Notícias / Geral

25/11/2013 - 09:54

Audiência Pública vai debater organização das feiras livres para a Copa 2014

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Audiência Pública vai debater organização das feiras livres para a Copa 2014
A extensão das oportunidades da Copa do Mundo de 2014 para pequenos empresários e ambulantes entrou em discussão pelo Legislativo Municipal de Cuiabá. A Câmara Municipal promove hoje, segunda-feira (25), às 9h, no plenário de deliberações, audiência pública para debater propostas para a organização das 53 feiras livres que são realizadas de terça-feira a domingo em diversos bairros de Cuiabá. A iniciativa da realização da audiência pública partiu do vereador Dilemário Alencar (PTB).

Leia mais:
Feirantes permanecem no Verdão e impasse entra em discussão na Câmara
Moradores do Porto somam prejuízos por conta das obras do Mundial

O vereador Dilemário Alencar, que é o presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa na Câmara Municipal de Cuiabá, informou que “as feiras livres fazem parte da cultura e do turismo da nossa cidade e também são importantes para a economia local, pois geram renda e emprego para aproximadamente 1.500 feirantes. As feiras também proporcionam comodidade para milhares de consumidores comprarem produtos a preços acessíveis nos bairros onde residem”.

A proposta de lei municipal que disciplina o funcionamento das feiras livres, segurança, qualificação profissional, padronização de barracas, instalação de banheiros químicos, entre outros temas serão debatidas na audiência. 

Lembrando que faltam apenas 200 dias para o inicio da Copa 2014, o vereador afirma que  "faz-se urgente que o poder público promova melhorias para organizar o funcionamento das feiras livres para que elas sejam pontos de visitação durante os jogos da Copa. Portanto, a iniciativa da realização da audiência pública é uma forma de cobrar do poder público melhores condições de trabalho para os feirantes atenderem bem o povo cuiabano e os milhares de turistas que estarão em Cuiabá durante a Copa”.

Foram convidados para esta audiência autoridades e representantes da sociedade civil organizada, entre eles presidentes das entidades dos feirantes, de associações de moradores de bairros, o prefeito de Cuiabá, secretários municipais, vereadores e representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual, da Secretaria Estadual de Segurança e da Secopa.

O parlamentar observa que a Copa do Mundo oferece inúmeras janelas. "Todos têm direito a essas oportunidades, inclusive, os pequenos comerciantes", justifica.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet