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08/05/2013 - 07:30

A 400 dias do Mundial, obras ganham novo ritmo em Cuiabá e Várzea Grande; Confira aqui

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

A 400 dias do Mundial, obras ganham novo ritmo em Cuiabá e Várzea Grande;  Confira aqui
Faltando 400 dias para a Copa de 2014, as empreiteiras que atuam na execução das obras do Mundial em Cuiabá e Várzea Grande ‘apertaram o cinto’ animadas com o fim do período chuvoso. Após o duro relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que apontou atraso na maioria das intervenções da Copa e a forte pressão do Governo do Estado que exige o rigoroso cumprimento do cronograma sob a pena de aplicar novas multas, as construtoras mostraram trabalho nas últimas semanas.

Veja como estão as obras da Copa em Cuiabá (maio de 2013)
Confira panorama das obras da Copa do Mundo em abril de 2013

As obras da mobilidade urbana foram as que mais apresentaram evolução no balanço apresentado no final do mês apontando para um cenário mais otimista. As obras na Arena Pantanal, agora sob a responsabilidade de apenas uma construtora (Mendes Júnior), ultrapassaram 62% da conclusão, sem contar as medições do mês de abril.

Após a montagem das arquibancadas, os trabalhos agora se concentram na instalação das torres que sustentarão a cobertura. Ao mesmo tempo estão sendo executadas as obras de acabamento interno – elétrica e hidráulica – além dos dutos do ar condicionado. No próximo mês começa a plantação da grama. A construção dos COT’s (Centro Oficiais de Treinamento) já está a vapor. Na semana passada as máquinas começaram a remoção de terra no antigo campo da Universidade Federal de Mato Grosso.

Veja passo a passo a execução das obras da Copa em Cuiabá e VG


As obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon também mostraram notável progresso com as fundações e erguimento dos pilares. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos também entrou em nova etapa com a contratação de mais uma frente de trabalho que já está atuando na remoção dos canteiros para a instalação dos trilhos. Esses trabalhos foram intensificados nos últimos dias e já é possível ver os canteiros centrais recebendo o tratamento técnico.

As demais obras da mobilidade urbana também seguem em nível satisfatório. Depois da retomada por novas empresas, as obras nas trincheiras Santa Rosa, Verdão e Mário Andreazza entraram em novas etapas. O trevo do Santa Rosa foi fechado para o início das escavações da segunda etapa. A intervenção que mais avançou foi a trincheira Andreazza, que já está nos trabalhos de compactação de solo para a pavimentação, que é a última escala antes da entrega. Essa obra já está mais de 90% finalizada e assumiu a liderança das principais construções do Mundial em Cuiabá pela celeridade. Deve ser a primeira obra entregue à população.

O panorama animador estimulado pelo fim das chuvas trouxe tranqüilidade à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), após um final de ano com muitas turbulências. O secretário Maurício Guimarães ressaltou o avanço das obras em Cuiabá e Várzea Grande e reforçou seu discurso de que ‘até o final do ano todas as obras, incluindo o aeroporto e a nova arena estarão concluídas e inauguradas’.

A exceção é o VLT que teve cronograma ajustado para o mês de março de 2014 e hoje representa a principal preocupação da opinião pública. Sua operação está prevista para ter início em junho, às vésperas da abertura da Copa do Mundo. “Até junho o VLT vai estar rodando em Cuiabá e tanto o Governo do Estado como a população podem ficar seguros de que cumpriremos com o compromisso”, prometeu o gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernado Orsini ao assegurar que as obras do novo modal estão dentro do cronograma e ganharão mais celeridade nos próximos dias.

Orsini informou que a primeira composição já está pronta e em fase de testes na cidade de Zaragoza (Espanha), onde estão sendo fabricados os trens e trilhos do VLT Cuiabano. Segundo o gerente, ainda neste mês a segunda composição estará concluída e em testes. Ele garante que em agosto estes dois primeiros VLTs chegam a Cuiabá.

Sob esse panorama positivo e animador o Governo chega à marca dos 400 dias para a Copa com a confiança de que está conseguindo atingir as metas e de que as promessas serão cumpridas. No entanto, por trás dos avanços, a Secopa reconhece que muitas obras estão atrasadas e que a construção das trincheiras preocupa.

Confira um Raio-X das principais obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande


 Arena Pantanal

• Construção: Construtora Mendes Júnior
• Custo: R$ 420 milhões
• O que é: Arena Multiuso com a finalidade principal de sediar quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, receber jogos do Campeonato Estadual, amistosos, shows e outros eventos
• Onde: Bairro Verdão ao lado do ginásio Aecim Tocantins
• Como está: instalação de torres de cobertura, dutos de ar condicionado, partes elétrica e hidráulica
• Prazo: outubro de 2013
• Status: 62,2% concluido

Aeroporto Marechal Rondon (reforma e ampliação)

• Construção: Consórcio Marechal Rondon
• Custo: R$ 77.289.283,09 milhões
• O que é: Terminal de transporte aéreo para aeronaves de pequeno, médio e grande porte
• Onde: início da avenida Ipase, em Várzea Grande
• Como está: etapa de trabalho com solo, erguimento de colunas
• Prazo: 31 de dezembro de 2013

Veículo Leve sobre Trilhos - VLT

• Construção: Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande
• Custo: R$ 1,47 bilhão
• O que é: Veículo Leve sobre Trilhos (metrô de superfície) que servirá de modal do transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande
• Onde: Cuiabá e Várzea Grande com ligação em dois ramais, sendo CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro com 33 estações
• Como está: erguimento de colunas nas trincheiras
• Prazo: 03/2014
• Status: 14,2% concluida

OBRAS DO VLT

Rotatória do Zero Km

• O que é: trincheira para cruzamento e contorno de veículos e passagem do VLT
• Onde: bairro Zero Km em Várzea Grande, nas proximidades da cabeceira do aeroporto Marechal Rondon
• Como está: em fase de escavações e concretagem
• Prazo: 08/2013

Viaduto da Sefaz

• O que é: viaduto em forma de ferradura para contorno de veículos
• Onde: defronte à Sefaz, nas proximidades do shopping Pantanal
• Como está: obras na fase de erguimento de colunas e rampa
• Prazo: 10/2013

Viaduto ferroviário da MT-040

• O que é: viaduto para passagens de VLT
• Onde: rotatória de início da MT-040, que liga ao Parque Cuiabá
• Como está: obras na fase de remoção de terra e erguimento de colunas
• Prazo :10/2013

Viaduto da UFMT

• O que é: viaduto para passagem do VLT e veículos
• Onde: Trecho entre o shopping Três Américas e Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: obras na fase de concretagem e lançamento de vigas
• Prazo: 10/2013

Trincheira Jurumirim/Trabalhadores

• Construção: Consórcio Sobelltar-Secopa
• Custo: R$ 39.345.540,47
• O que é: passagem semi-subterrânea e elevada para veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil na entrada da avenida Jurumirim
• Como está: concretagem de paredes, atirantamento de muros, escavações da 2ª etapa
• Prazo: 11/2013
• Status: 35,9% concluida

Complexo Viário do Tijucal

• Construção: Consórcio EEF
• Custo: R$ 30.141.135,72
• O que é: rotatória para acesso de veículos com plataformas de níveis inferior e superior
• Onde: Trevo do Tijucal, nas proximidades do mercado Atacadão
• Como está: em fase de concretagem de tubulões e lançamento de vigas
• Prazo: 12/2013
• Status: 26,36% concluida

 Trincheira Verdão (Santa Isabel)

• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 19.968.950,54
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil nas imediações do Corpo de Bombeiros (Verdão)
• Como está: em fase de escavações e concretagem de paredes
• Prazo: 09/2013
• Status: 20,4% concluida

Trincheira Santa Rosa

• Construção: Camargo Campos Engenharia
• Custo: R$ 23.374.107,80
• O que é: via de cruzamento semi-subterrâneo
• Onde: avenida Miguel Sutil no trevo do bairro Santa Rosa nas proximidades do Goiabeiras Shopping
• Como está: obra em fase de concretagem de paredes, início de perfurações da segunda etapa
• Prazo: 09/2013
• Status: 20,4% concluida

Viaduto do Despraiado

• Construção: Consórcio Atracon
• Custo: R$ 18.974.928,43
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil nas proximidades do Parque Mãe Bonifácia
• Como está: acabamento e preparação para pavimentação
• Prazo: 05/2013
• Status: 68,6% concluida

Trincheira Mário Andreazza (Ciríaco Cândia)

• Construção: Métrica Construções
• Custo: R$ 7.032.135,72
• O que é: passagem de nível subterrâneo para contorno rápido de veículos
• Onde: avenida Miguel Sutil no encontro com a rodovia Mário Andreazza
• Como está: preparação para pavimentação e acabamento
• Prazo :03/2013
• Status: 86,9% concluida

Viaduto Dom Orlando Chaves

• Construção: Sanches Tripoloni
• Custo: 16.723.705,93
• O que é: passagem elevada de veículos
• Onde: avenida da FEB no trecho de fim da avenida Miguel Sutil
• Como está: fase de instalação de tubulões e colunas
• Prazo :09/2013
• Status: 8,6% concluida

 Duplicação da Estrada da Guarita

• Construção: Agrimat Engenharia
• Custo: R$ 29.220.521,04
• O que é: via interligando Cuiabá ao centro de Várzea Grande
• Onde: trecho compreendido entre o entroncamento com a Avenida Ulisses Pompeu de Campos e Passagem da Conceição, localizado nos bairros Guarita I e II, município de Várzea Grande-MT
• Como está: fase de terraplenagem e compactação de solo
• Prazo: 10/2013
• Extensão: 8,4 quilômetros
• Status: 33,4% concluida

Duplicação da Rodovia Mário Andreazza

• Construção: Agrimat Engenharia
• Custo:
• Construção: Engerondon
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: Barra do Pari (Estrada da Guarita)
• Como está: fase de movimentação de terra e fundações
• Prazo: 11/2013
• Status: 25%

COT Barra do Pari (Várzea Grande)

• Construção: Engerondon
• Custo: R$ 25.535.184,42
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: Barra do Pari (Estrada da Guarita)
• Como está: fase de movimentação de terra e fundações
• Prazo: 11/2013
• Status: 4%

COT da UFMT

• Construção: Engerondon
• Custo: R$ 25.535.184,42
• O que é: campo para treino de seleções durante o Mundial
• Onde: campus da Universidade Federal de Mato Grosso
• Como está: fase de movimentação de terra
• Prazo: 11/2013
• Status: 2%

OUTRAS OBRAS

Duplicação da Avenida Juliano Costa Marques
• Construção: Engeglobal
• Custo: R$ 2.436.589,99
• Prazo: 02/2013
• Status: 98%

Ponte sobre o Córrego Gumitá
• Construção: Base Dupla
• Custo: R$ 863.639,96
• Status: 100%

Pavimentação da Av. Camboriú/Cabeceiras
• Construção: Nhambiquaras
• Custo: R$ 2.083.859,58
• Prazo: 02/2013
• Status: 98%

Pavimentação da Avenida Itaparica
• Construção: Dínamo Construtora
• Custo: R$ 1.674.419,63
• Prazo: 05/2013
• Status 32%

Prolongamento da Avenida dos Eucaliptos
• Construção: Base Dupla
• Custo: R$ 1.727.813,99
• Prazo: 02/2013
• Status: 73%

Ponte sobre o Rio Coxipó (Rua dos Eucaliptos)
• Construção: CIBE
• Custo R$ 3.994.333,33
• Prazo: 02/2013
• Status: 95%

Ligação das avenidas Antônio Dorilêo e Beira Rio
• Construção:Três Irmãos
• Custo: R$ 7.884.001
• Prazo: 05/2013
• Status: 37%

Ponte sobre o Rio Coxipó (Av. Ant. Dorilêo)
• Construção: Atrativa Engenharia
• Custo: R$ 5.156.718,23
• Prazo: 05/2013 Status: 85%

Ponte sobre o Rio Pari
• Construção: Atrativa Engenharia
• Custo: R$ 2.911.105,65
• Prazo: 02/2013
• Status: 90%

Pavimentação de ruas/entorno da Arena Pantanal
• Construção: Três Irmãos
• Custo: R$ 10.168.145,03
• Prazo: 05/2013
• Status: 2%

Restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal
• Construção: Três Irmãos Eng.
• Custo: R$ 2.810.777,29
• Prazo: 07/2013
• Status: 14%

Restauração de ruas no entorno da Arena Pantanal
• Custo: R$ 19.849.814,45
• Prazo: 10/2013
• Status: 2%

Construção da Avenida Parque Barbado
• Trechos 1 e 2: Projeto está em elaboração

Duplicação da Estrada do Moinho
• Construção: Consórcio Trimec
• Status: aguardando ordem de serviço

Exibindo de "01" à "10" do total de "11"

por Rolf Hans, em 09/05/2013 às 07:56
Cuiabá / Mt está demonstrando total incapacidade e desleixo em tocar obras.......dá vergonha e tristeza ver as obras paradas, sem nenhum funcionário trabalhando nos finais de semana/ feriados/ turnos extra......Jogaram uma boa oportunidade fora.......agora ´e esperar e passar VERGONHA..........
por Marcelo Almeida, em 08/05/2013 às 16:27
E as pontes sobre os rios Cuiabá e Coxipó por onde passarao as linha do VLT quando vão começar, ou se esqueceram que o trem vai ter que atravessar esses rios?
por toto, em 08/05/2013 às 15:36
UMA COISA EU LAMENTO NAS ATITUDES DA DILMA EM DAR CONDIÇÕES A SEMI ANALFABETO TER COMUNICAÇÃO VIA COMPUTADOR PORQUE A GENTE LÊ TANTA BOBAGEM NAS POSTAGENS QUE CHEGA A IRRITAR. DEIXEM OS HOMENS TRABALHAREM GENTE QUEM NÃO ESTIVER CONTENTE QUE SE MUDE MAS PAREM DE POSTAR CRITICAS!
por Carijó, em 08/05/2013 às 15:33
Este viaduto da Sefaz, mas parece a Ferradura do meu cavalo Pangaré.
por Paulo Manjah, em 08/05/2013 às 15:17
O viaduto da Sefaz esta parecendo um Escorregador de Tobogan, estou sempre conferindo aki na frente e tomando uma...Geladaaaaaaaaaaaaa!!!
por Papagaio, em 08/05/2013 às 14:03
E os urubus e corvos que acham que NADA dá certo começam a roer as unhas com os bicos, depois de meses agourando. E o medo de verem as obras inauguradas antes da copa, hein, hein?!!!
por Paulo, em 08/05/2013 às 13:47
Engraçado que continuo não exergando esse avanço, passo por lá para ver aonde e não consigo, deve ser subterraneo, as obras estão iguais a 3 meses atras
por Raul, em 08/05/2013 às 10:28
Estranho que em nenhum momento se fala do viaduto que devera ser feito na Fernanco Correa com a Beira Rio.
por Paulo Boss, em 08/05/2013 às 09:36
O viaduto da SEFAZ mais parece uma rampa de skate.
por Pedro Rocha, em 08/05/2013 às 08:49
Acho que o site não deveria ter publicado esta reportagem. Porque vai aparecer um montão de juiz (estes burrocratas inuteis) querendo proibir o avanço das obras e do VLT. Como adoram aparecer, esses engomadinhos do judiciario e do ministério público (parasitas do dinheiro público) que não fazem nada, vou dar um jeito de atrapalhar a vida do cidadão, que sonha com estas obras.
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