Notícias / Geral

11/01/2014 - 09:34

Alerta de Blatter e ameaça de colocar um terminal de lona no aeroporto foram os principais fatos da semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Com obras atrasadas, aeroporto Marechal Rondon pode ter terminal de lona durante a Copa

Com obras atrasadas, aeroporto Marechal Rondon pode ter terminal de lona durante a Copa

O anúncio da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, de que o aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande poderá ter um terminal improvisado de lona durante a Copa do Mundo de 2014, devido aos atrasos nas obras de ampliação, foi o fato mais impactante de uma semana agitada no cenário da preparação de Cuiabá para sediar jogos do Mundial. Outro fato negativo e expressivo foi a crítica feita pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter às sedes que ainda tocam as obras de estádios. A repreensão soou como mais um alerta a Cuiabá. Por outro lado, a semana ficou marcada também pela chegada da primeira remessa de cadeiras da Arena Pantanal e de mais quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Confira os fatos que marcaram a semana:

SEGUNDA-FEIRA (06 DE JANEIRO DE 2014)

Advertência de Blatter ao Brasil soa como novo alerta para Cuiabá


A declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que o Brasil está demorando muito a entregar todos os estádios que serão utilizados na Copa do Mundo deste ano, foi mais do que uma advertência ao país. A crítica soou como novo alerta para Cuiabá e as demais sedes do Mundial que ainda constróem seus estádios. Blatter destacou em entrevista, neste domingo, que nunca havia tido tantos problemas com a organização de um Mundial como está vendo agora. Após a repercussão negativa das declarações de Blatter na mídia, incluindo a crítica de que “o Brasil acabou de se dar conta que começou tarde demais e é o país com mais atrasos desde que estou na Fifa, depois de ser o que teve mais tempo, para se preparar", o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) deve se pronunciar no início desta semana, colocando na mira as seis cidades que ainda não deram conta de terminar suas arenas. Além de Cuiabá, também estão atrasados os estádios de Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo.

Asfalto cede e caminhão 'afunda' próximo a obra da Copa do Mundo

Uma imagem que circula pelo Facebook mostra um asfalto que cedeu na obra da estrada do Moinho entre a tarde de domingo (05) e a manhã desta segunda-feira (06). Um caminhão que passava pelo local acabou ficando preso e por pouco não tombou. A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) disse que o acontecido foi em uma obra da CAB Cuiabá. As imagens que estão circulando pelo Facebook dão conta que o ocorrido aconteceu na obra de duplicação da estrada do Moinho, próximo ao trevo da UFMT. No local está sendo feita a duplicação da via. Porém, a assessoria de imprensa da Secopa, afirmou ao Olhar Copa que o local não é o que está recebendo obras da Copa do Mundo de 2014 e que no local foi realizado um serviço da CAB Cuiabá: “Tanto é que hoje a equipe que estava retirando o caminhão do local era da empresa de abastecimento de água”.

Sustentabilidade da Arena Pantanal é destaque em revista científica chilena


Premiado por seu conceito de modernidade e sustentabilidade, o projeto da Arena Pantanal, estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, se tornou referência mais uma vez. O projeto arquitetônico da arena foi exaltado pelo comprometimento com a sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e com a requalificação urbana de Cuiabá, em um artigo publicado na edição de dezembro da revista Hábitat Sustentable, publicação científica chilena da Universidad del Bío-Bío que é referência em construções sustentáveis na América Latina. Assinado pelo arquiteto e urbanista Rodrigo Tóffano, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Prof. Dr. José Manoel Henriques de Jesus, que foi o seu orientador na dissertação de mestrado sobre a Arena Pantanal, o texto da pesquisa foi noticiada no site da Secopa em março de 2013.

Prefeitura irá decretar feriado em dia de jogo na Arena Pantanal

O Calendário Oficial de feriados em 2014 foi divulgado nesta segunda-feira (06) no Diário Oficial da União. Porém, os feriados relacionados aos jogos da Copa do Mundo ainda não foram definidos pelo Governo Federal. Em Cuiabá deverá haver feriado em dia de jogos. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá (Secom) informou ao Olhar Copa que será declarado feriado os dias em que houver jogos na Arena Pantanal. Estão programadas quatro partidas do Mundial 2014: Chile x Austrália (13/06 - sexta-feira); Rússia x Coréia do Sul (17/06 - terça-feira); Nigéria x Bósnia e Hezergóvina (21/06 - sábado) e Japão x Colômbia (24/06 - terça-feira).

Preocupado, Jérôme Valcke volta à Cuiabá no dia 22 para nova inspeção na Arena

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) informou ao Olhar Copa que o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke deverá vir a Cuiabá no dia 22 de janeiro para verificar como andam as obras para o Mundial de 2014. Arena Pantanal é o principal foco. O principal foco do francês será a Arena Pantanal, palco de quatro jogos da fase de grupos do Mundial de 2014. De acordo com o último percentual divulgado pela Secopa o estádio está com 90% de conclusão e segue com os trabalhos de acabamento interno. O gramado já foi plantado e deve estar fixado no solo até meados de fevereiro. Valcke virá ao país para acompanhar as obras nas cidades com situação ‘crítica’. As cidades visitadas serão Manaus, São Paulo, Cuiabá e Rio. A Fifa parece não ter visto com bons olhos o adiamento da data de entrega das arenas para o mês de março e parece fazer uma pressão nos governos para que as obras terminem bem antes do último prazo.

Secretário da Copa reconhece que VLT só ficará pronto no fim de 2014

O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, revelou em entrevista à TV Centro América, nesta segunda-feira (06) que o novo modal de transporte da capital só ficará pronto em dezembro de 2014, noves meses após o prazo original previsto no contrato. A obra – que faz parte do pacote de 56 - é uma das principais realizadas pelo governo do Estado com vistas á Copa do Mundo de 2014 e deverá ser a única que ficará para depois do torneio, segundo Maurício. “Estamos trabalhando com o VLT para conclusão até o Mundial da linha 1, do Aeroporto ao CPA, mas priorizando para que esteja em pleno funcionamento do Aeroporto ao Porto. Toda a implantação da via permanente já iniciou. Toda a parte de trilhos no centro de manutenção já está instalada e agora começa o lançamento dos trilhos na Avenida João Ponce de Arruda e FEB [vias próximas ao Aeroporto]. Portanto, a conclusão total é para dezembro”, disse ele para a TV Centro América.

Chuvas voltam a alagar cabeceira do viaduto da UFMT; trânsito chegou a parar

A história se repetiu. A forte chuva que caiu na tarde desta segunda-feira (06) em Cuiabá causou transtornos e alagamentos por toda a cidade. Nas imediações do viaduto da UFMT, inaugurado no mês passado, a formação de um alagado defronte a um supermercado fez o trânsito entrar em colapso por pelo menos 15 minutos. Na cabeceira do viaduto, uma grande poça impediu o fluxo de veículos, fazendo o trânsito parar e formar um grande congestionamento. Em meio ao caos nas proximidades do viaduto, alguns motoristas ficaram impacientes e apreensivos com a elevação da água à medida em que a chuva prosseguia. Sem poder sair do local, restou ficar torcendo para que a chuva parasse logo. Alguns pedestres se aventuraram a atravessar a via com água próxima ao joelho. Houve formação de um congestionamento em cima do viaduto, no sentido Coxipó-Centro. Somente por volta das 18 horas, com a redução da chuva, o trânsito começou a fluir.

TERÇA-FEIRA (07 DE JANEIRO DE 2014)

Expoagro será adiada para agosto por conta da Copa do Mundo


A Expoagro será adiada por conta da Copa do Mundo de 2014. O evento acontece no mesmo local onde estará localizada a Fan Fest – no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. O projeto do Fan Fest ainda está em desenvolvimento. Segundo a assessoria de imprensa da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) a 50ª edição do evento deverá ser adiada: “Como o local deve ser usado para a Fan Fest e estaremos em período de jogos, a Expoagro deve acontecer em agosto, provavelmente lá no parque mesmo”. A secretaria aguarda uma nova reunião com a Secopa para definir as datas. O projeto da Fan Fest de Cuiabá segue em desenvolvimento. Até o momento as obras ainda não começaram no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. A assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), afirmou que local não preocupa.

Cuiabá é a cidade-sede que terá maior número de assentos ofertados durante a Copa


As empresas aéreas solicitaram 1.523 voos regulares extras à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para atender a demanda durante a Copa do Mundo de 2014 - de 6 de junho a 20 de julho. Autorizações serão divulgadas no dia 15 de janeiro (quarta-feira). Cuiabá é a cidade que terá o maior número de assentos ofertados. (Anteriormente a publicação havia dito que seria o maior número de voos, a informação foi corrigida). A capital mato-grossense, que receberá quatro jogos da fase de grupos do Mundial de 2014, será a que mais terá incremento de assentos com a ‘nova’ malha aérea. O aumento poderá chegar a 48%. Logo depois vem as cidades de: Campinas (41,6%), Guarulhos (36,5%), Natal (27,5%), Fortaleza (17,8%), Salvador (14%), Recife (13%) e Galeão (13%).

Nova licitação para construção da Fan Fest deverá ser aberta em duas semanas

O contrato que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) tinha com empresa de arquitetura e engenharia PDO Marques–ME para a construção da ‘Fan Fest’ foi cancelado. Segundo a assessoria de imprensa foram necessárias ‘readequações’ no projeto. A Informação foi publicada no Diário Oficial que circulou no dia 27. A assessoria da Secopa disse ontem ao Olhar Copa que o projeto segue em desenvolvimento e que não há preocupação com atrasos já que “os trabalhos não são complexos e envolvem estruturas temporárias como palcos, telões e uma limpeza da área, o que pode ser feito rapidamente”. A Fifa ainda reluta em divulgar maiores informações sobre as atrações da ‘Fan Fest’. A entidade inclusive foi responsável pelos ajustes que tiveram de ser feitos no projeto do parque. Em duas semanas uma nova licitação deve ser lançada. O local será o espaço oficial da Fifa durante a Copa do Mundo de 2014 e estará presente nas 12 cidades-sede.

Deputado quer renovação da frota de táxi de Cuiabá e VG antes da Copa

Cuiabá poderá contar com uma frota nova de táxi na Copa do Mundo de 2014. Pelo menos é o que pretende o deputado Pedro Satélite (PSD), autor do projeto de lei que prevê juro zero na compra de veículos novos por taxistas. O deputado trabalha para que o projeto seja aprovado antes da Copa do Mundo. Os jogos acontecerão em junho em Cuiabá. Já em trâmite na Assembleia Legislativa, o projeto deve ser colocado em votação já nas primeiras sessões de 2014. Com o incentivo proposto por Satélite, o governo deve garantir através do Banco de Desenvolvimento de Mato Grosso “MT Fomento”, juro zero para aqueles taxistas que optarem pela compra de um veículo novo. Conforme o projeto, para ter acesso ao benefício, o permissionário deve financiar o veículo em até 48 vezes, com entrada de 20% do valor empréstimo ou financiar 100% do total. Atualmente, o MT Fomento oferece o benefício com taxa de juro que varia de 0,71% e 0,85%.

QUARTA-FEIRA (08 DE JANEIRO DE 2014)

Enfim, cadeiras chegam e instalação deve ter início na próxima semana


O primeiro lote de cadeiras fabricadas pela Kango Brasil, já está na Arena Pantanal e a instalação deve ter início na próxima semana. A informação foi prestada pela assessoria de imprensa da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), que confirmou o desembarque dos assentos e retificou o número de assentos que foram descarregados (414). A montagem das cadeiras é uma das últimas etapas antes dos primeiros testes da Arena Pantanal, estádio que vai sediar quatro jogos da Copa do Mundo em junho deste ano. Os preparativos para o início da montagem das primeiras cadeiras já foram concluídos. As longarinas que dão suporte aos assentos foram instaladas durante a semana passada. Uma equipe de montadores ficará encarregada de atuar nas próximas semanas. No total, são 43 mil assentos produzidos pela Kango que venceu a licitação de R$ 18,2 milhões. Ao justificar o alto valor das cadeiras, a Secopa destacou que o material adquirido para a Arena Pantanal ‘tem resistência e durabilidade, além de não serem inflamáveis’. Um novo lote com 1.500 assentos chega a Cuiabá neste final de semana, o que totaliza 2 mil assentos em Cuiabá.

Plano B do governo para aeroporto de VG é improvisar terminal de lona

Há pouco mais de cinco meses da abertura da Copa do Mundo deste ano, o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, com suas obras atrasadas, entrou no foco da preocupação do Governo Federal. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que comanda a força-tarefa criada pela presidente Dilma Rousseff para coordenar os trabalhos e garantir a realização da Copa, admitiu apreensão com obras em atraso e já adiantou o plano B do governo para o aeroporto: a improvisação de um terminal de lona para garantir a demanda aérea no mês de junho, quando acontecem os jogos do Mundial na capital mato-grossense. A ministra deu entrevista exclusiva ao Valor Econômico, onde fez um balanço dos preparativos para a Copa e admitiu que há uma grande preocupação com os protestos, embora, em comparação com os que marcaram a Copa das Confederações, em junho, o governo se considera "muito mais preparado" para eventuais atos de vandalismo. "Temos que respeitar os protestos, mas os pacíficos", ressalvou. "Não vamos permitir depredadores do patrimônio público, que firam a segurança das pessoas, nem que a violência impossibilite os jogos".

Clubes criticam decisão do governo de inaugurar Arena com times nacionais

Os representantes dos clubes de Mato Grosso estão furiosos com o governo do Estado. Tudo porque eles não aceitam que a Arena Pantanal seja inaugurada – com sua capacidade máxima – com um jogo de clubes do eixo Rio-São Paulo. Eles ainda cobram o repasse de uma verba do governo para as equipes. O descontentamento vem por conta de um valor que não foi repassado aos clubes, por conta de uma recomendação do Ministério Público. Os promotores vetaram a entrega do dinheiro público para as equipes. Vale lembrar que uma Lei Estadual assinada em 2010 autoriza a transferência. Os presidentes dos times de Mato Grosso vão se reunir na próxima sexta-feira (10) para discutir o tema, mas diz ser veementemente contra a decisão do governo em inaugurar o estádio com o jogo entre Flamengo e Corinthians.

QUINTA-FEIRA (09 DE JANEIRO DE 2014)

Cuiabá está entre as 5 sedes da Copa que 'estouraram' o limite de corte de energia


Cuiabá se figurou entre as cinco cidades brasileiras - sedes da Copa do Mundo - que ultrapassaram o limite fixado pela Aneel - Agencia Nacional de Energia Elétrica - para cortes de energia. A cemat relacionou o problema às fortes chuvas que caíram nos últimos meses. A campeã no 'estouro' foi o Rio de Janeiro, que vai receber a final do Mundial. A Aneel destacou nesta quarta-feira (8), as cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo, que ultrapassaram os limites estipulados pela agência reguladora, para a falta de energia durante o ano. O Rio foi a que apresentou o maior índice de falta de luz por residência. O aceitável seria: 9 horas e 7 minutos. E foram mais de 15 horas sem luz - 69% acima do limite.

Éder Moraes afirma que Dutrinha está abandonado e cobra investimento da prefeitura

“O Dutrinha está em completo abandono”. Esta é a frase do presidente do Mixto, Éder Moraes, para relatar a situação que vive o estádio. Vale lembrar que ele é o principal campo de Cuiabá, já que a Arena Pantanal ainda está sendo construída. Éder diz que falta investimento na infraestrutura do local e ainda critica a secretaria de Esporte e Lazer. “A secretaria de esporte e lazer de Cuiabá ainda não disse a que veio. Ela não consegue sair do lugar e deixa as equipes paradas junto com ela”, disse o dirigente. Ele ainda diz que “a cobrança para que os clubes subam de divisão é grande, porém, não nos oferecem condições”. Éder pede a prefeitura que obras sejam feitas com urgência para adequar o estádio: “É quase que um lugar inóspito, não tem condições de abrigar a torcida mato-grossense. O campeonato vai começar e o estádio segue da mesma forma, sem cuidado por parte da prefeitura".

Mais quatro composições do VLT chegam ao pátio do CM

Já se encontram acomodados em trilhos no pátio do Centro de Manutenção (CM) de Várzea Grande, as quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que chegaram na semana passada a Cuiabá. Sobre três carretas, os vagões ficaram por quase uma semana no pátio do Porto Seco (Distrito Industrial), aguardando desembaraço aduaneiro. Finalmente na manhã desta quarta-feira (08), o processo de desembaraço foi concluído. Por volta das 13 horas, as quatro composições foram transportadas para Várzea Grande. Agora, já são cinco composições sobre os trilhos assentados no CM. Idênticas à primeira composição, que chegou ao CM há dois meses (8 de novembro), os quatro trens do VLT que chegaram na semana passada não repetiram o ‘desfile’ que durou quase cinco horas por ruas de Cuiabá e Várzea Grande. Desta vez, os vagões foram transportados pela rodovia dos Imigrantes. Batedores, agentes de trânsito e policiais da Guarda Municipal de Várzea Grande acompanharam o traslado até sua chegada ao CM. Não foram registrados tumultos ou grandes congestionamentos. Não houve sequer anúncio de que os trens já estariam a caminho de Várzea Grande.

Prefeitura de Cuiabá dá início à implantação do projeto Porto

Enfim, foi dado o pontapé inicial do Projeto Porto Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá iniciou a demolição de construções que existiam no local, bem como a limpeza da área. Na próxima semana, as obras avançam com o início do processo de fundação da área. O projeto propõe forte impulso ao turismo a partir da Copa do Mundo com a total transformação da orla do Porto. Em outubro de 2013, a prefeitura já havia feito a demarcação das árvores históricas que serão preservadas no projeto. O secretário municipal de Governo, Fábio Garcia, afirma que a partir de agora o andamento das obras será acelerado para que o mais rápido possível o Porto-Cuiabá seja entregue a população. “Nossa preocupação é entregar esse legado para os munícipes logo, mas realizando um trabalho de qualidade”, destacou.

Comunidade do Morro São Jerônimo será local de turismo na Copa de 2014

Mato Grosso irá contar com outro ponto turístico para a Copa do Mundo de 2014, A comunidade do Morro São Jerônimo, em Chapada dos Guimarães. No local está sendo realizado o Programa de Qualidade e Reposicionamento de Produtos Turísticos na localidade que consiste na formação do produto turístico como: atividades culturais, gastronômicas e rurais. O projeto é uma parceria da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Jerônimo, de Cuiabá, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT). O turismo rural será explorado na região com a participação de toda a comunidade que já está sendo qualificada pela Sedtur, por meio da consultora Séculos Tour.

Sociólogo critica 'limpeza social' durante Copa e cobra criação de poíticas públicas

A falta de dados que quantifiquem o número de pessoas que residem nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande fez com que a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), através de seu Centro de Referência, desse início ao mapeamento de toda população de rua em condições de vulnerabilidade desses municípios. Porém, apesar de ser uma boa iniciativa, o sociólogo Inácio Werner criticou a sua realização em tempos de grandes eventos, como a Copa deste ano. "Não se pode apenas fazer uma limpeza social da cidade", assevera. Há quatro anos, a população de rua é o centro dos debates do Grupo de Pesquisa Movimento Social e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMT. Porém, somente no início deste ano de 2014 o grupo foi requisitado para auxiliar na formação de pessoas que irão trabalhar na pesquisa de mapeamento deste ‘moradores’.

Telhado metálico da Arena Pantanal tem instalação concluída

Todos os setores – Norte, Sul, Leste e Oeste – da Arena Pantanal já tiveram os trabalhos referentes à instalação do telhado metálico, na cobertura, finalizados. As cinco etapas - telhado metálico, isopor, isolante térmico, membrana e policarbonato – já começaram e também avançam. O governo agora corre contra o tempo para entregar o estádio o quanto antes. O setor Leste foi o que teve maior avanço e é o único que já recebeu o policarbonato na área frontal da cobertura. Nos outros três setores – Norte, Sul e Oeste – com a finalização do telhado metálico, a instalação do isopor, do isolante térmico e da membrana TPO seguem para a fase final. A membrana TPO, instalada na área interna, ainda será estendida e cobrirá o público por completo.

SEXTA-FEIRA (10 DE JANEIRO DE 2014)

Ainda em obras, trincheira Santa Rosa apresenta rachaduras


Se explicações técnicas não convencerem, outra obra da Copa do Mundo em Cuiabá pode entrar no centro de nova polêmica. Uma parte da parede da trincheira Santa Rosa, cuja rotatória foi liberada no mês passado, já apresenta rachaduras em sua parte inferior. A Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) divulgou nota afirmando que o problema é normal. A rotatória foi liberada há menos de um mês, quando o governador Silval Barbosa convidou a imprensa para uma entrevista coletiva. Há alguns dias, já era visível fissuras na estrutura do muro. A obra, com 520 metros de extensão e orçada em R$ 26 milhões, está sendo tocada pela construtora paulista Camargo Campos que assumiu os trabalhos após o afastamento da Ster Engenharia, empresa que não cumpriu com os cronogramas. A Secopa publicou nota assegurando que o problema é normal e que a obra será entregue com qualidade e segurança. A superintendência de infraestrutura da Secopa explicou que no ponto de encontro de duas peças (viga de transição e cortina atirantada) ‘é normal a fissuração do conreto’. Segundo a nota, ‘está previsto em projeto neste local, a execução de uma junta de dilatação’ e que ‘a obra será entregue em consonância com as normativas técnicas’.

Atraso nas obras Arena Pantanal sobrecarrega o Dutrinha que padece sem recursos para ampla reforma

O atraso na conclusão das obras da Arena Pantanal sobrecarrega a agenda de eventos do estádio Presidente Dutra, o Dutrinha, que mais uma vez vai atender as partidas dos campeonatos Estadual e Brasileiro e, com isso, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Cidadania e Juventude fica impossibilitado de passar pela ampla reforma que necessita. “Com a agenda sobrecarregada, o estádio, antigo, não pode ser paralisado para a reforma que precisa e todos sabemos disso. Mas está em melhor condição de funcionamento do que em anos anteriores”, diz Pedro Filho, administrador do estádio Presidente Dutra. O administrador diz que o Dutrinha precisa de uma ampla reforma, contudo, lembra que para isso é preciso recurso, já que a Secopa não tem vem cumprindo o que foi anteriormente combinado. “A Secopa agora diz que não tem como ajudar; mesmo assim, a Secretaria de Esportes está cumprindo o que foi combinado com a Federação Mato-grossense de Futebol e a própria Secopa para sediar os jogos oficiais até a Arena Pantanal ficar pronta, o que deveria ter acontecido em dezembro de 2012”, lamenta Pedro Filho.

Gastos com a Arena Pantanal são 15% maiores que verba da educação nos últimos 4 anos

A realização da Copa do Mundo em Cuiabá segue tendo um custo alto à população. De acordo com um levantamento realizado pela Agência Pública, os valores gastos com a Arena Pantanal em Cuiabá são 15% maiores que os repasses feito pelo Governo Federal para a educação nos últimos quatro anos. De acordo com a pesquisa publicada nesta quinta-feira (9) com base nos dados do Portal da Transparência da CGU (Controladoria-Geral da União), Porto Alegre, Salvador e Curitiba ficaram distantes dos altos financiamentos feitos pela capital mato-grossense. Assim que foi escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá captou R$ 220 milhões para investir em educação. Por outro lado, o financiamento federal para construir a Arena Pantanal levou aproximadamente R$ 340 milhões, verba oriunda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Prefeitura ‘muda de idéia’ e resolve que dia de jogos na Arena será ponto facultativo

A Prefeitura de Cuiabá resolveu ‘mudar de idéia’ quanto aos feriados em dia de jogos da Copa do Mundo de 2014, na Arena Pantanal. Segundo a assessoria de imprensa as datas serão consideradas apenas ponto facultativo e não mais feriado como dito anteriormente. Na segunda-feira (06) a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá (Secom) havia dito ao Olhar Copa que as datas: 13, 17, 21 e 24 de junho seriam consideradas feriado. Porém, isto não vai mais acontecer: “A princípio será considerado ponto facultativo e não mais feriado”, informou a Secom. Vale lembrar que está previsto no Art. 56. da Lei Geral da Copa que “durante a Copa do Mundo FIFA 2014 de Futebol, a União poderá declarar feriados nacionais os dias em que houver jogo da Seleção Brasileira de Futebol”. Ainda dentro do Art. 56. em parágrafo único está descrito que “os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão os Eventos poderão declarar feriado ou ponto facultativo os dias de sua ocorrência em seu território.

Calendário escolar muda e aulas começarão dia 21 por conta da Copa do Mundo

Alteração. Foi confirmado pela Prefeitura de Cuiabá a alteração no calendário escolar de 2014. Por conta da Copa do Mundo, o recesso de meio de ano das escolas será no período da competição – 12 junho a 13 de julho. Com isso as aulas só retornarão no dia 15 de julho. Para realizar a adequação sem causar prejuízos para a carga horária o fim das férias foi antecipado para o próximo dia 21 de janeiro. Os profissionais de educação irão voltar mais cedo, no dia 13 de janeiro, pois irão participar da Semana Pedagógica que irá até o dia 17 de janeiro. O recesso do meio do ano nas escolas será para alunos, professores e Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (atendimento educacional especializado, articuladores, readaptadores de função e intérpretes).

Se ficar pronta, Arena Pantanal sediará jogo do Mixto contra o Santos pela Copa do Brasil

Os confrontos da Copa do Brasil de 2014 já foram definidos e com uma grata surpresa para os torcedores de Mato Grosso. O Mixto enfrentará o Santos (SP) na primeira fase da competição. Caso a Arena Pantanal esteja pronta, poderá sediar a partida. O presidente do Mixto, Éder Moraes, confirmou que jogo deve ser no estádio da Copa. O dirigente confirmou ao Olhar Copa que o jogo deve mesmo acontecer na Arena Pantanal: "Seria uma indelicadeza, uma medida totalmente contra o futebol de Mato Grosso se o jogo não acontecesse no estádio. É uma oportunidade sem igual, tanto para nós, quanto para o governo que não precisará pagar clube de fora para realizar um evento-teste", alfinetou ele. Éder disse que o sorteio trouxe dois lados: "O positivo é que vamos enfrentar um dos maiores clubes do mundo. O time de Pelé, Neymar e Robinho, uma escola do futebol. É uma oportunidade única para fazermos uma ótima bilheteria", afirmou.

Consulado temporário da Colômbia será aberto durante a Copa do Mundo

Em reunião realizada nesta sexta-feira (10) ficou decidido que a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e a Prefeitura de Cuiabá irão apoiar a abertura de um escritório temporário para o consulado colombiano, no município, durante oito dias – próximo ao jogo da seleção na cidade. A consulesa da Colômbia em Brasília, Diana Bueno, esteve presente na reunião que aconteceu em Cuiabá. O prefeito Mauro Mendes (PSB) e o secretário extraordinária da Copa, Maurício Guimarães, disseram que vão ajudar o país com a disponibilização de um espaço para que o consulado possa atender os colombianos durante o Mundial de 2014. “Vamos definir um local de rápido acesso para que os torcedores colombianos tenham facilidade de encontrar esse escritório do consulado na cidade. Aproveito a oportunidade também para comunicar que o Governo do Estado pretende ir até a Colômbia para divulgar as belezas turísticas de Mato Grosso”, disse Guimarães.

Liberação da rotatória no viaduto da UFMT é adiada para este fim de semana

A liberação parcial da rotatória localizada abaixo do viaduto da UFMT (Jornalista Clóvis Roberto) foi novamente adiada. A previsão é que o tráfego no local seja liberado neste final de semana (11 e 12). Com a mudança motoristas poderão acessar o Jardim das Américas diretamente pela avenida Brasília. Por causa das mudanças os semáforos próximo à rua Haiti e a faixa de pedestre, ambos instalados na Avenida Fernando Corrêa da Costa, serão desativados. “As ruas Haiti, Buenos Aires e Cidade do México, no bairro Jardim das Américas, ainda fazem o papel da rotatória que será edificada embaixo do viaduto para os motoristas que fazem o sentido Bairro – Centro. A partir desse reordenamento os condutores irão diminuir o tempo de viajem com a vantagem de não parar nesse conjunto semafórico que será desativado”, diz o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho.

TJ instalará juizado na Arena Pantanal

A Arena Pantanal contará com um juizado para atender os torcedores durante a Copa do Mundo. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, esteve reunido, na tarde desta sexta-feira (10), com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, para discutir como será a atuação do Poder Judiciário durante a Copa do Mundo de futebol. Perri firmou o compromisso de instalar um juizado na Arena Pantanal. A instalação do juizado nesse tipo de evento é determinada pelo Estatuto do Torcedor. A Secretaria de Segurança Pública irá providenciar um local no estádio para que o Judiciário, com toda a estrutura necessária, atenda àqueles que forem prestigiar a Copa.

Prefeitura implanta Centro de Atendimento ao Turista na Rodoviária de Cuiabá

A rodoviária de Cuiabá poderá, de forma muito discreta, entrar no roteiro da Copa do Mundo que acontece em junho deste ano.
A Secretaria de Turismo de Cuiabá irá reativar o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do terminal da Capital, que está desativado há cerca de dois anos. O local será reaberto até o início de fevereiro. O secretário municipal de Turismo, Marcus Fabrício afirmou que “o CAT servirá de auxílio aos visitantes que chegam a nossa cidade diariamente, com funcionários bilíngues para ajudar a esclarecer dúvidas e informar sobre pontos turísticos da região e eventos da cidade”. Ele ressaltou ainda que os CATs serão importantes pontos de apoio durante a Copa do Mundo de 2014. “Cuiabá receberá cidadãos de todo o mundo. Estamos preparados para atender com qualidade cada um destes turistas”, destacou.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa
por LUNETA, em 13/01/2014 às 14:35
OH PROFESSOR JOSÉ LOPES SILVA, TODOS NÓS QUEREMOS A REALIZAÇÃO DA COPA. A PUBLICIDADE PAGA PELO GOVERNO À MÍDIA NACIONAL NÃO CORRESPONDE COM A REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO AQUI EM CUIABÁ SOBRE A ARENA PANTANAL. TEMOS QUE SER REALISTA. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER. AH! SÓ PRÁ LEMBRAR, ACHO QUE VC NÃO É DAQUI DA REGIÃO, O PERÍODO DE CHUVA VAI ATÉ MARÇO E A FIFA PRECISA RECEBER O PROJETO CONCLUSO ANTES DE JUNHO.
por Professor José Lopes Silva, em 13/01/2014 às 06:58
Rapaz, eu nunca vi tamanho pessimismo, como esse de algumas pessoas de Cuiabá. Poxa, todo mundo tá vendo as obras estão sendo concluídas. A Arena Pantanal sendo destaques em revistas pelo projeto arquitetônico. Esses senhores do atraso vão ter que engolir a capacidade e a grandeza de Mato Grosso.
por Claudio, em 12/01/2014 às 13:49
Tem muita gente que esta sonhando c/ esta Cópa, que traria muitos beneficios, transformações e Cuiabá iria Explodir c/ Sucesso, Porem oque podemos esperar e ver já esta acontecendo, 1º Esta explodindo de Hatianos andando pelo meio das Ruas, 2º Burracos e Valetas p/ todos os Lados, 3º Obras MaL Acabadas c/ Péssima Qualidade por Vargea Grande e Cuiabá Todas c/ Indice intoleravel de Super Fatuamento , e não Vão ser Comcluidas, Isto é Sinal da Péssima Administração de Todos no Mato Grosso MT, Se não for Realizado a Cópa em Cuiabá não é nenhuma Supresa este Bando de Ladrão tem que pagar por isto, Quer Resolver o Problema da Segurança Publica é só Começar Matar os Ladrões , Governador, Ministério Publico, Politicos, Juizes, Senadores e quem manda neles, caso Contrario o Brasil será Hinabitavel, pois nós que estamos no Presidio pois temos que viver Presos em nossas Residencias???????
por Paulo, em 12/01/2014 às 09:25
E o nosso governador Silval dizendo: EU VOU FAZER... Realmente, ta fazendo M...
por LUNETA, em 11/01/2014 às 10:28
JÉRÔME VAI DIZER EM BOM FRANCÊS: "SENHORES, VCS FALHARAM! NÃO TEM COMO REALIZAR A COPA DE 2014 AQUI! NÃO VAMOS COLOCAR O NOME DA FIFA EM JOGO". TODOS FICARÃO PERPLEXOS COM CARA DE CHUTEIRAS LAVADAS. ASSINARÃO, ASSIM, A CONTRA-FÉ DA PRÓPRIA INCOMPETÊNCIA!
Sitevip Internet