Notícias / Copa 2014

27/02/2014 - 10:10

Austrália já confirma 15 mil torcedores para jogo em Cuiabá; empresários virão para negociar

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Torcedores australianos devem vir em grande número para assistir jogo da Copa em Cuiabá

Torcedores australianos devem vir em grande número para assistir jogo da Copa em Cuiabá

Boa parte da Arena Pantanal estará amarela para o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Nada menos do que 15 mil torcedores australianos já estão confirmados para o jogo contra o Chile, no dia 13 de junho no novo estádio Governador José Fragelli. Mas a expectativa é que o número de estrangeiros australianos chegue a 23 mil, entre eles representantes de importantes empresas interessadas no agronegócio e na mineração.

Leia mais:
Embaixador da Austrália afirma que 20 mil turistas devem vir à Cuiabá
Seleção australiana será a primeira a chegar para a Copa; estréia acontece em Cuiabá

Mas não é só o jogo que chama a atenção dos australiados. Desde o anúncio do jogo da seleção em Cuiabá, os empresários daquele país prospectam negócios com o setor produtivo mato-grossense. A perspectiva é do cônsul-geral da Austrália no Brasil, Kym Fullgrabe, que esteve nesta quarta-feira (26.02) em Cuiabá para conhecer a cidade e inteirar-se sobre as possibilidades de comercialização com Mato Grosso. “Minha tarefa principal é aumentar o nível de negócios entre Austrália e Brasil, e a Copa é uma grande oportunidade para isso”. Ele citou como as áreas de interesse especialmente a aquicultura, a bovinocultura e a mineração.

Segundo o cônsul, os países poderão fortalecer as transações de minérios, expandindo a atuação para outros estados, como é o caso atual em relação a Minas Gerais, onde essa relação já está fortemente estabelecida. Além disso, destacou a expectativa de criar o intercâmbio de informações sobre melhoria genética de gado de corte, por exemplo.

E uma medida foi tomada. Para impulsionar a relação comercial com o Brasil, a Austrália reservou um pacote de ingressos para os jogos do mundial, que serão destinados a convidados estratégicos, entre eles empresas patrocinadoras da seleção. Em Mato Grosso, o cônsul conheceu o Projeto Novos Negócios, coordenado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e demonstrou entusiasmo em participar da iniciativa. Ele esteve acompanhado de dois gerentes de desenvolvimento de negócios da Comissão Australiana de Comércio (Austrade), Tania Saintive e Fábio Nave, e foram recebidos pelo gestor do projeto Novos Negócios, Múcio Ribas. Após encontro na Secopa, visitaram a Arena Pantanal, que também será palco de possíveis acordos comerciais durante os jogos. O cônsul ainda esteve ontem na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

A relação comercial entre a Austrália e Mato Grosso não é representativa, tanto que o país não aparece no ranking geral dos 30 maiores países importadores do Estado. Entre os oito países que jogarão em Cuiabá, a Austrália ocupa o sexto lugar na pauta exportações, tendo comprado US$ 2,97 milhões de Mato Grosso em 2013. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). No entanto, apesar dessa condição, Múcio destaca que as perspectivas são as melhores, uma vez que o país tem demonstrado real interesse em aumentar o volume de transações e fortalecer a relação comercial com o Estado. “Esse fato é evidenciado pela visita do cônsul e da mobilização que o país tem feito para promover a missão de negócios durante a Copa”.

Mais de 20 mil turistas australianos são esperados para visitar a cidade durante o Mundial. A expectativa é que depois da partida, os turistas visitem o Pantanal, local de grande curiosidade por sua beleza. Com informações da Secopa

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por tito lampreia, em 27/02/2014 às 13:18
Enquanto isso nosso glorioso Sen. Pé de Traques sobe na tribuna do senado pra falar mal das obras!!! E quanto ao jatinho dos amiguinhos??? Sobe ai e fala pra noís???
por Donizete Ferreira do Nascimento, em 27/02/2014 às 11:53
Sou muito pouco ligado em futebol, não acredito em torcer, mas esta matéria dá o tom da real importância da Copa: visibilidade e oportunidade internacionais. O comércio agradece e penso que será bom pra todos nós,mato-grossenses, especialmente .
Sitevip Internet