Notícias / Copa 2014

15/05/2014 - 11:37

Aldo Rebelo admite atraso mas diz que VLT foi antecipado em 30 anos: “Cuiabá será outra cidade”

De Brasília - Vinícius Tavares

Foto: Edson Rodrigues

Obras da trincheira Luis Felipe na avenida do CPA

Obras da trincheira Luis Felipe na avenida do CPA

O ministro do Esporte Aldo Rebelo voltou a destacar o legado a ser deixado pela Copa do Mundo para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande na área de mobilidade urbana com a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Durante audiência pública na Comissão de Educação, Turismo e Esporte do Senado, nesta quinta-feira (15.5) o ministro reiterou que a obra vai modificar a dinâmica do transporte público de Cuiabá.

Leia mais
Consórcio dá pausa em obra do VLT na avenida do CPA e trecho é liberado
Julier promete entregar o VLT pronto caso seja eleito para governador

“Hoje quando vejo estas obras que ligam o aeroporto da cidade de Várzea Grande a Cuiabá percebo que é outra cidade que está sendo desenhada a partir de obras de mobilidade urbana”, afirmou.

A audiência foi promovida para debater as diretrizes e prioridades do Ministério do Esporte para 2014. Aldo sustentou ainda que, apesar dos atraso na obra, que faz parte da Matriz de Responsabilidade da Copa e deveria estar pronta antes do Mundial, o VLT vai modernizar a capital de Mato Grosso.

“Conheço Cuiabá desde 1979, quando era dirigente estudantil. O VLT de Cuiabá foi antecipado em 30 anos. Claro que há problemas que a Copa não criou e que estes problemas seguirão, porque depois da Copa tem as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Mas teremos grandes avanços”, frisou. 

O requerimento da audiência pública foi apresentado pelos senadores Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da Comissão, e Ana Amélia (PP-RS), vice-presidente.
por Abner, em 27/06/2014 às 21:24
Se o valor da passagem do VLT for igual ao dos ônibus, será perfeito.
por Carlos Nunes, em 16/05/2014 às 16:18
Outro dia pesquisei no Google: cidades aonde já teve o VLT, e apareceu Campinas-SP, e uma ligação entre Santos a São Vicente. Nos dois casos o VLT ficou funcionando por 5 anos, e depois desistiram do negócio. Se fosse tão bom como diz a propaganda marketeira do governo, o ministro Rebelo, naturalmente Campinas, a 2ª metrópole de São Paulo, já teria um montão de VLT. Ou não? Levaram 5 anos para descobrir que o VLT é um verdadeiro abacaxi, no mínimo pelos seguintes motivos: 1) vamos ficar num Monopólio lascado, nas mãos dos espanhóis que tem a tecnologia ... eternamente. Em qual dia, ficar em monopólio foi bom para alguém? 2) para o VLT funcionar vão ter que fazer MAIS DE 30 ESTAÇÕES, com toda infraestrutura, pois o negócio é enorme - cada composição terá 44 metros, se tiverem 5 composições, serão 220 metros. Vai ser ESTAÇÕES compridas e caras (na construção e pior na manutenção). Enquanto isso...na cidade não conseguem manter nem pontinhos de ônibus baratinhos. Resta saber: Quanto vai custar só O SEGURO DO VLT? Quanto vai custar a conta de luz, pois o negócio enorme vai ficar de lá prá cá, 24 horas, funcionando a energia elétrica? A Rede Cemat vai encher os bolsos. Quanto ficará o preço da passagem, integrada com os ônibus, pois aonde passará o VLT não passará mais ônibus? Então os ônibus trarão milhares de pessoas dos bairros de tudo quanto é lado, que desembarcarão nas Estações do VLT. Terá que ter uma logística muito perfeita para o negócio funcionar. No final talvez seja melhor antecipar Campinas, Santos-São Vicente, que aguentaram o VLT 5 anos e depois desistiram do negócio - seria bom chamar doutores em mobilidade urbana para fazer um plano de mobilidade urbana para Cuiabá de ALTA EFICIẼNCIA e BAIXO CUSTO - que realmente funcione, não dê muita despesa, e atenda em primeiro lugar aos passageiros, aos trabalhadores.
por totó, em 15/05/2014 às 16:11
inacreditável,daqui a trinta anos,Cuiabá já é para estar recebendo um noco VLT e não construindo essa buraqueira interminável de hoje
por José Bonifácio, em 15/05/2014 às 14:06
Aldo Rabelo é comunista do PCdoB, cujo regime já acabou há 25 anos. Daí veja se dá para acreditar num mala desses!
por geraldo roque, em 15/05/2014 às 14:04
O VLT de Cuiabá foi antecipado em 30 anos. isso é para disfarçar o tanto e recurso publico foi roubado nesta obra pilanragem....
por Lazaro, em 15/05/2014 às 13:11
A piada do ano!
Sitevip Internet