Notícias / Geral

04/07/2014 - 10:40

Ações de segurança para a Copa em Cuiabá se estenderam à fronteira; Gefron destaca cooperação

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Ações de segurança para a Copa em Cuiabá se estenderam à fronteira; Gefron destaca cooperação
Para que a Copa do Mundo tivesse sucesso em Cuiabá, os trabalhos de segurança foram estendidos à fronteira. O trabalho em conjunto realizado pelas instituições que compõe a Segurança Pública e a Defesa na região de fronteira foi o principal fator para garantir o êxito das ações executadas pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) durante a realização da Copa do Mundo em Cuiabá. A afirmação, feito pelo coordenador do Gefron, tenente-coronel PM, Wankley Corrêa Rodrigues, se baseia nos resultados positivos coletados durante a operação 'Copa do Mundo', que continuará até o término do Mundial.

Leia mais:
Por segurança, capacidade do Fan Fest será restringida a 45 mil pessoas

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, durante a operação foram apreendidas cinco armas de fogo, 18 munições, duas motos sem documentação, 63,80 quilos de pasta base de cocaína, um veículo adulterado e dois registros de contrabando/descaminho. Ao todo 14 pessoas foram presas, 10 foram encaminhadas para a Receita Federal, dois menores foram apreendidos e em dois casos os envolvidos foram encaminhados para a delegacia e depois liberados para responder em liberdade.

O coordenador afirmou que “apesar dos jogos da Copa do Mundo terem encerrado em Cuiabá, temos chilenos que vieram para o evento e ainda não foram embora. Milhares de colombianos ainda se encontram no Brasil e provavelmente usarão Mato Grosso como rota para retornar ao seu país de origem”. Ele informou que a operação segue até o dia 13 de junho.

Segundo Rodrigues, os 933 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam Mato Grosso da Bolívia estão sob vigilância dos operadores da segurança. O trabalho especial realizado durante a Copa consiste em aprimorar o combate aos principais crimes típicos da região de fronteira, como tráfico de drogas e de pessoas, que poderiam ser potencializados em razão do Mundial.

Foi uma ação conjunta. Na linha de frente da operação 'Copa do Mundo' estão os comandos regionais da Polícia Militar na área de fronteira, as delegacias regionais da Polícia Judiciária Civil de Cáceres e Pontes e Lacerda, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha e a Receita Federal.

O coordenador do Gefron destacou que “o trabalho conjunto executado por estas instituições tem garantido bons resultados. Tivemos bastante tranquilidade na fronteira durante os 12 dias de Copa em Mato Grosso. Realizamos algumas apreensões nos dias de jogo, mas no geral as ações surtiram o efeito desejado pela sociedade”. Com informações da Sesp/MT

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por NEY, em 04/07/2014 às 11:14
ESSE TIPO DE AÇÃO TEM QUE SER PERMANENTE , NÃO SÓ PQR CAUSA DA COPA NO ESTADO DE MT. TODAS AS FORÇAS DE SEGURANÇA DO PAIS TINHA QUE SER MANTER PRESENTE NESTE LOCAL DE FRONTEIRA QUE TODOS OS ORGÕES DE SEGURANÇA PUBLICA SABEM QUE É UM DOS PONTOS DE PASSAGEM DE DROGAS E ARMAS PARA MT......
Sitevip Internet