Notícias / Mobilidade Urbana

10/01/2014 - 09:17

Ainda em obras, trincheira Santa Rosa apresenta rachaduras

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução/Luiz Alves

Ainda em obras, trincheira Santa Rosa apresenta rachaduras
Se explicações técnicas não convencerem, outra obra da Copa do Mundo em Cuiabá pode entrar no centro de nova polêmica. Uma parte da parede da trincheira Santa Rosa, cuja rotatória foi liberada no mês passado, já apresenta rachaduras em sua parte inferior. A Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) divulgou nota afirmando que o problema é normal.

Leia mais:
Liberação parcial da rotatória abaixo do viaduto da UFMT é adiada para sexta
Bairro Santa Rosa ganha fôlego com liberação de rotatória e associação de moradores comemora

A rotatória foi liberada há menos de um mês, quando o governador Silval Barbosa convidou a imprensa para uma entrevista coletiva. Há alguns dias, já era visível fissuras na estrutura do muro. A obra, com 520 metros de extensão e orçada em R$ 26 milhões, está sendo tocada pela construtora paulista Camargo Campos que assumiu os trabalhos após o afastamento da Ster Engenharia, empresa que não cumpriu com os cronogramas.

Ainda nesta quinta-feira (09), a Secopa publicou nota assegurando que o problema é normal e que a obra será entregue com qualidade e segurança. A superintendência de infraestrutura da Secopa explicou que no ponto de encontro de duas peças (viga de transição e cortina atirantada) ‘é normal a fissuração do conreto’. Segundo a nota, ‘está previsto em projeto neste local, a execução de uma junta de dilatação’ e que ‘a obra será entregue em consonância com as normativas técnicas’.

Problemática e atrasada desde seu início, a trincheira Santa Rosa, uma das obras do plano de mobilidade urbana mais atrasadas, passou por inúmeros problemas como greve de funcionários, paralisação imposta pela Justiça do Trabalho e lentidão por conta de inúmeras interferências – água, energia, telecom e fibra ótica. Em novembro, a substituição de adutoras no local trouxe muitos transtornos, provocando falta de água em metade da cidade. Com informações da Folha do Estado

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Cuiabano, em 10/01/2014 às 15:43
e se o cano da adutora da cab estourar ? vai inundar meio mundo . vai virar uma represa, ou melhor com a rachaduras e emendas a agua pode escoar ...o fim ...o vida...
por Ademir, em 10/01/2014 às 14:04
Quando acabar estas obras e forem entregues todas meia boca com todos os problemas, quero ver o presídio da Papuda encher com políticos, empreiteiros e funcionários públicos daqui que fizeram e assinaram estes horrores de obras mal feitas. Cadeia Neles!!!
por Lais, em 10/01/2014 às 14:02
Concordo plenamentecom com voce REVOLTADO.
por cLAUDIO, em 10/01/2014 às 12:10
Falta gente Séria neste Estado p/ Executar as Leis, pois Virou Gozação ou Melhor Compartilhação das Verbas das Obras c/ Péssima Qualidade nas Execuções, Aonde Anda Ministério PuBLICO, pOLICIA fEDERAL,fISCALIZAÇÃO, Governo Do Estado Só Sabem Se Apresentarem no Programa do Rato Eder de Morais Respondendo as Perguntas combinadas. Sr. Governador Cuida das Obras as Quais as Verbas Estão todas ai, Obs p/ ser Aplicada nas Obras e não p/ comprar Fazendas, Garimpos, Iates , Gado, Que pena que no Nosso Brasil Existe só Leis e Somente um Joaquim Barbosa, Ratos estão Fazendo Festas pois não existe Gatos p/ Casalos??????????
por José Bonifácio, em 10/01/2014 às 12:04
Sem comentários...
por Carlos Nunes, em 10/01/2014 às 10:42
É evidente que a vida útil dessas obras será curtíssima. Cadê a fiscalização? Só existe para os moradores se você faz uma microreforma na sua casa e coloca um pouco de areia na calçada, vem o fiscal para ver. Nessas obras bilionárias que deveria haver uma fiscalização braba (mais séria), mas parece que ela sumiu. Quem é o responsável pela FISCALIZAÇÃO das obras da Copa? Tenho certeza que depois, se alguma pessoa morrer por causa de um acidente, vai dizer que NÃO SABIA DE NADA. A gente faz várias perguntas e ninguém responde nada. Faz tempo que quero saber, por exemplo, Quanto será só O SEGURO do VLT? Quantos milhões de reais? E ninguém responde. Tenho certeza que, se perguntarmos para um Deputado (estadual e federal), um Senador, eles também não sabem dizer: QUEM É O RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS DA COPA? QUANTO VAI CUSTAR ANUALMENTE SÓ O SEGURO DO VLT?
por Alexandre Almeida, em 10/01/2014 às 10:36
Essa parte que aparece a brecha, é uma parte independente, pois separa a viga que recebe os NEW JERSEY. Infelizmente no projeto não consta espera para fazer a junção da viga com a cortina. Como a concretagem é executada de cima para baixo é normal ficar essa "brecha", mas que poderia ser resolvida no momento da concretagem. Ao montar as formas para concretar, deveriam aumentar a "bica" ( aumentando a bica, poderiam aumentar a concentração de concreto na região, aumentaria a funcionalidade do vibrador e com isso eliminariam esta falha ) que fica na parte superior da forma, para que pudessem eliminar o buraco que ficou aparente e muito feio....
por José Ribas, em 10/01/2014 às 10:05
E a "trincheirinha"? Passei por lá esses dias e estava jorrando água das paredes de concretos, parecia uma mini cachoeira. Colocaram uns canos de PVC, acredito que seja pra sair a água acumulada no solo, mas a água não está saindo pelos canos e sim pela própria parede. Sou leigo em engenharia, mas acredito que isso não esteve correto. Tenho até medo de passar por lá depois do que vi, da impressão que a parede vai ceder a qualquer momento. Tenho certeza que se forem lá agora verão o que estou dizendo.
por revoltado, em 10/01/2014 às 09:47
QUANDO EU FALO QUE ESSAS TRINCHEIRAS AINDA VAI MATAR MUITA GENTE, NINGUÉM ACREDITA. É ASSIM QUE ESTÃO INAUGURANDO AS GRANDES OBRAS? INACABADAS, COM RACHADURAS DE ESTRUTURA APENAS MAQUIADAS? SÃO ENGENHEIROS OU PEDREIROS RESPONSÁVEIS POR ESSAS OBRAS? QUERO SAIR DESSE BURACO DE CIDADE O QUANTO ANTES. DEUS ME AJUDE.
Sitevip Internet