Notícias / Arena Pantanal

30/08/2013 - 14:00

Arena Pantanal vira case de sustentabilidade durante seminário em Curitiba

De Brasília – Vinícius Tavares

Foto: Reprodução

Arena está com 80% de suas obras concluídas

Arena está com 80% de suas obras concluídas

A Arena Pantanal, cujas obras estão 80% concluídas, tornou-se um dos cases debatidos durante seminário realizado em Curitiba, em agosto e que tratou do Programa de Treinamento em Sustentabilidade a ser implantado nas 12 arenas e estádios sedes da Copa de 2014.

“O estado do Mato Grosso tem a fama de ser o maior desmatador do país devido principalmente às plantações de soja e milho. Nós queríamos mudar esta imagem. Então, decidimos aproveitar a oportunidade com a Copa do Mundo da FIFA", explica João Paulo Borges, assessor especial da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo da FIFA em Cuiabá.

Leia:
Primeira parte da cobertura das arquibancadas é instalada; fotos
Aldo Rebelo volta a defender Arena Pantanal e destaca legado da Copa

"Fomos a primeira sede a pensar de forma sustentável, tanto que o projeto da Arena Pantanal contou desde o início com estudos ambientais visando à certificação Leed”, acrescentou Borges.

Outros estádios seguiram pelo mesmo caminho de sustentabilidade, já que o financiamento das obras pelo BNDES exige certificação ambiental. Os estádios Mané Garrincha, em Brasília, e o Beira-Rio, em Porto Alegre, também possuem a certificação Leed devido a tecnologias como recolhimento da água da chuva para uso interno, redução de resíduos e utilização de material reciclável em parte dos assentos.

As próximas oficinas estão previstas para novembro de 2013 e fevereiro de 2014, em locais ainda a serem definidos.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet