Notícias / Geral

28/10/2013 - 10:35

Ascensão do Luverdense deve impulsionar futebol regional no ano da Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Diogo Sallaberry/Agência RBS

Ascensão do Luverdense deve impulsionar futebol regional no ano da Copa
Sem tradição no futebol nacional, Mato Grosso volta a se aproximar da elite no ano da Copa do Mundo de 2014, quando irá inaugurar uma arena no padrão Fifa. Após 18 anos, um time do Estado conquistou, neste domingo (27) o acesso à série B do Campeonato Brasileiro e passará a disputar, em 2014, a tão sonhada ascensão à primeira divisão. A façanha foi realizada pelo Luverdense, de Lucas do Rio Verde, que superou o Caxias (RS), no Passo das Emas e festejou a vaga na Série B do próximo ano. Mais do que entrar para a lista dos 40 melhores do país, o Luverdense deve promover o impulso do futebol regional em pleno ano da Copa.

Leia mais:
Mixto é destacado no site da Fifa como símbolo do futebol de Cuiabá
Luverdense joga a vida neste domingo e pode ser o ‘dono’ da Arena Pantanal em 2014

Em uma partida histórica, como foi a memorável vitória de 1 a 0 sobre o Corinthians, pela Copa do Brasil há dois meses, o Luverdense, que precisava de apenas um empate, derrotou o Caxias por 2 a 0 em um resultado que ainda garantiu ao time de Lucas, a classificação para as semifinais da Série C. No jogo de ida, o Luverdense havia vencido por 2 a 1 em pleno estádio Centenário, em Caxias do Sul, uma semana antes.

Ao trilo final do árbitro, a bela festa do Luverdense comemorou muito no estádio e tomou as ruas de Lucas do Rio Verde. O time festejou como se tivesse ganho um título. Na realidade, foi até mais importante, já que estar entre os 20 da Série B, garante o direito de concorrer à entrada na elite. Então, o barulho foi grande: houve carreatas, queima de fogos e muita alegria por toda a cidade.

O jogo – Os gols foram registrados no segundo tempo. O primeiro foi de Misael, aos 18 minutos. Aos 26 minutos, foi a vez de Rafael Tavares marcar, após assistência de Misael. Foi quando a torcida já começou a comemorar o acesso à segundona.
Vale lembrar que a última vez que Mato Grosso disputou a Série B do Campeonato Brasileiro foi em 1995, com a equipe de Barra do Garças.

Agora, o Luverdense, erguido à situação de um dos 40 melhores do futebol brasileiro, segue para a semifinal e aguarda o resultado do confronto entre Betim e Santa Cruz. O Santa Cruz venceu a primeira partida neste domingo, em Nova Serrana (MG) e deu um grande passo para a classificação. Além do Luverdense o Sampaio Corrêa, do Maranhão e o Vila Nova de Goiás, que derrotou o Treze, também estão garantidos na segunda divisão nacional de 2014.

Ao comentar o resultado, o vice-presidente do Luverdense, Jaime Binsfield, o estado merece estar representado na segundona em um ano importante como 2014, quando o Brasil e Mato Grosso recebem a Copa do Mundo de Futebol.
“Estamos colocando o estado em um novo patamar do futebol. Já temos uma equipe mato-grossense na Série B no ano da Copa do Mundo e vamos fazer um Mato Grosso forte no futebol assim como é em outras áreas”, afirmou Binsfield.

Para o goleiro do Luverdense, Gabriel Leite, este é também um momento para celebrar o “ressurgimento do futebol mato-grossense”. Na sua visão, o time de Lucas do Rio Verde fez por merecer para para alcançar este resultado e agora mostra o potencial do futebol no interior do estado. Falando à imprensa, ele disse que “quero agradecer a todos os mato-grossenses. Nós mostramos que mesmo no norte de Mato Grosso, em uma cidade de 50 mil habitantes, a gente pode chegar”, comemorou o goleiro.

Em 2014, o Luverdense pega o ‘trem’ para enfrentar clubes mais qualificados. Além dos quatro rebaixados da Série ‘A’, onde é provável a queda do Náutico, também podem ser adversários equipes como o Criciúma, Ponte Preta, Vasco da Gama (hoje na Série A e em situação crítica na tabela), Paraná, Joinville, América-MG, Ceará, Figueirense, Guaratinguetá, Bragantino, Oeste e América-RN, clubes que estão na zona intermediária da Série B.

Mais do que voltar a ter um clube na segunda divisão nacional, o futebol mato-grossense receberá um impulso natural com a projeção do Luverdense. Especialistas concordam que a ascensão de um time regional incentiva outros clubes a investir e a se organizarem buscando o mesmo caminho. “Estamos vivendo um momento de grande importância no futebol regional. A ascensão do Luverdense será um fator de estímulo como não se vê há décadas. O time está de parabéns”, observa o diretor de desenvolvimento de futebol da FMF, Ademir Moreira que vislumbra o reerguimento do futebol estadual com o advento da Copa do Mundo e inauguração da Arena Pantanal. “Acredito em novos tempos”, pondera.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Daniel Farias, em 28/10/2013 às 16:28
Ai chega ano que vem e .... "Não vamos disputar a série B por falta de patrocínio!"
por JUARES CORDEIRO DA SILVA, em 28/10/2013 às 13:01
A equipe do Luverdense realmente merece os parabéns pelo feito. Isso demonstra que organização e planejamento bem coordenados. chegam ao êxito. Gostaria de dar os parabéns a toda direção e jogadores pela conquista.
Sitevip Internet