos jogos, ainda não foram capazes de resolver a situação dos feirantes! Fora cambada, não vamos votar em ninguém dos atuais.
por marcus vinicius, em 14/05/2014 às 11:15
Eles reclamam que o local é inadequado? E onde eles estão então seria o que? Local insalubre, fede, sujo, com esgoto e sujeira pra todo lado. quem conhece aquele local sabe que estou falando. Qualquer lugar será melhor que aquele, pq pior que esta nao pode ficar.
por Carlos Nunes, em 14/05/2014 às 10:57
É lógico, evidente, que temos que ficar ao lado dos feirantes, que usam lá o espaço para ganhar o suado pão nosso de cada dia. Do outro lado está a FIFA, uma instituição privada capitalista, que chegou com a conversa mole prá boi dormir e até agora já conseguiu: MUDAR as nossas leis a seu favor e de seus patrocinadores, sem meter a mão no próprio bolso para nada, fez a turma trabalhar com DINHEIRO PÚBLICO para montar todo o Circo (as Arenas), e ainda vai sair com um lucro bilionário, mais de 5 BILHÕES(deve ser muito mais). Quando a Lei da Copa foi apresentada para ser votada no Congresso, o senador Cristovam Buarque fez um discurso e disse que a lei atentava até contra a Soberania Nacional. Aliás seria bom a Imprensa pegar O ACORDO QUE FOI ASSINADO COM A FIFA + a LEI DA COPA, distrinchá-la, esmiuchá-la em linguagem bem popular e mostrar para o povo, como o cara que assinou o acordo com a FIFA só deu VANTAGENS E MAIS VANTAGENS para uma instituição privada capitalista - mas tem que mostrar nos mínimos detalhes. Aí nós, os eleitores, vamos ficar sabendo Por que o senador Cristovam Buarque disse que ATENTAVA CONTRA A SOBERANIA NACIONAL? Tem que mostrar tudo isso antes das Eleições, pois Eleição é igual casamento, quando o padre diz: se alguem tem alguma coisa a declarar QUE FALE AGORA, ou se cale para sempre.
por Cidadão Indignado, em 14/05/2014 às 10:45
Por que não protestam na SECOPA e no PALÁCIO DO GOVERNO DE MT? No fundo, quem são os grandes culpados por tudo isso é a INCOMPETÊNCIA DESSE GOVERNO ESTADUAL!!! É INACREDITÁVEL QUE UMA TRINCHEIRA COMO A DO SANTA IZABEL E ATÉ MESMO A DO SANTA ROSA E JURUMIRIM LEVEM 3 OU 4 ANOS PRA FICAREM PRONTAS!!! ISSO É ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA!!! QUANTO À FEIRA DO VERDÃO, SE O MUNICÍPIO JÁ ARRUMOU O ESPAÇO E ESTÁ FINALIZANDO A CONSTRUÇÃO, O ESTADO PODERIA TAMBÉM AGILIZAR A MUDANÇA. MAS NÃO, PRA QUE FACILITAR SE PODEM DIFICULTAR!!!
Sitevip Internet