Notícias / Geral

16/11/2013 - 08:11

Apresentação do VLT nos trilhos marcou a semana da Copa em Cuiabá

Darwin Júnior - Da Redação

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Apresentação do VLT nos trilhos do Centro de Manutenções, em Várzea Grande

Apresentação do VLT nos trilhos do Centro de Manutenções, em Várzea Grande

A apresentação oficial da primeira composição do VLT nos trilhos do Centro de Manutenção, em Várzea Grande, feita pelo governador do Estado, Silval Barbosa, na última quarta-feira (13) foi o principal fato da semana da preparação de Cuiabá para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, Silval destacou o novo modal como o mais moderno da América Latina. Presente na solenidade, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo disse que com a chegada do primeiro trem “Cuiabá já marcou o primeiro gol”, antes da abertura da Copa. Outro fato de relevância foi o desmoronamento parcial do morro ao lado do viaduto do Despraiado, após as chuvas da madrugada de terça-feira. Sete famílias que residem no alto do morro foram remanejadas do local pela Defesa Civil. Ainda esta semana, o governador Silval Barbosa confirmou oficialmente a inauguração do viaduto do Despraiado para o dia 18, segunda-feira. Por outro lado, as obras do aeroporto não tiveram grandes avanços nos dados apurados até setembro. Confira abaixo os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA ( 11 DE NOVEMBRO DE 2013)

Nova fase de venda de ingressos para Copa tem alta demanda e 'fila virtual'


Um nova remessa com cerca de 230 mil ingressos para os jogos da Copa do Mundo de 2014 começou a ser vendida nesta segunda, às 9h. Porém, vários torcedores vem enfrentando dificuldades para solicitar os bilhetes no site da Fifa. Os fãs que tentam comprar ingressos por ordem de pedido têm se deparado com uma demora para acessar o sistema de vendas do site da entidade. A Fifa alega que existe uma alta demanda e diz que os torcedores estão em uma "fila virtual", porém os fãs não recebem informações sobre o número de pessoas que estão à sua frente. Nesta fase, que durará até o dia 28 de novembro, não estarão disponíveis entradas para o jogo de abertura em São Paulo, para a final no Maracanã, para os três jogos da seleção brasileira na fase de grupos, para o jogo das oitavas de final em Belo Horizonte e para as duas semifinais, em Belo Horizonte e São Paulo. Isso acontece devido à alta demanda de procura de bilhetes na fase inicial de vendas.

Até setembro, obras do Aeroporto avançaram apenas 34,4%

Segundo a Infraero as obras de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon avançaram 34,4% até setembro deste ano. A empresa tem feitos constantes levantamentos sobre o ritmo das intervenções nos terminais das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Faltam praticamente quatro meses para o prazo final do contrato e as obras não atingiram nem metade dos trabalhos. Porém, a Infraero prevê que em Janeiro os novos setores de embarque, desembarque e estacionamento devem ser inaugurados. A última medição do Tribunal de Contas do Estado (TCE), referente a julho, apontou que o percentual era de 22,50%, sendo que o previsto era de 50,38%. Com a obra avançando em um ritmo de 3,2% ao mês, o TCE estimou o atraso em até 120 dias.

Conceitos de protocolo e segurança nos jogos são apresentados por membros do COL e da Fifa

O staff da Segurança Pública do Estado, representantes do Exército Brasileiro, cerimonial do governo estadual e municipal e membros do Comitê Organizador Local (COL/Fifa), discutiram nesta segunda-feira (11), os conceitos de protocolo e segurança durante as partidas da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá. Os temas abordados foram: Como será o tratamento protocolar dispensado aos convidados VIP e WIP (very vip) da Fifa, do Governo Federal, Governo do Estado e do município de Cuiabá durante os jogos da Copa do Mundo na cidade-sede e, aliado a esse protocolo, como serão as ações de segurança, dentro do modelo de segurança proposto para a Copa do Mundo 2014. “A reunião serviu para apresentar como será o dado aos convidados VIP e WIP, que são os chefes de estados, ministros e demais autoridades, convidados da Fifa e dos comitês locais; bem como o alinhamento de segurança durante a Copa do Mundo”, disse o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães.

TERÇA-FEIRA (12 DE NOVEMBRO DE 2013)

Após desmoronamento parcial de morro famílias são retiradas

Sete famílias que residem no alto do morro do Despraiado, que desabou parcialmente com as chuvas da madrugada de ontem e manhã de hoje (12), já foram remanejadas do local pela Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. O morro do Despraiado fica ao lado do viaduto construído para melhorar a mobilidade urbana visando a Copa do Mundo de 2014. Desde o início das obras, o local vem sendo alvo de críticas em decorrência da inexistência do muro de arrimo, que poderia evitar o desabamento do local. Conforme o engenheiro e membro da equipe da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zaneti, foram constatados dois pontos de desabamento e os locais foram isolados por medida de segurança. O tráfego abaixo do viaduto também foi interrompido para evitar acidentes com veículos e uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) se encontra no local, juntamente com uma equipe da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Ainda conforme a Defesa Civil, não existe risco de desabamento de duas torres da construtora GMS que foram erguidas ao lado do morro e por isso não será necessária a intervenção no local.

Próximo da entrega, viaduto da MT-040 entra no foco de deputados

Cientes de que algumas grandes obras da mobilidade urbana devem ser entregues este mês, os deputados da Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes (CIUT) da Assembleia Legislativa fiscalizarão, nesta terça-feira (12), mais duas intervenções. Acompanhados de técnicos e engenheiros do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e determinados a pontuar falhas, os parlamentares começam a visita pela avenida Parque do Barbado que está sendo construída ao lado do córrego que leva o mesmo nome. A avenida Parque do Barbado, que permitirá rápida ligação entre a avenida Fernando Corrêa da Costa e a Estrada do Moinho, está recebendo terraplenagem para asfalto em duas vias, separadas por um canal que será reforçado com concreto. O foco da missão desta terça-feira é a obra do viaduto da MT-040, no trevo de acesso ao bairro Parque Cuiabá. Localizado no entroncamento da avenida Fernando Corrêa com a Rodovia Palmiro Paes de Barros, o viaduto tem aproximadamente 445 metros e será composto de duas faixas de circulação por sentido, para o tráfego geral e a via central permanente para a circulação do VLT. No entorno do viaduto será implantada uma rotatória com vias marginais.

Vistoria em duas obras de mobilidade urbana é adiada por conta da chuva

A chuva que caiu nesta terça-feira (12) na capital mato-grossense inviabilizou a vistoria em duas obras de mobilidade urbana. Avenida Parque do Barbado e viaduto da MT-040, no Coxipó, seriam fiscalizadas hoje na parte da manhã pela Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes da Assembleia Legislativa - CIUT, presidida pelo deputado Sebastião Rezende (PR). A visita seria a sétima da comissão em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. Ainda nesta semana uma nova data deve ser agendada. Onze obras de mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande já foram vistoriadas, dentre elas o Eixo I do Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, na Cidade Industrial. O período de chuvas na capital é um dos fatores de maior preocupação apontado pela CIUT, pois pode comprometer ainda mais o andamento das obras.

Lagoa da Arena Pantanal será abastecida com água da chuva

O espelho d’água da Arena Pantanal que ficará no Setor Norte do estádio, já começa a ganhar forma. Serão 1900 m² de extensão que devem utilizar a água da chuva. Futuramente o local ainda poderá servir de habitat para peixes. Além da captação da água da chuva, a característica sustentável inclui ainda o sistema de filtragem, que funciona com três bombas e três filtros, que mantém a limpeza e oxigenação da lagoa. A água chegará até a lagoa de dois pontos do estádio: dos tubos instalados nos pórticos da cobertura e do sistema de drenagem, localizado no piso do Setor Oeste, utilizado comumente em praças e parques onde há grande circulação de pedestres. Abaixo da passarela que divide o Lago Sul (número um na figura) e o Lago Norte (número 2), que tem capacidade para armazenar 1,2 milhão de litros, também há um sistema de retenção de entulho, que captará materiais como folhas, copo descartável e garrafa pet.

Marginais do viaduto do Despraiado são liberadas para o trânsito

Mais duas obras do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa do Mundo que ainda não foram inauguradas, tiveram trechos liberados para o tráfego nas últimas horas. Uma delas foi a antiga ponte Mário Andreazza - sentido Várzea Grande Cuiabá - que já passou pelo processo de restauração e foi reaberta para o trânsito no último final de semana. A outra obra é o viaduto do Despraiado, que teve duas marginais - sentido Rodoviária-Parque Mãe Bonifácia e Mãe Bonifácia-rotatória do Despraiado - liberadas nas últimas horas.Ao confirmar as informações, a assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) esclareceu que estas duas obras ainda não estão prontas e ainda não têm data oficial para inauguração, mas estão na fase de conclusão e retoques. A ponte Mário Andreazza, após restauração, recebeu retoques na semana passada. No domingo, a construtora responsável pela obra recebeu a autorização do Governo do Estado para liberar a ponte.

Chuva que caiu nesta terça, foi 'vilã' das obras da Copa em Cuiabá

A chuva que caiu nesta terça-feira (12), em Cuiabá, fez papel de ‘vilã’ na sede da Copa do Pantanal. Foram muitos os estragos causados principalmente em locais onde são executadas obras da Copa do Mundo de 2014. O que mais chamou a atenção foi um desmoronamento parcial em morro no Despraiado, onde foi construido um viaduto. Esse problema assustou moradores da região. O morro do Despraiado já é alvo de críticas há algum tempo. No dia 25 de setembro, o Olhar Copa alertou o risco iminente de desabamento, depois que o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) detectou o perigo no local. Hoje, parte do morro desmoronou e por muito pouco não causou uma tragédia. Por sorte nenhuma casa veio abaixo e as famílias puderam ser retiradas com segurança do local. Caso a chuva fosse um pouco mais forte, a sorte poderia não ter sido a mesma.

QUARTA-FEIRA (13 DE NOVEMBRO DE 2013)

Desmoronamento parcial não altera data de entrega do viaduto; governo confirma dia 18


A secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), confirmou para o próximo dia 18, segunda-feira, a inauguração do viaduto do Despraiado. Decantado como a primeira grande obra do Mundial 2014 em Cuiabá a ser entregue, o elevado teve sua inauguração adiada por três vezes. Nesta terça-feira, o governador Silval Barbosa referendou a data para a entrega. O desmoronamento parcial no barranco do morro ao lado da construção não vai interferir na conclusão da obra e sequer atrasar a entrega, informou a Secopa após receber relatório técnico sobre o estágio da obra. De acordo com a secretaria, está praticamente tudo pronto e nada mais será obstáculo. Esta semana, duas vias laterais nos dois sentidos – Parque Mãe Bonifácia-rodoviária e vice-versa –, foram liberadas para o trânsito. O viaduto do Despraiado já passou pela fase de testes e vem recebendo os retoques finais do consórcio construtor – Atracom –, que liberou as vias marginais do elevado esta semana. Na segunda-feira, foi aberta a via lateral do viaduto ligando o Parque Mãe Bonifácia à rodoviária. Com o deslizamento de parte de um morro, na encosta do viaduto, o trecho da rotatória sentido rodoviária foi fechado para reparos.

Silval apresenta o primeiro VLT nos trilhos e anuncia aditivos nos prazos

O governador Silval Barbosa reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira (13) para apresentar a primeira composição do VLT, já sobre os trilhos assentados dentro do Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande. Foi a primeira vez que a imprensa teve acesso ao local para conhecer o trem. A solenidade ainda teve a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo e os deputados estaduais José Riva, Airton Português, Jota Barreto e Pedro Satélite. Embora reconheça atrasos e admita a entrega do novo sistema em sua integridade após a Copa do Mundo, Silval Barbosa afirmou que o Governo trabalha com a possibilidade de sua conclusão total até junho de 2014, quando acontece o Mundial da Fifa. “A ordem é terminar o novo modal até a Copa, priorizando a linha Aeroporto-CPA. Nesse sentido, não estamos medindo esforços. São 1.400 homens trabalhando em várias frentes a todo vapor. Gostaríamos de surpreender e entregar o sistema funcionando com seus dois eixos (incluindo o Coxipó-Centro) até a Copa. Esse é o nosso objetivo e que ainda está de pé”, enfatizou. Nos próximos dias, o governador se reunirá com o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e representantes da empresa CR Almeida para discutir os prazos de implantação do VLT. “Vamos aditivar prazos e ajustar o cronograma”, revelou.

Viaduto do Despraiado será inaugurado na noite da próxima segunda-feira

Agora é oficial. O Governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou na manhã desta terça-feira a entrega do viaduto do Despraiado para a próxima segunda-feira (18). O evento acontecerá no período noturno e será a primeira das grandes obras entregues pelo governo. Confirmação foi feita hoje durante entrevista coletiva no Centro de Manutenção (CM), de Várzea Grande. A festa deve contar com queima de fogos e muita comemoração por parte do governador, que espera a inauguração do viaduto há tempos. Vale lembrar que a entrega já foi adiada três vezes. Segundo fontes do Olhar Copa, o viaduto já está pronto há muito tempo e poderia já ter sido inaugurado em setembro, desafogando o trânsito da capital. Porém, vinha sendo ‘cozinhado em banho maria’ porque o governo não tinha feito o pagamento – que girava em torno de R$ 3 a R$ 4 milhões - às empresas responsáveis pela obra.

'Marcamos o primeiro gol', diz ministro do Esporte ao ver VLT nos trilhos

Em nova visita a Cuiabá, onde veio para prestigiar os Jogos dos Povos Indígenas, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo fez questão de comparecer ao Centro de Manutenções de Várzea Grande para ver a apresentação do primeiro trem do VLT já sobre os trilhos. O ministro elogiou o Governo do Estado pela conquista de trazer à capital 'o modal de transporte mais avançado do mundo na atualidade' e declarou que "marcamos o primeiro gol" na preparação para a Copa do Mundo de 2014. “O Governo do Estado está de parabéns pela sua luta e por essa vitória. Hoje podemos afirmar que Mato Grosso tem a melhor obra de transporte urbano do país. Cuiabá disparou nesse cenário como exemplo de cidade que soube aproveitar o fato de ser uma sede de Copa do Mundo. Com este VLT e com as obras da mobilidade urbana, terá o melhor legado do Mundial 2014, sem nenhuma dúvida”, afirmou o ministro. Aldo Rebelo se afirmou impressionado com o que está vendo em Cuiabá e Várzea Grande.

Riva afirma que VLT vai acabar ficando mais barato que o BRT


Apontado por defensores do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como um dos 'pais da criança', o deputado José Riva (PSD) voltou a lembrar da trajetória de luta pela mudança do modal, em uma época onde já estava tudo decidido pela implantação do BRT (Bus Rapid Transit), com corredores exclusivos de ônibus. “A mudança foi muito positiva e todos comprovarão isso quando estiverem desfrutando um sistema que é o melhor do mundo na atualidade”, declarou o deputado que levantou a bandeira do VLT, há dois anos. “Vai ficar provado também que o VLT é até mais barato que o BRT, considerando a depreciação que os ônibus têm, em comparação com os trens e outros fatores como necessidade de centenas de desapropriações”, destaca o deputado, para quem, o VLT é muito melhor em todos os aspectos, incluindo durabilidade, rapidez e conforto dos passageiros. “É considerado hoje o sistema de transporte de passageiros mais moderno do mundo. E Mato Grosso é o primeiro da América Latina a implantar este modal”, comenta.

QUINTA-FEIRA (14 DE NOVEMBRO DE 2013)

Cuiabá se mobiliza para evitar conflitos no turismo durante a Copa do Mundo


A Câmara Temática de Consumo e Turismo de Mato Grosso foi instalada na última segunda-feira (11) com uma finalidade: evitar conflitos ligados às principais atividades turísticas, como regras de pacotes de viagem e de transporte aéreo. Ao longo dos meses, será feito um mapeamento dos principais focos de conflito. As ações vão beneficiar não apenas os turistas que visitarão a capital, mas também visitantes de regiões como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães. Resultado de um planejamento para fechar o cerco contra o abuso, a iniciativa faz parte de uma mobilização nacional. O Ministério da Justiça criou um Comitê Técnico de Consumo e Turismo com esta finalidade, com a participação do Ministério do Turismo. Atualmente recolhe reclamações e resultados de fiscalizações dos prestadores de serviços para reuní-las em um livro que será compartilhado com os comitês estaduais. A primeira cidade-sede a criar uma comissão para avaliar a qualidade e o preço dos serviços no setor foi Fortaleza. A coordenadora de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque, esteve presente na reunião em Cuiabá. Ela informou que o MTur vai ampliar o sistema de classificação hoteleira e oferecer 61.400 vagas até o final do ano pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para qualificação de profissionais em turismo.

Oito cidades sede da Copa de 2014 estão entre as 50 mais violentas do mundo; Cuiabá está na 28ª posição


Das 50 cidades que ocupam o ranking das mais violentas do mundo, 15 são brasileiras e destas oito irão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A afirmação é da organização não-governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. Os dados são de 2012. As 15 cidades do território nacional que ocupam o vergonhoso ranking são: Maceió (6º , João Pessoa (10º), Manaus (11º) Fortaleza (13º), Salvador e Região Metropolitana (14º), Vitória (16º), São Luís (23º), Belém (26), Cuiabá (28º), Recife (30º), Goiânia (34º), Curitiba (42º), Macapá (45º), Belo Horizonte (48º) e Brasília (50º). As cidades que estão em destaque irão receber o mundial de futebol no próximo ano. A lista coloca Cuiabá como a 28ª cidade mais violenta do mundo. A inclusão da Capital de Mato Grosso no ranking é devido a alta taxa de homicídios registrada, 48 para cada 100 mil habitantes, segundo a ONG. Dados da Polícia Judiciária Civil mostram que Cuiabá registrou uma queda de 2,88% em números de homicídio em todo o ano de 2012. A capital notificou 908 assassinatos durante todo o ano, 27 a menos em relação ao ano de 2011.

Cadastramento de veículos dos moradores do entorno da Arena funcionará no sábado

Os moradores do entorno da Arena Pantanal que ainda não fizeram o cadastro para que seus veículos circulem na data dos quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, podem fazê-lo até o próximo dia 23. Por conta do feriado da Proclamação da República, na sexta-feira (15) os trabalhos serão suspensos. No sábado, o cadastro continua normalmente das 8h até as 18h, no portão 2 do ginásio Aecim Tocantins. A ação é necessária para que os moradores possam trafegar na região durante os quatro dias de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Nos demais dias, o tráfego de veículos será normal. Para realizar o cadastro o morador precisa ter em mãos os documentos pessoais e do veículo para o qual deseja obter autorização de acesso à região. No caso de imóveis alugados, o locatário deve se dirigir ao local portando documentos pessoais, informações sobre a locação e documentos do carro.

Depois da Copa, Cuiabá concorre para sediar os Jogos Mundiais Indígenas em 2015

Cuiabá está com pretensões de abrigar mais um Mundial. Só que desta vez não é o de futebol e sim o 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que está previsto para 2015 – um ano após a realização da Copa do Mundo de 2014. O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que esteve em Cuiabá nesta quarta-feira (13), disse que a cidade é forte candidata – concorre com mais quatro municípios. O ministro ainda afirmou que Cuiabá está preparada para receber eventos de grande porte: “Além dos Jogos Indígenas e Jogos Estudantis, em breve a cidade receberá a Copa do Mundo de 2014. São eventos que colocam Cuiabá como uma referência. O sucesso dos Jogos Indígenas comprova essa capacidade”. “Estamos recebendo não somente representantes das etnias brasileiras, mas também de outros países, como Peru, Equador, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Este evento também pode ser considerado um preparatório para a Copa do Mundo”, destacou o secretário municipal de Esporte e Cidadania, Carlos Brito.

SEXTA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO DE 2013)

Centro Histórico de Cuiabá ganhará 1ª Companhia de Polícia Militar


Atendendo a reivindicações dos comerciantes da região do Centro de Cuiabá, a Secretaria de Segurança Pública assinou, nesta quarta-feira (13.11), o Termo de Cooperação para a instalação da 1° Companhia de Polícia no Centro Histórico. A companhia, que é subordinada ao 1° Batalhão, agora terá base própria, localizada próximo ao calçadão da Ricardo Franco e a avenida 7 de setembro, no Beco do Candieiro. De acordo com o comandante do 1° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, o contato direto com a população possibilitará um atendimento mais ágil e maior interação com a sociedade. “Essa luta para a instalação da base era um anseio de todos que circulam naquela região. Estamos criando um vínculo de confiança para oferecer resposta rápida e eficaz, além de ser um ponto de apoio aos turistas”, falou.

Gerente do COL garante que Cuiabá não levará 'puxão de orelhas' se atrasar entrega da Arena

A Arena Pantanal não preocupa o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) e se houver atraso de um ou dos meses na entrega, a Fifa tratará a questão com bom senso e não deve dar nenhum ‘puxão de orelhas’ em Cuiabá. Foi o que deixou claro o gerente de comunicação do COL, Nélson Ayres que na manhã desta quinta-feira (14) fez uma apresentação sobre os preparativos do Brasil para o Mundial a jornalistas da capital no auditório da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). Como vem fazendo nas demais sedes da Copa, Ayres fez exposição em data show dos trabalhos realizados pelo COL e teve um bate-papo com jornalistas. Ele ainda esclareceu sobre as ações de mídia, obras nos estádios e mobilidade urbana visando o grande evento do próximo ano. A visita faz parte do cumprimento do protocolo de aproximação do COL junto a meios de comunicação das cidades que receberão jogos do Mundial.
por Charles Orben, em 04/12/2013 às 20:10
Cumulo do absurdo Cuiabá. Recebe um trem sem trilhos acha normal e pede para o col nao puchar a orelha porque vai atrasar as obrar "nao vai ser 1 mes nao... Vai no minimo 3 meses... até o aeroporto com um projeto ridículo de armaçao metalica feito como um galpao vai atrasar e isso sem contar as obras retiradas da pauta da copa e as que dificilmente chegaram a metade da conclusao estes energumenos tem coragem de se candidatar para jogos indigenas com esta pifea infraestrutura. Me da vergonha sim este estado que tanto aporta para a economia de nosso País e um dos seleros do mundo representados por esta mediocre relacao investimento conclusao de obras. A FiFA deveria sim reclamar e mais que nada o governo federal e todo brasileiro como um todo. Eu como Catarinense fiz minha parte aqui. Cuiaba nao deveria sediar mais nem campeonato de buraco quanto mais jogos mundias indigenas...
por jose, em 16/11/2013 às 17:31
o viaduto do despraiado e outros por ai, vão inaugurados inacabados mesmo, pq as empresas nao estao dando conta do recado, é uma vergonha, esquecerao que cheve de outubro a abril, agora a chuva que vai ser culpada pelo atraso das obras, esquecerao que o VLT (Vai Logo Troxa) precisa de trilhos para andar, que vergonha.... que falta de respeito com o povo. a empresa do VLT isolou todos os canteiros de obras para o povo nao que les nao estao trabalhando, vergonha. vergonhaaaa,, vergonhhaaasaaa
por Rui Lacerda, em 16/11/2013 às 14:28
E o pessoal do Pedro Taques não fala nada!!KKKK
por Joaquim, em 16/11/2013 às 09:57
os pequenos pedaços de trilhos para foto promocional ficou muito bonito, quero ver de Varzea grande ao CPA E COXIPÓ
Sitevip Internet