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23/04/2014 - 08:41

A 50 dias da Copa, entrega de obras a tempo é incógnita em Cuiabá; veja o panorama

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues

Centro de Operações do VLT: obra que abrigará trens ainda está em construção

Centro de Operações do VLT: obra que abrigará trens ainda está em construção

Faltam exatamente 50 dias para a bola rolar na Copa do Mundo de 2014. Sob o risco de ver obras inacabadas durante o evento por causa de atrasos no cronograma, o Governo do Estado corre contra o tempo para entregar as principais obras da mobilidade urbana. A considerar o ritmo das obras, ao menos três intervenções prometidas para o mês de maio estão na iminência de não ficarem prontas a tempo da Copa do Mundo: Complexo Viário de Tijucal e as trincheiras Jurumirim e Santa Rosa. Já é certo que a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a reforma do setor de embarque do aeroporto Marechal Rondon só serão concluídas após o Mundial.

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Admitindo forte preocupação com as obras e sentindo o desgaste devido aos atrasos, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães declarou, nesta terça-feira (22), que além do VLT e do aeroporto, mais duas obras ficarão para término depois da Copa do Mundo. São elas o viaduto sobre o Rio Coxipó, na avenida Beira Rio e a trincheira Luis Felipe, na avenida do CPA. Essas duas obras fazem parte do ‘pacote’ do VLT.

Com o realinhamento do cronograma do VLT para entrega em dezembro deste ano, o consórcio responsável pela implantação do novo modal ganhou fôlego, mas passou a trabalhar sob a pressão de que ‘esse é o último prazo’. Embora especialistas afirmem que a implantação do VLT em Cuiabá não deve ficar totalmente pronta antes de 2016, o Governo do Estado e o consórcio VLT mantiveram a palavra de entregar o sistema rodando em suas duas linhas na íntegra – Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro.

O panorama das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande a 50 dias do Mundial não é dos mais animadores. Obras de duplicação, alargamento e desvios, não preocupam. Do conjunto de trincheiras e viadutos, apenas três foram entregues até agora – viadutos do Despraiado e Sefaz e trincheira Ciríaco Cândia. As demais obras foram entregues parcialmente como o viaduto da UFMT, viaduto da MT-040 e o Complexo Viário do Tijucal. Nestas obras, apenas a parte elevada (cima) foi liberada e os trabalhos se concentram nas partes inferiores.

Outras obras que tiveram trechos liberados para travessia foram a rotatória do Zero Quilômetro, trincheira Santa Rosa e trincheira Jurumirim. O Governo do Estado permitiu a utilização de rotatórias nessas construções, para desafogar o trânsito.
As preocupações mais pontuais da Secopa são a Arena Pantanal e seu entorno, o aeroporto Marechal Rondon e os Centro Oficiais de Treinamentos (COT’s), que fazem parte da Matriz de Responsabilidade exigida pela Fifa. A Arena Pantanal teve sua inauguração adiada para o mês de maio devido à não conclusão da montagem das cadeiras.

As obras do aeroporto Marechal Rondon ganharam celeridade depois que o ministro da Aviação Civil, Wellingthon Moreira Franco deu uma ‘bronca’ geral, no entanto, ficou decidido que o terminal será entregue parcialmente. Apenas o setor de embarque será reformado após o Mundial, para evitar transtornos durante o evento. O aeroporto de Várzea Grande se livrou de um eventual ‘puxadinho’ ou a vergonhosa ‘cobertura de lona’, mas voltará às obras após o Mundial.

As obras dos COT’s continuam preocupando o Governo do Estado. A menos de dois meses do Mundial, ainda há muito o que fazer na Barra do Pari (Várzea Grande) e na UFMT (Cuiabá). A boa notícia é que a grama já cresce nos dois campos, mas não está descartado uma espécie de ‘puxadinho’ para que as seleções possam utilizar esses COT’s durante a Copa.

A expectativa da Secopa e das construtoras é de que a partir de agora, com o fim do período chuvoso, as obras possam deslanchar. Após inúmeros adiamentos de inauguração de obras, o governador Silval Barbosa optou por não anunciar a entrega de mais nada. “O dia 12 de junho, antes dos jogos da Copa em Cuiabá é o limite. Até lá, pretendemos entregar todas as obras”, disse o governador.

Confira um panorama das principais obras da Copa, a 50 dias do Mundial

Reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon
• De forma simultânea prossegue a execução do acabamento na área interna do novo terminal de passageiros com a instalação de janelas de alumíneo, venezianas, louças nos sanitários, vidraças, o assentamento de pisos de granito, de pastilhas de cerâmica nos reservatórios de água, do pavimento intertravado na área do estacionamento e o calçamento em frente ao terminal. Os equipamentos para a rede de energia já estão no local.

VLT

• O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande dá sequência às atividades relacionadas à via permanente. O material utilizado, que inclui trilhos, Q-tracks, pórticos de posicionamento, ferragens e formas, já está estocado em Várzea Grande e será transportado em etapas para o local. Também está programado o início das atividades em um segundo trecho na avenida do CPA, também para a via permanente, entre os viadutos da Miguel Sutil e da Sefaz.

Trincheira do Zero Km
• Atualmente Consórcio VLT executa atividades relacionadas à drenagem sob as faixas de rolamento da trincheira. Posteriormente as paredes da trincheira serão fechadas com placas de concreto. Também serão instalados os trilhos, a sinalização horizontal e vertical e para finalizar, a iluminação.

Trincheira Luis Felipe
• Para avançar nesta etapa da construção foi necessário realizar alteração no trânsito no sentido Centro-CPA, e também no acesso à rua Luis Felipe, no bairro Alvorada.O desvio é necessário para que o Consórcio VLT dê continuidade às atividades de construção da trincheira.

Trincheira Santa Rosa


• Após a liberação da pista lateral da trincheira Santa Rosa, sentido Verdão-Goiabeiras, os motoristas que percorrem, pela Avenida Miguel Sutil, têm uma nova opção para a circulação de veículos. Os trabalhos continuam no canteiro de obras com serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação das marginais, entre outras atividades.

Trincheira Santa Isabel (Verdão)
• Estão em andamento as seguintes frentes de trabalho: a concretagem das alças da rotatória, o içamento das vigas protendidas, o tratamento das paredes da trincheira e a instalação dos guarda-corpos (nas laterais) e guarda-rodas (no centro) segundo prescrições da NBR-7188/84. A pista da nova estrutura receberá ainda uma camada de polímero, composto químico indicado para regiões de alta temperatura e elevado fluxo de veículos.

Trincheira Jurumirim/Trabalhadores


 A obra de cortina atirantada, que estava sendo feita na parte interna da trincheira, já foi finalizada, a drenagem na parte externa também já chegou ao fim, sendo que, do lado interno faltam apenas 200 metros para serem concluídos.Com essas etapas terminadas, inicia-se agora outro estágio que abrange a execução das lajes em balanço e lajes da rotatória. Após colocação das lajes, as atenções serão voltadas para o serviço de terraplanagem, dando assim continuidade aos trabalhos ali iniciados.

Viaduto Dom Orlando Chaves
• A base da pista do viaduto está pronta. As atividades se concentram na terraplanagem para o encabeçamento da estrutura (terra armada) do lado direito do viaduto no sentido Várzea Grande - Cuiabá, para quem segue pela Avenida da FEB.

Complexo Viário do Tijucal
• Com mais uma etapa da edificação do Complexo Viário concluída, após o término da sinalização horizontal sobre o viaduto, o conjunto de obras formado ainda por uma trincheira, uma rotatória e duas marginais, começará a beneficiar o trânsito local e a minimizar os impactos causados pelas interferências.

Passagem Trigo Loureiro
• As atividades começaram com sondagem, topografia e demarcação para o estaqueamento. Em fevereiro o Consórcio VLT concluiu a primeira etapa da obra, no sentido Rodoviária-CPA e liberou o tráfego no local, avançando para a segunda etapa, em que serão executadas as mesas atividades.

Sobreposição do Córrego Prainha
• O início das atividades ocorreu após liberação do IPHAN e estão sendo realizadas em etapas. O primeiro trecho a receber as intervenções começou próximo à XV de Novembro e um pouco depois da avenida Dom Bosco. Além da execução das estacas, também estão sendo executadas as vigas de coroamento. Em seguida será feita a concretagem da laje superior, e posteriormente a instalação dos trilhos. Essa será a sequência de atividades adotada para os demais trechos da Prainha.

Alargamento do viaduto da Miguel Sutil
• A área da obra foi cercada com tapumes, onde os trabalhadores começaram a executar as sapatas e os pilares. Ao todo serão 10 pilares localizados nas extremidades e na parte central (já na avenida do CPA) da estrutura. Para esta etapa da obra, o Consórcio VLT informa que não haverá interferência no trânsito de veículos na avenida do CPA ou Miguel Sutil.

Viaduto do aeroporto
• No fim de fevereiro foi concluída a concretagem dos trilhos (grooved) da via permanente sobre o viaduto. Os trabalhos estão concentrados nas atividades de acabamento e terra-armada. Além disso, está sendo instalado o guarda-corpo. Posteriormente serão executadas a sinalização e iluminação. Está em execução também as atividades para construção de uma rotatória lateral ao viaduto, para interligação entre as avenidas e acesso ao aeroporto. Já foi feita toda estrutura de drenagem e atualmente os trabalhadores estão executando a pavimentação.

Viaduto da MT-O40

• A parte rodoviária, constituída de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral, foi liberada para o tráfego de veículos. Na parte central está a via permanente para passagem do VLT, próxima etapa da construção. Materiais começaram a ser levados para o local no fim de fevereiro para início da instalação dos trilhos. As atividades para a construção da rotatória de acesso à rodovia e regiões adjacentes também foram iniciadas no último mês.

Viaduto da UFMT
• Com a entrega da parte rodoviária, o Consórcio VLT concentra os trabalhos na instalação dos trilhos grooved sobre a estrutura e, simultaneamente, trabalha na parte inferior do viaduto, onde são executados os pontilhões que sustentarão a rotatória para acesso à avenida Parque do Barbado, Tancredo Neves e ao campus da UFMT. As atividades começaram no pontilhão à jusante do córrego, com a execução das estacas (fundação) que vão sustentar a estrutura. As atividades continuam com as vigas travessas, cimbramento, tabuleiro, entre outras.

Viaduto da Beira Rio
• Atualmente estão sendo feitas escavações e arrasamento de estacas para construção dos blocos e posteriormente os pilares, dando início às atividades da mesoestrutura para depois executar a superestrutura. A evolução da obra está condicionada à liberação de área para ampliar a frente de serviço, diretamente ligada ao progresso da construção das duas pontes sobre o rio Coxipó.

Construção da ponte sobre o Rio Cuiabá
• O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande executará o lançamento das 21 vigas pré-moldadas sobre a Ponte Júlio Müller. A previsão é que a atividade seja finalizada na manhã desta quarta-feira (16.04).

Centro de Controle Operacional do VLT
• As obras no CM e CAO seguem com a instalação dos trilhos vignole. Além da concretagem dos trilhos, está concluída a fundação (estacas e blocos) das edificações dos prédios, que incluem as áreas do CM, CAO, subestação de energia para alimentação da rede aérea do VLT, inspeção diária, portaria e depósito.

Implantação da via permanente
• Com o avanço nos trabalhos, foi feita a remoção do canteiro central entre o aeroporto (avenida João Ponce de Arruda) e a rua Irmã Elvira (já na esquina com a FEB) , para liberação da área para a construção da via que receberá o trilho, por onde passará o VLT. Em Cuiabá, as atividades relacionadas à implantação da via permanente se estendem à avenida do CPA, no trecho entre a sede do CREA e o viaduto da Miguel Sutil. As máquinas removeram os canteiros centrais e iniciam as escavações, primeira etapa da construção da via permanente, e ajuste do solo – para suportar o peso da via permanente.

Duplicação da avenida Mário Andreazza
• Com efetivo de trabalhadores reduzido em decorrência das chuvas, a empresa trabalha com a execução de paisagismo (limpeza dos canteiros e plantio de grama), meio-fio, sarjetas e calçadas. Dos 9,4 Km de duplicação restam 400 metros para a conclusão.

Restauração das ruas no entorno da Arena Pantanal
• A execução das obras de restauração e de pavimentação em ruas e avenidas no entorno da Arena está em andamento. De um total de 35 vias, 27 foram pavimentadas e prosseguem com obras complementares (calçada, meio-fio, sarjetas e sinalização).

Revitalização do Córrego Oito de Abril (Mané Pinto)
• O trecho em frente ao novo centro comercial popular de Cuiabá que passa por obras de substituição dos bueiros metálicos, atividade ligada à obra de reestruturação e revitalização do Córrego Mané Pinto, será liberado no final de abril. A obra será realizada ainda nas avenidas Beira Rio e Treze de Junho. As demais interferências ao longo do córrego Mané Pinto prosseguem com frentes de trabalho de pavimentação das rotatórias, calçamento, revitalização das paredes do canal e a implantação do coletor tronco.

Implantação da avenida Parque do Barbado

• Diversas frentes de trabalho seguem no canteiro de obras do Pq. do Barbado. Entre elas o aterramento nas laterais da galeria e a ligação de drenagens fluviais. A próxima etapa compreende a sequência das escações do canal.

Duplicação da Avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho)
• Com efetivo de trabalhadores reduzido em decorrência das chuvas, a empresa trabalha com a execução de paisagismo (limpeza dos canteiros e plantio de grama), meio-fio, sarjetas e calçadas.

Duplicação da Estrada da Guarita
• Com efetivo de trabalhadores reduzido em decorrência das chuvas, a empresa trabalha com a execução de paisagismo (limpeza dos canteiros e plantio de grama), meio-fio, sarjetas e calçadas.

COT Barra do Pari
• Está em andamento a fase de grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário, no campo de futebol do COT da Barra do Pari, em Várzea Grande. Em paralelo segue a execução das instalações das redes hidráulicas e elétricas, de cabeamento estruturado, da colocação do piso e atividades ligadas ao acabamento interno do prédio anexo ao campo. A construção da arquibancada com capacidade para 3 mil espectadores foi concluída. A próxima etapa compreende a instalação da cobertura de estrutura metálica sobre o prédio e a estruturação no entorno da obra.

COT UFMT
• O gramado do COT UFMT está na fase de grow in, período composto pelas etapas de irrigação, adubação, corte e controle fitossanitário. Simultaneamente prosseguem os serviços de finalização das quatro torres de iluminação e som do campo de treinamento, e da alvenaria no prédio anexo. Na parte interna da estrutura seguem as seguintes frentes de trabalho: colocação dos pisos nos vestiários e a concretagem dos pilares centrais do segundo piso do prédio. Na sequência serão iniciadas a construção da pista de atletismo, acesso para a entrada dos ônibus ao COT UFMT e o içamento da estrutura metálica para a cobertura.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Exibindo de "01" à "10" do total de "14"

por Silverio Pereira, em 24/04/2014 às 15:29
Como é a história aí da estrada do moinho?...kkkkkk...quem passou essa informação pra vocês do site? foi a SECOM? basta que saiam um pouco do escritório e comecem a tirar fotos como faziam antigamente pra verem que muitas dessas informações não procedem
por Antonio Mazzocco, em 23/04/2014 às 17:10
Ex-mporador de Cuiaba. Como ficarão as obras depois da copa, principalmente se o Brasil perder e a Dilma não se reeleger?
por arrocha, em 23/04/2014 às 15:28
Pessoal reclama, mas para ter o bônus tem que ter ANUS PRÁ AGUENTÁ!
por araujo, em 23/04/2014 às 14:27
Pessoal temos que ter muito cuidado, agora que é época de eleição, o governador sinval resolveu não sair pq, não iria ganhar mesmo, agora o nosso glorioso prefeito, não passa de mentiroso, não se sabe oque é adm publica e diferente de adm privada, exemplo disso são os amarelinhos, a todo custo eles querem arrevar dinheiro, nem que for a peso de multas e olhem quantas multas. o engraçado que tem ate policia militar de transito disputando vaga com os amarelinhos , é um absurdo, exemplo disso é nas mediações do shopping 3 américas, sai amarelinho entra a pm,... cômico isso.... A minha maior preocupação e as eleições temos que saber votar pq senão, Cuiabá vai ser mais uma vez castigada pelas roubalheiras desses políticos temos que fazer movimentos e movimentos. Para tentar melhorar, estamos muitos quietos, vamos acordar e sair nas ruas..
por Gilder Gomes de Souza, em 23/04/2014 às 13:47
Tenho minhas dúvidas se ficará pronto em dezembro próximo, pois no rítmo que se está sendo feito não dará tempo....
por josé nildo, em 23/04/2014 às 11:20
Sem comentários...ao menos as fotos estão bonitas kkkk
por Carlos Nunes, em 23/04/2014 às 11:18
Ih! Agora complicou. Dois meses após o término da Copa, em 13 de julho, já acontecem as eleições, no começo de outubro. Aí vão abrir Cuiabá inteira para tentar instalar os trilhos do VLT, às pressas. O que vão quebrar de asfalto de avenidas inteiras, ruas, calçadas, além de destruir adutoras, canos, rede de esgoto, rede de energia e telefônica, e outras com máquinas e tratores. Pois é, as máquinas vão passar adoidado. Depois da eleição, já é final do ano, época das festas natalinas e fim de ano. Como vai ficar a paciência dos motoristas, dos comerciantes em geral. Aí vão ver que assentar os trilhos do VLT não basta, se não fizer MAIS DE 30 ESTAÇÕES DO VLT, ninguém vai desembarcar ou embarcar do trem. Não sei não, acho que as autoridades fiscalizadoras, os órgãos responsáveis, os cuiabanos, ainda não manjaram nada...ainda estão navegando na maionese, isto é, acreditando na propaganda marketeira do governo, que todo dia diz que o VLT é uma maravilha. Campinas-SP. já teve VLT por 5 anos, e desistiu do negócio. Se o negócio fosse tão bom, Campinas teria um montão de VLT. Ou não? E ainda tem um bando de políticos que querem se perpetuar no poder, e pensam que, com as tais Obras da Copa, vão ganhar uma carrada de votos. Vôte!
por lcs, em 23/04/2014 às 11:17
Que legado! "50" obras incompletas. Tem Estado vizinho só aguardando o VEXAME para zombarem de nós pelo menos nos próximos "50" anos. É Bem Mato Grosso!
por Ademir, em 23/04/2014 às 10:46
Vendo estas fotos fico imaginando o tempo que estava sem chuvas e ninguém trabalhando e este Governo dizendo que as chuvas não iriam atrapalhar, e que tudo ia estar pronto, quanta mentira, e estas obras não ficam prontas não em 50 dias, e muito menos com qualidade e com bom acabamento, farão maquiagem nas coxas como fizeram com as outras, uma vergonha!!
por maria eduarda, em 23/04/2014 às 10:10
E ai vcs já viram como ficaram as obras do PONTO SOCORRO principalmente a tal da sala vermelha esta mais para sala do Inferno do que sala vermelha ja pensou si algum turista precisar ir no ponto socorro? Levam eles la na sala Vermelha.
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