Notícias / Copa 2014

20/10/2013 - 18:54

Assalto com refém na capital colocou à prova treinamento das forças de segurança para a Copa

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Max Aguiar - OD

Após uma hora de negociação, sequestrador se entregou

Após uma hora de negociação, sequestrador se entregou

As forças de segurança pública que trabalharão durante a Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, tiveram uma ‘prova de fogo’ na última quinta-feira (17). Polícia e Bombeiros tiveram de lidar com uma situação de assalto com refém na capital e colocar à prova o treinamento que vêm recebendo durante todo o ano como preparação para o Mundial.

Veja mais:
Homem faz duas reféns, se entrega após 2 horas e diz que manteve relação sexual com vítima
Vítima conta que foi estuprada e polícia confirma abuso cometido por rapaz que invadiu prédio
Bope de Mato Grosso forma novos atiradores de elite

O assalto aconteceu na avenida Marechal Deodoro, em Cuiabá, na última quinta-feira (17). O seqüestrador invadiu o edifício Domus Nobilis e fez duas mulheres reféns. A polícia foi chamada pelo porteiro do condomínio.

O homem identificado como Joanadabis da Silva Jacinto, 18, trabalhava na panificadora Marechal e depois de se desentender com os chefes usou uma arma de brinquedo e uma faca com o intuito de render os donos do estabelecimento. Como ele não os encontrou, acabou fazendo refém duas funcionárias da casa. Uma hora depois das negociações ele se entregou para a polícia.

“Esta situação é típica ocorrência de crise com reféns para a qual nós fomos e somos preparados. Ao longo do tempo o Bope vem desenvolvendo as atividades para enfrentar estes conflitos. Esta foi mais uma ocorrência para testar o grau técnico dos policiais”, revela o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Januário Batista.

Ele ainda acrescenta que os cursos desenvolvidos pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, foram indicados pela Polícia Militar, que identificou os pontos que precisavam ser melhorados para a Copa do Mundo de 2014. Cursos de coordenação do Bope, negociação, primeira resposta à ocorrências com artefato explosivo, técnico explosivista, relacionamento com a mídia em situações de crise e de atirador policial de precisão, foram dados aos integrantes do Batalhão.

A equipe do Corpo de Bombeiros deu apoio às mais de dez viaturas de policiai, entre unidades do 10º Batalhão, Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Rotam. A escada magirus chegou a ser colocada em frente ao prédio para dar acesso aos negociadores.

“Os bombeiros e o Samu que estavam presentes no local são grandes parceiros nossos e nos auxiliam durante estas situações, no caso do sequestro eles estavam prontos para agir caso o indivíduo tentasse se jogar, ou algo pior acontecesse”, disse o comandante do Bope.

A situação acabou sendo uma espécie de ‘teste’ para as forças de segurança, já que puderam desenvolver as habilidades e técnicas aprendidas para lidar com este tipo de ocorrência que podem acontecer durante a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

O trânsito foi interrompido para dar maior segurança à população e principalmente aos curiosos, pois, a qualquer momento poderia acontecer algo e se não houvesse o isolamento alguém poderia ser atingido por uma bala perdida. “A Polícia Militar está preparada para fazer a segurança da população durante a Copa do Mundo”, finaliza Januário.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por jose simao, em 21/10/2013 às 00:40
Poucas palavras bastam. Faço das palavras do ADONES as minhas.
por ADONES, em 20/10/2013 às 20:29
RECENTEMENTE O (PCC) ANUNCIO COPA (???) ISTO EM SÃO PAULO COM 1 EFETIVO DE 120 MIL PMs NA ATIVA> E AQUI XEU SINVAUUUU COM 6 MIL PMzinhooo PROS 141 MUNICIPIOS EM MAIS DE 901 MIL QUILOMETROS MK2
por ALEX FABIANO TEIXEIRA (CPA V1), em 20/10/2013 às 20:26
kkkkkkkkkkkkkrsrsrsrsrsrkkkkkkkkkkkkkkrsrsrsr É PRA KÁ-BÁ-MESMO kkkkkkkkkkkrsrsrsrsrsrsr
Sitevip Internet